Pages

domingo, 16 de dezembro de 2012

Revisão para recuperação - Vozes verbais 8o. ano


O conceito de voz verbal está relacionado com critérios semânticos, ou seja, para determinar a voz é necessário saber quem realiza a ação verbal: se o sujeito (caso de voz ativa) ou se o agente da passiva (caso de voz passiva). 

Voz ativa
Meu pai leu o jornal .
(Meu pai é o sujeito agente - aquele que faz a ação - ler o jornal.)

Voz passiva
O jornal foi lido pelo meu pai.
( O jornal é Sujeito paciente - aquele que recebeu a ação - nesse caso, a ação é produzida pelo agente da passiva que é meu pai.)

Voz passiva analítica - é formada com o auxílio de um verbo auxiliar conjugado seguido de um verbo transitivo direto ou transitivo direto e  indireto no particípio.

Esta questão foi anulada pela banca examinadora.

Voz passiva Sintética- é formada com um verbo transitivo direto ou transitivo direto e  indireto na 3a. pessoa do singular ou plural + pronome apassivador se.

Anulou-se a questão.
(verbo na 3a. pessoa do singular + Partícula apassivadora)


Voz reflexiva
Meu pai barbeou-se pela manhã.
(Meu pai é sujeito agente, mas também paciente, pois faz a ação de barbear-se e ficar barbeado.)

Voz reflexiva recíproca
Os meus pais beijaram-se amorosamente.
(Os meus pais produziram a ação mutuamente. Nesse caso, o pronome oblíquo se equivale a um ao outro.)

Agente da passiva  é o termo que, na voz passiva analítica, pratica a ação expressa pelo verbo. É um termo obrigatoriamente regido por preposição.
Muitos livros foram doados pela população.
( Muitos livros - sujeito paciente. A população - agente da passiva.)

Treine

1. Indique se a ação verbal esta na voz ativa, passiva, reflexiva ou reflexiva recíproca:

a. A queda das bolsas  fora prevista pelo analista.
b. Os torcedores ofendiam-se grosseiramente.
c. O assaltante escondia-se atrás da árvore.
d. Os alunos resolviam as questões com muita facilidade.
e. Uma bala perdida atingiu uma pobre criança.
f. A bailarina pintava-se entre um e outro espetáculo.
g. As gavetas foram reviradas pelos ladrões.
h. Os adversários agrediam-se violentamente.
i. Já não se fazem filmes como antigamente. 
j. Essas piadas já forma contadas muitas vezes.

2(UPM - SP) Assinale a alternativa em que há agente da passiva.
a) Nós seremos julgados pelos nossos atos.
b) Olha esta terra toda que se habita dessa gente sem lei, quase infinita.
c) Agradeço-lhe pelo livro.
d) Ouvi a notícia pelo rádio.
e) Por mim, você pode ficar.

3. Assinale a opção em que o termo em destaque tem a função de agente da passiva.

a.          A casa foi alugada para os estudantes.
b.           Os móveis e as casas foram levados pela correnteza.
c.           Seriam cantadas novas canções.
d.           Comprei meu jeans favorito pela metade do preço.
e.            O grupo de jovens voltou para casa pelo caminho mais longo.



Respostas 
1. 
a. passiva analítica
b. reflexiva recíproca
c. reflexiva.
d. ativa
e. ativa
f. reflexiva
g. passiva analítica
h. reflexiva recíproca
i. passiva sintética
j. passiva analítica
2. A
3.B

14 comentários:

  1. adoooooooooooooooorei, ajudou mt mt mt vlw <3

    ResponderExcluir
  2. parabens,,prepare mais exeercicios,,bjs..obgada

    ResponderExcluir
  3. Fiquei confusa com a questão 3? Me ajude!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Violeta!

      O agente da passiva é quem pratica a ação na voz passiva. Em "Os móveis e as casas foram levados pela correnteza." O sujeito ( Os móveis) é paciente. Quem pratica a ação é o agente da passiva ( a correnteza).

      Excluir
    2. Mas eu fiquei em dúvida entre a B e a C... Qual o erro da C??

      Excluir
  4. to usando isso para recuperação... bem como o título diz ;-;

    ResponderExcluir