Pages

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Colocação pronominal

Oi, Turminha!

Mais exercícios para treino.


Nos testes de 01 a 03, assinale a alternativa que apresenta erro de colocação pronominal

 
01.
a) Alguém me disse que tu amas novamente.    
b) Esvaindo-se em sangue, o criminoso conseguiu pôr-se a salvo. 
c) Em se tratando de dificuldades, ele sempre se portava com a maior dignidade possível.   
d) Diria-te toda a verdade, se dissesses-me por que te perseguiam.  
e) Nada nos foi informado sobre a realização dos exames finais.   


02.a) Os matutos propuseram-se a trabalhar por muito pouco.
b) Não se chegou a nenhuma conclusão lógica sobre a solução do problema.
c) Colocou-se a disposição daqueles que o criticavam, para dirimir qualquer dúvida sobre seu comportamento.
d) Isto se passou em casa de nossos amigos.
e) Chegaria cedo à festa de encerramento do ano letivo.


03.
a) O fato a que você se referiu ontem foi discutido por todos aqueles que se propuseram a cooperar conosco.
b) Depois de revê-la, apossou-se dele uma tristeza profunda.
c) Me entregou os originais e me disse que não os considerava dignos de serem publicados.
d) Esperava-se que tudo se acalmasse com a chegada do responsável pelo setor.
e) Estando a examiná-lo, o médico disse-lhe que a doença não era séria.


04. “Mestre Romão ordenou que _______________ o cravo para a sala do fundo, que dava para o quintal: ________________ preciso ar.” (M.A.)

a) lhe levassem – era-lhe
b) levassem-lhe – era-lhe
c) levassem-lhe – lhe era
d) lhe levassem – lhe era
e) levassem-no – era-lhe


05. “Algumas notas chegaram a ____________ ;ele ___________ obra de uma folha de papel, não mais.”(M.A.)

a) se ligar – escreveu-as
b) ligar-se – escreveu-as
c) ligar-se – escreveu-lhe
d) se ligar – lhes escreveu
e) se ligar – as escreveu


06. Em que alternativa NÃO há erro na colocação do pronome?

a) Preciso vê-lo, me disse o rapaz.
b) Este é um trabalho que absorve-se muito.
c) Far-se-á tudo para que se salvem.
d) Não arrepender-se-ia de haver dito a verdade.
e) Em pondo-se o sol os pássaros debandam.


07. (CESGRANRIO) Indique a estrutura verbal que CONTRARIA a norma oculta:

a) Ter-me-ão elogiado.
b) Tinha-me lembrado.
c) Teria-me lembrado.
d) Temo-nos esquecido.
e) Tenho-me alegrado.


08. (MACKENZIE) Assinale a alternativa que apresenta erro de colocação pronominal:

a) Você não devia calar-se.
b) Não lhe darei qualquer informação.
c) O filho não o entendeu.
d) Se apresentar-lhe os pêsames, faça-o discretamente.
e) Ninguém quer aconselhá-lo.

 
09. (MED. SANTO ANDRÉ) Assinale a alternativa em que todos os pronomes pessoais estão colocados corretamente, segundo o uso clássico da língua portuguesa:

a) Eu o vi, não lhe falei, darei-te o livro.
b) Eu o vi, falei-lhe, nada lhe direi.
c) Nada dir-lhe-ei, não o estimo, Deus ajude-nos.
d) Deus nos ajude! Não quero te ofender, mas vai-te embora.
e) Me dá o livro, que eu te devolvo assim que o ler.


10. (OMEC) Assinale a frase em que há pronome enclítico:

a) Far-me-ás um favor?
b) Nada te direi a respeito.
c) Convido-te para a festa.
d) Não me fales mais nisso.
e) Dir-se-ia uma incoerência.


Resolução:
01. D02. E
03. C
04. A                                                        
05. A06. C07. C08. 
09. B10. C


Disponível em:http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-portugues/sintaxe-de-colocacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário