Mais exercícios para treino.
01. (CESGRANRIO) Há concordância nominal
inadequada em:
a) clima e terras desconhecidas;
b) clima e terra desconhecidos;
c) terras e clima desconhecidas;
d) terras e clima desconhecido;
e) terras e clima desconhecidos.
02. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de
concordância nominal, assinale a opção em que a lacuna só pode ser preenchida
por um dos termos colocados entre parênteses:
a) cabelo e pupila __________ (negros / negras);
b) cabeça e corpo __________ (monstruoso / monstruosos);
c) calma e serenidade _______ (invejável /
invejáveis);
d) dentes e garras __________ (afiados / afiadas);
e) galhos e tronco ___________(seco / secos).
03.
(ESAF) Assinale a opção em que a mudança de pessoa verbal provoca erro.
a) Requeremos a pavimentação da rua Vicente
de Carvalho. - Requeiro a pavimentação da rua Vicente de Carvalho.
b) Apesar do espaço pequeno, temos certeza de
que cabemos aí. - Apesar do espaço pequeno, tenho certeza de que caibo aí.
c) Se não nos precavemos
a tempo, seremos ludibriados. - Se não me precavenho a tempo, serei ludibriado.
d) Graças ao seu auxílio, reaveremos os
documentos. - Graças ao seu auxílio, reaverei os documentos.
e) Nós valemos tanto quanto acreditamos ser
nosso valor. - Eu valho tanto quanto acredito ser meu valor.
04. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de
concordância, assinale a opção em que qualquer uma das formas entre parênteses
pode completar corretamente a lacuna do enunciado.
a) olhos e cabeceira _________(negro /
negros);
b) pastel e empada __________(esborrachada /
esborrachados):
c) homens e mulheres _______ (fanático / fanáticas);
d) massa e carne __________ (estragada / estragados);
e) ditos e zombaria _________ (desnecessária / desnecessárias).
05. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de
concordância, assinale a opção em que as duas formas entre parênteses podem
completar corretamente a lacuna do enunciado:
a) atitudes e hábitos geralmente __________________ (questionado / questionadas);
b) vocabulário e fraseologia restritamente
___________ (utilizados /
utilizadas);
c) crítica e objeções inteiramente __________________ (infundados / infundadas):
d) grupos e pessoas linguisticamente _______________ (diferenciados / diferenciadas);
e) segredo e originalidade igualmente ______________ (desejados / desejadas).
06. (ESAF) Assinale a opção que resulta
correta após a mudança dos tempos verbais do trecho a seguir:
“Se analisarmos o que aconteceu ao longo
deste século, vamos perceber que aquelas características sofreram uma
reversão.”
a) Se analisamos o que aconteceu ao longo
deste século, perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.
b) Se analisássemos o que aconteceu ao longo
deste século, perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.
c) Se analisarmos o que aconteceu ao longo
deste século, iríamos perceber que aquelas características sofreram uma
reversão.
d) Se analisássemos o que aconteceu ao longo
deste século perceberemos que aquelas características sofreram uma reversão.
e) Se analisarmos o que aconteceu ao longo
deste século, íamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.
07. (EFOA) “...sabe fugir da carrocinha pelas
próprias
patas”.
Considerando a concordância nominal, o
vocábulo destacado na citação acima será empregado no mesmo gênero e número
para preenchimento da lacuna em:
a) Ele tem atitude e opinião ___________ .
b) Nós possuímos casas e apartamentos ___________
.
c) Ele defendeu ponto de vista e idéia ___________
.
d) Ela e ele ___________ fizeram o trabalho.
e) Paulo e ela ___________ vieram receber‑me.
08. (Unifor) Na frase: “A madrugada era
escura nas moitas de mangue, baixas, meio trêmulas do ventinho frio”, a palavra
meio apresenta‑se sob essa forma
flexional porque:
a) é um caso de adjetivo que vem antes de
vários substantivos, concordando com o mais próximo.
b) concorda com ventinho frio.
c) funciona como advérbio, com valor de um pouco, sendo, portanto, invariável.
d) a concordância se dá com a idéia que a
palavra moita encerra ‑ grupo de plantas.
e) se refere a mangue.
09. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de
concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa
corretamente a lacuna da frase:
a) São bastante _________ tais idéias e
opiniões sobre o computador. (difundidas)
b) Serão _________ tanto os técnicos quanto
as pessoas menos qualificadas. (prejudicados)
c) Tornam‑se muito _________ a área e os
meios de atuação dos funcionários. (limitadas)
d) Podem ser neste ponto
_________a tarefa dos antigos artesãos e a dos modernos operários. (comparadas)
e) Ficam _________ nas mãos de poucos todos
os conhecimentos e habilidades. (concentrados)
10. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de
concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa
corretamente a lacuna da frase:
a) Já foram _________ em várias partes do
mundo graves desequilíbrios ecológicos decorrentes da aplicação abusiva de
agrotóxicos. (observadas)
b) Nem sempre são _________ em nosso país as
normas sobre o emprego de inseticidas industriais. (respeitadas)
c) Por interesses econômicos, têm sido _________
a segundo plano os meios biológicos de proteger a lavoura contra a ação dos insetos.
(relegados)
d) Deveriam ser melhor _________ entre nós os
métodos e as técnicas de controle biológico de pragas. (divulgados)
e) Podem ficar irremediavelmente _________
tanto a flora quanto a fauna das regiões em que se faz uso intensivo de
inseticidas químicos. (prejudicadas)
11. (FURRN) “Meninas, avisem a _________
colegas que vocês _________ é que vão dirigir os ensaios da peça.”
a) vossos – mesmos;
b) seus – mesmas;
c) vossos – mesmas;
d) seus – mesma;
e) vossos – mesmo.
12. (ESAF) Assinale a
opção em que ocorre erro de
concordância verbal.
a) Em uma economia
estatal ou centralmente planejada, a
responsabilidade pelas decisões econômicas são centralizadas nas mãos do governo.
b) Os meios de produção ‑ com exceção da mão‑de‑obra
‑ são de propriedade coletiva.
c) A burocracia
governamental decida quais são os produtos ‑ e em que quantidade ‑ serão
produzidos de acordo com um plano nacional centralizado.
d) Os recursos são alocados entre unidades através
do sistema de cotas.
e) Os defensores
desse sistema enfatizam os benefícios da sincronização e distribuição de
recursos em um todo unificado, evitando o desperdício da duplicação inerente à
competição.
(Adaptado
de Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais ‑ Isto É ‑ p.204 e 205)
13. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de
concordância, assinale a opção em que a forma entre os parênteses NÃO completa
corretamente a lacuna da frase:
a) Devem ser ____ engenho e habilidades
daqueles que integram uma mesma comunidade. (coordenadas)
b) Os países pobres e os países ricos possuem
recursos e necessidades muito ____ . (diversos)
c) É preciso que Ciência e Tecnologia estejam
____ às aspirações da comunidade. (subordinadas)
d) Em muitos países, estão intimamente ____ o
fenômeno científico e o social. (ligados)
e) Os mecanismos e intenções que determinam a
pesquisa nos países ricos são erroneamente ____ para os países pobres.
(transferidos)
14. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de
concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa
corretamente a lacuna da frase:
a) Nem sempre são _________ ao conhecimento
do público as causas e consequências dos acidentes nucleares. (levadas)
b) Animais e plantas de determinada região
podem ser acidentalmente _________ pela radiação atômica. (contaminados)
c) Devem ser melhor _________ em nossa terra
os recursos hídricos e outras fontes não poluentes de energia. (exploradas)
d) É preciso que a construção e o
funcionamento de usinas nucleares sejam _________ por rigorosas normas de
segurança. (controlados)
e) Ainda não foram precisamente _________ as
vantagens e desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia.
(avaliadas)
15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há
ERRO de concordância em relação à norma culta da língua:
a) O professor qualificou de inaceitável
aquelas gírias.
b) Valorizem-se os estudos sobre as
linguagens especiais.
c) Eis as gírias de que se vai tratar nas
próximas aulas.
d) Segue anexa a documentação pedida sobre a
linguagem dos estudantes.
e) As gírias ouvidas neste colégio são tais
quais as que podemos observar em qualquer grupo de jovens.
16. (Unirio) Em “creio que tal qual
aconteceu”, a expressão tal qual
não se flexiona. Assinale o exemplo em que há ERRO na concordância de tal qual:
a) Eram pessoas tais qual você.
b) Era pessoa tal quais vocês.
c) Eram pessoas tal qual vocês.
d) As duas pessoas sentiram tal qual
fascinação.
e) Quais leões famintos, tais eram as pessoas
na fila da merenda.
17. (Mackenzie) Indique a frase em que a
palavra só é invariável:
a) Eles partiram sós, deixando‑me para
trás aborrecida e bastante magoada.
b) Chegada sós, com o mesmo ar
exuberante de sempre.
c) Sós, aquelas moças desapareceram,
cheias de preocupações.
d) Aqueles jovens rebeldes provocaram sós
essa motivação.
e) Depois de tão pesadas ofensas, prefiro
ficar a sós a conviver com essa agressiva companhia.
18. (NCE) Assinale a alternativa correta
quanto à concordância.
a) Artistas, escritores e desportistas, na
Bahia, promove manifestação em favor do candidato.
b) Dona
flor e seus dois maridos, sucesso de bilheteria, voltam à tela depois de
vinte e cinco anos.
c) Companhias de cerveja deverão trocar
amigos sertanejos e baixinhos por loiras e morenas, as chamadas musas etílicas.
d) Com a queda do regime, as mulheres ficaram
meias perdidas com as novas regras.
e) O roqueiro e a artista conseguiu
transformar o evento num grande espetáculo.
19. (FEC) No trecho “O presidente Fernando
Henrique Cardoso viu derrotada (...) a proposta brasileira...” foi feita de
modo correto a concordância nominal. O mesmo não se pode dizer sobre a frase:
a) Devem ser melhor
exploradas em nossa terra os recursos naturais e outras fontes renováveis de
energia.
b) Nem sempre são
reveladas ao conhecimento do público as razões e os procedimentos geradores de
problemas ambientais.
c) Animais e plantas
de determinada região podem ser acidentalmente contaminados pelos gases
poluídos da atmosfera.
d) É preciso que a
construção e o funcionamento de usinas termoelétricas sejam controlados por
rigorosas normas de segurança.
e) Ainda não foram precisamente avaliadas as
vantagens e as desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia.
20. (Unisinos) O caso de concordância nominal
inaceitável aparece em:
a) Nunca houve divergências entre mim e ti.
b) Ele tinha o corpo e o rosto arranhados.
c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado.
d) Tinha vãs esperanças e temores.
e) É necessário certeza.
21. (PUC) Assinale a seqüência que completa
estes períodos:
I. Ela _________ disse que não iria.
II. Vão ________ os livros.
III. A moça estava _________ aborrecida.
IV. É _________ muita atenção para atravessar
a rua.
V. Nesta aula, estudam a terceira e a quarta
____ do primeiro grau.
a) mesmo ‑ anexos ‑ meia ‑ necessário ‑
série.
b) mesma ‑ anexos - meio ‑ necessária ‑
séries.
c) mesmo - anexo - meio ‑ necessário ‑
séries.
d) mesma ‑ anexos - meio ‑ necessário ‑
séries.
e) mesma - anexos - meia ‑ necessário ‑
séries.
22. (Fatec) Assinale a alternativa que
completa corretamente as lacunas da frase abaixo:
“É ________ discussão entre homens e mulheres
________ ao mesmo ideal, pois já se disse ________ vezes que da discussão,
ainda que ________ acalorada, nasce a luz”.
a) bom ‑ voltados ‑ bastantes ‑ meio.
b) bom ‑ voltadas ‑ bastante ‑ meia.
c) boa - voltadas ‑ bastantes ‑ meio.
d) boa - voltados ‑ bastante ‑ meia.
e) bom ‑ voltadas ‑ bastantes ‑ meia.
23. (UFSM) Considerando a concordância
nominal, assinale a frase correra:
a) Ela mesmo confirmou a realização do
encontro.
b) Foi muito criticado pelos jornais a
reedição da obra.
c) Ela ficou meia preocupada com a notícia.
d) Muito obrigada, querido, falou‑me
emocionada.
e) Anexo, remeto‑lhes nossas últimas
fotografias.
24. (NCE) O período
“Vossa Excelência não deve fazer prevalecer os seus interesses sobre os de
vossos eleitores” foi usado por um deputado para criticar um colega de
parlamento. Quanto aos pronomes que compõem a forma de tratamento do período,
pode‑se afirmar que:
a) estão todos corretos;
b) está incorreto o emprego do possessivo vossos;
c) está incorreto o emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência, para um deputado;
d) está incorreto o emprego do possessivo seus;
e) estão todos
incorretos.
25. (UFF) Assinale a opção em que ocorre ERRO
de concordância nominal:
a) Parecia meio aborrecida a mulher de mestre
Amaro.
b) Pagando cem mil‑réis, ele estaria quites
com o velho.
c) O seleiro sentiu o papel e a nota novos no
bolso.
d) Floridos montes e várzeas se sucediam na
paisagem.
e) Os partidos de cana mostravam tonalidades
verde-esmeralda.
26. (Unirio) Assinale a opção em que a
concordância nominal contraria a norma culta da língua:
a) Uso louça e copo velhos.
b) Uso louça e copo velho.
c) Uso copo e louça velhos.
d) Uso copo e louça velha.
e) Uso copo e louça velhas.
27. (Unirio) Assinale o item em que se
observa incorreção no emprego do verbo:
a) Existiam em redor cavaleiros palradores.
b) Devia haver sol e mormaço.
c) Haviam muitas aves e plantas.
d) Faz alguns momentos que eu descansara.
e) Fazia cinco horas
que eu estava viajando.
28. (NCE)
Assinale a opção em que a concordância verbal está correta.
a) Constatara que
não havia dois navios iguais.
b) Era bastante
impecáveis alguns barcos.
c) Estava
faltando apenas duas lanchas.
d) Vão fazer
muitos anos que deixou a agência.
e) Só lhe
interessava cargueiros de grande porte.
29. (NCE) Coloque
C ou I nos parênteses, conforme a concordância nominal esteja correta ou
incorreta.
( ) Barcaça e veleiro novos.
( ) Barcaças e veleiro novos.
( ) Veleiro e barcaça novo.
Marque a seqüência correta.
a) C – C – C.
b) C – C – I.
c) C – I – I.
d) I – C – C.
e) I – I – C.
30. (UFF) Assinale a opção em que a norma
culta da língua admite só uma concordância verbal:
a) A maioria das pessoas, aqui, não sabe do
que está falando.
b) Um e outro protestaram contra a derrubada
de eucaliptos.
c) Defendiam o meio ambiente a comunidade e o
vigário.
d) Não faz falta nenhuma o eucalipto e os
cupins.
e) Iam dar seis horas no relógio da praça.
31. (Unirio) Em que item há um erro de
concordância verbal:
a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu
o caso.
b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na
sociedade.
c) Fazem dois meses que o visitei.
d) Fui eu quem apresentei esta solução.
e)
Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.
32. (NCE) Quanto à concordância verbal, está incorreta de acordo com o padrão escrito
da língua a frase:
a) Havia ainda duas pessoas para serem atendidas;
b) Decorreram seis meses desde a contratação do último funcionário;
c) Já soou meio‑dia no relógio da torre;
d) Seguiu no mesmo malote as duas correspondências extraviadas;
e) Cabem à pessoa interessada as novidades publicadas
sobre o concurso.
33. (UFF) Assinale a opção que preenche
corretamente as lacunas da frase a seguir:
“Sempre _____________ pessoas que se _____________
a _____________ o domínio do cangaço.”
a) houve / disporam / refreiar.
b) houve / dispuseram / refrear.
c) houveram / disporam / refrearem.
d) houveram / dispureram / refreiaram.
e) haviam / dispunham / refrear.
34. (CESGRANRIO) Assinale a concordância
verbal ERRADA:
a) Já é uma hora da tarde, e ele ainda não
chegou.
b) Fazia três anos que ele viajara para
Belém.
c) Na reunião só havia cinco representantes
do Sindicato.
d) Deve existir pelo menos mais de três
documentos guardados.
e)
Qual dos três cientistas ganhará o prêmio este ano?
35. (PUC) Levando‑se em conta a NORMA CULTA
da língua, assinale a opção na qual uma das frases apresenta uma concordância
verbal INACEITÁVEL.
a) Já é uma hora da tarde. - Já são duas
horas da tarde.
b) Deve haver alguma solução para o caso. -
Deve haver várias soluções para o caso.
c) Falta um dia para o início das aulas. -
Faltam dez dias para o início das aulas.
d) A maioria dos alunos não reclamou do
calor. - A maioria dos alunos não reclamaram do calor.
e) Apareceu ao longe um vulto assustador. -
Apareceu ao longe vultos assustadores.
36. (UFG) Assinale a única frase que se
preenche corretamente apenas com a primeira forma verbal entre parênteses.
a) Muitos de nós __________ pela
alfabetização dos povos. (lutam ‑ lutamos)
b) A maioria dos indivíduos __________ com
uma vida digna. (sonha ‑ sonham)
c) __________ ‑se, antigamente a leis
extremamente severas. (Obedecia ‑ Obedeciam)
d) __________ da ignorância o
subdesenvolvimento e a miséria. (Nasce ‑ Nascem)
e) __________ ‑se lado a lado a miséria e a
doença. (Encontra ‑ Encontram)
37. (FURRN) Ora, ______ meses que não ______
na escola fatos como aquele que até agora nos ______ .
a) faz – ocorrem – perturbam.
b) fazem – ocorre – perturbam.
c) fazem – ocorre – perturba.
d) faz – ocorre – perturbamos.
e) faz – ocorrem – perturba.
38. (UFPE) Marque a alternativa em que a
concordância verbal contraria a norma culta:
a) Ouviram‑se as notícias mais
desencontradas.
b) Trata‑se de questões muito sérias.
c) Faziam anos que o país não escolhia
democraticamente o presidente.
d) Poderá haver comentários positivos quanto
à eleição.
e) Deveriam existir situações menos
constrangedoras.
39. (UEBA) A alternativa em que o verbo entre
parênteses deve ficar obrigatoriamente na terceira pessoa do singular é:
a) (Chover) confetes na festa de aniversário
de Maria.
b) Tu não (dever) te preocupar com a vida dos
outros.
c) (Acontecer) coisas estranhas naquela
festa.
d) No tempo de Cristo (haver) muitas pessoas
incrédulas.
e) Não (restar) mais dúvidas sobre a autoria
do crime.
40. (FURG) Indique a alternativa que preenche
adequadamente as lacunas da frase:
“_________ anos que o homem se pergunta: se
não _________ medos, como _________ esperanças?”
a) Faz – houvesse – existiriam.
b) Fazem – houvesse – existiriam.
c) Fazem – houvessem – existiriam.
d) Faz – houvesse – existia.
e)
Faz – houvessem – existiria.
GABARITOS
01. C 11.
B 21.
D 31.
C
02. A 12.
A 22.
A 32.
D
03. C 13.
A 23. D 33.
B
04. B 14.
C 24.
B 34.
D
05. D 15.
A 25.
B 35. E
06. B 16.
C 26.
E 36.
C
07. A 17.
B 27.
C 37.
A
08. C 18.
C 28.
A 38.
C
09. C 19.
A 29.
B 39.
D
10. A 20.
C 30. E 40.
A
Adorei os exercícios! Ajudaram-me muito, obrigada!
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