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sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Concordância Nominal e verbal - Questões de vestibulares

Oi, Turminha!
Mais exercícios para treino.


01. (CESGRANRIO) Há concordância nominal inadequada em:
a) clima e terras desconhecidas;
b) clima e terra desconhecidos;
c) terras e clima desconhecidas;
d) terras e clima desconhecido;
e) terras e clima desconhecidos.

02. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância nominal, assinale a opção em que a lacuna só pode ser preenchida por um dos termos colocados entre parênteses:
a) cabelo e pupila __________ (negros / negras);
b) cabeça e corpo __________             (monstruoso / monstruosos);
c) calma e serenidade _______ (invejável / invejáveis);
d) dentes e garras __________  (afiados / afiadas);
e) galhos e tronco ___________(seco / secos).

03. (ESAF) Assinale a opção em que a mudança de pessoa verbal provoca erro.
a) Requeremos a pavimentação da rua Vicente de Carvalho. - Requeiro a pavimentação da rua Vicente de Carvalho.
b) Apesar do espaço pequeno, temos certeza de que cabemos aí. - Apesar do espaço pequeno, tenho certeza de que caibo aí.
c) Se não nos precavemos a tempo, seremos ludibriados. - Se não me precavenho a tempo, serei ludibriado.
d) Graças ao seu auxílio, reaveremos os documentos. - Graças ao seu auxílio, reaverei os documentos.
e) Nós valemos tanto quanto acreditamos ser nosso valor. - Eu valho tanto quanto acredito ser meu valor.

04. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que qualquer uma das formas entre parênteses pode completar corretamente a lacuna do enunciado.
a) olhos e cabeceira _________(negro / negros);
b) pastel e empada __________(esborrachada / esborrachados):
c) homens e mulheres _______ (fanático / fanáticas);
d) massa e carne __________   (estragada / estragados);
e) ditos e zombaria _________ (desnecessária / desnecessárias).

05. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que as duas formas entre parênteses podem completar corretamente a lacuna do enunciado:
a) atitudes e hábitos geralmente __________________              (questionado / questionadas);
b) vocabulário e fraseologia restritamente ___________            (utilizados / utilizadas);
c) crítica e objeções inteiramente __________________ (infundados / infundadas):
d) grupos e pessoas linguisticamente _______________           (diferenciados / diferenciadas);
e) segredo e originalidade igualmente ______________ (desejados / desejadas).

06. (ESAF) Assinale a opção que resulta correta após a mudança dos tempos verbais do trecho a seguir:
“Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, vamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.”
a) Se analisamos o que aconteceu ao longo deste século, perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.
b) Se analisássemos o que aconteceu ao longo deste século, perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.
c) Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, iríamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.
d) Se analisássemos o que aconteceu ao longo deste século perceberemos que aquelas características sofreram uma reversão.
e) Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, íamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.



07. (EFOA) “...sabe fugir da carrocinha pelas próprias patas”.
Considerando a concordância nominal, o vocábulo destacado na citação acima será empregado no mesmo gênero e número para preenchimento da lacuna em:
a) Ele tem atitude e opinião ___________ .
b) Nós possuímos casas e apartamentos ___________ .
c) Ele defendeu ponto de vista e idéia ___________ .
d) Ela e ele ___________ fizeram o trabalho.
e) Paulo e ela ___________ vieram receber‑me.

08. (Unifor) Na frase: “A madrugada era escura nas moitas de mangue, baixas, meio trêmulas do ventinho frio”, a palavra meio apresenta‑se sob essa forma flexional porque:
a) é um caso de adjetivo que vem antes de vários substantivos, concordando com o mais próximo.
b) concorda com ventinho frio.
c) funciona como advérbio, com valor de um pouco, sendo, portanto, invariável.
d) a concordância se dá com a idéia que a palavra moita encerra ‑ grupo de plantas.
e) se refere a mangue.

09. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) São bastante _________ tais idéias e opiniões sobre o computador. (difundidas)
b) Serão _________ tanto os técnicos quanto as pessoas menos qualificadas. (prejudicados)
c) Tornam‑se muito _________ a área e os meios de atuação dos funcionários. (limitadas)
d) Podem ser neste ponto _________a tarefa dos antigos artesãos e a dos modernos operários. (comparadas)
e) Ficam _________ nas mãos de poucos todos os conhecimentos e habilidades. (concentrados)

10. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) Já foram _________ em várias partes do mundo graves desequilíbrios ecológicos decorrentes da aplicação abusiva de agrotóxicos. (observadas)
b) Nem sempre são _________ em nosso país as normas sobre o emprego de inseticidas industriais. (respeitadas)
c) Por interesses econômicos, têm sido _________ a segundo plano os meios biológicos de proteger a lavoura contra a ação dos insetos. (relegados)
d) Deveriam ser melhor _________ entre nós os métodos e as técnicas de controle biológico de pragas. (divulgados)
e) Podem ficar irremediavelmente _________ tanto a flora quanto a fauna das regiões em que se faz uso intensivo de inseticidas químicos. (prejudicadas)

11. (FURRN) “Meninas, avisem a _________ colegas que vocês _________ é que vão dirigir os ensaios da peça.”
a) vossos – mesmos;
b) seus – mesmas;
c) vossos – mesmas;
d) seus – mesma;
e) vossos – mesmo.

12. (ESAF) Assinale a opção em que ocorre erro de concordância verbal.
a) Em uma economia estatal ou centralmente planejada, a responsabilidade pelas decisões econômicas são centralizadas nas mãos do governo.
b) Os meios de produção ‑ com exceção da mão‑de‑obra ‑ são de propriedade coletiva.
c) A burocracia governamental decida quais são os produtos ‑ e em que quantidade ‑ serão produzidos de acordo com um plano nacional centralizado.
d) Os recursos são alocados entre unidades através do sistema de cotas.
e) Os defensores desse sistema enfatizam os benefícios da sincronização e distribuição de recursos em um todo unificado, evitando o desperdício da duplicação inerente à competição.

(Adaptado de Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais ‑ Isto É ‑ p.204 e 205)

13. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre os parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) Devem ser ____ engenho e habilidades daqueles que integram uma mesma comunidade. (coordenadas)
b) Os países pobres e os países ricos possuem recursos e necessidades muito ____ . (diversos)
c) É preciso que Ciência e Tecnologia estejam ____ às aspirações da comunidade. (subordinadas)
d) Em muitos países, estão intimamente ____ o fenômeno científico e o social. (ligados)
e) Os mecanismos e intenções que determinam a pesquisa nos países ricos são erroneamente ____ para os países pobres. (transferidos)



14. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) Nem sempre são _________ ao conhecimento do público as causas e consequências dos acidentes nucleares. (levadas)
b) Animais e plantas de determinada região podem ser acidentalmente _________ pela radiação atômica. (contaminados)
c) Devem ser melhor _________ em nossa terra os recursos hídricos e outras fontes não poluentes de energia. (exploradas)
d) É preciso que a construção e o funcionamento de usinas nucleares sejam _________ por rigorosas normas de segurança. (controlados)
e) Ainda não foram precisamente _________ as vantagens e desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia. (avaliadas)

15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO de concordância em relação à norma culta da língua:
a) O professor qualificou de inaceitável aquelas gírias.
b) Valorizem-se os estudos sobre as linguagens especiais.
c) Eis as gírias de que se vai tratar nas próximas aulas.
d) Segue anexa a documentação pedida sobre a linguagem dos estudantes.
e) As gírias ouvidas neste colégio são tais quais as que podemos observar em qualquer grupo de jovens.

16. (Unirio) Em “creio que tal qual aconteceu”, a expressão tal qual não se flexiona. Assinale o exemplo em que há ERRO na concordância de tal qual:
a) Eram pessoas tais qual você.
b) Era pessoa tal quais vocês.
c) Eram pessoas tal qual vocês.
d) As duas pessoas sentiram tal qual fascinação.
e) Quais leões famintos, tais eram as pessoas na fila da merenda.

17. (Mackenzie) Indique a frase em que a palavra é invariável:
a) Eles partiram sós, deixando‑me para trás aborrecida e bastante magoada.
b) Chegada sós, com o mesmo ar exuberante de sempre.
c) Sós, aquelas moças desapareceram, cheias de preocupações.
d) Aqueles jovens rebeldes provocaram sós essa motivação.
e) Depois de tão pesadas ofensas, prefiro ficar a sós a conviver com essa agressiva companhia.

18. (NCE) Assinale a alternativa correta quanto à concordância.
a) Artistas, escritores e desportistas, na Bahia, promove manifestação em favor do candidato.
b) Dona flor e seus dois maridos, sucesso de bilheteria, voltam à tela depois de vinte e cinco anos.
c) Companhias de cerveja deverão trocar amigos sertanejos e baixinhos por loiras e morenas, as chamadas musas etílicas.
d) Com a queda do regime, as mulheres ficaram meias perdidas com as novas regras.
e) O roqueiro e a artista conseguiu transformar o evento num grande espetáculo.

19. (FEC) No trecho “O presidente Fernando Henrique Cardoso viu derrotada (...) a proposta brasileira...” foi feita de modo correto a concordância nominal. O mesmo não se pode dizer sobre a frase:
a) Devem ser melhor exploradas em nossa terra os recursos naturais e outras fontes renováveis de energia.
b) Nem sempre são reveladas ao conhecimento do público as razões e os procedimentos geradores de problemas ambientais.
c) Animais e plantas de determinada região podem ser acidentalmente contaminados pelos gases poluídos da atmosfera.
d) É preciso que a construção e o funcionamento de usinas termoelétricas sejam controlados por rigorosas normas de segurança.
e) Ainda não foram precisamente avaliadas as vantagens e as desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia.

20. (Unisinos) O caso de concordância nominal inaceitável aparece em:
a) Nunca houve divergências entre mim e ti.
b) Ele tinha o corpo e o rosto arranhados.
c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado.
d) Tinha vãs esperanças e temores.
e) É necessário certeza.



21. (PUC) Assinale a seqüência que completa estes períodos:
I. Ela _________ disse que não iria.
II. Vão ________ os livros.
III. A moça estava _________ aborrecida.
IV. É _________ muita atenção para atravessar a rua.
V. Nesta aula, estudam a terceira e a quarta ____ do primeiro grau.
a) mesmo ‑ anexos ‑ meia ‑ necessário ‑ série.
b) mesma ‑ anexos - meio ‑ necessária ‑ séries.
c) mesmo - anexo - meio ‑ necessário ‑ séries.
d) mesma ‑ anexos - meio ‑ necessário ‑ séries.
e) mesma - anexos - meia ‑ necessário ‑ séries.

22. (Fatec) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase abaixo:
“É ________ discussão entre homens e mulheres ________ ao mesmo ideal, pois já se disse ________ vezes que da discussão, ainda que ________ acalorada, nasce a luz”.
a) bom ‑ voltados ‑ bastantes ‑ meio.
b) bom ‑ voltadas ‑ bastante ‑ meia.
c) boa - voltadas ‑ bastantes ‑ meio.
d) boa - voltados ‑ bastante ‑ meia.
e) bom ‑ voltadas ‑ bastantes ‑ meia.

23. (UFSM) Considerando a concordância nominal, assinale a frase correra:
a) Ela mesmo confirmou a realização do encontro.
b) Foi muito criticado pelos jornais a reedição da obra.
c) Ela ficou meia preocupada com a notícia.
d) Muito obrigada, querido, falou‑me emocionada.
e) Anexo, remeto‑lhes nossas últimas fotografias.

24. (NCE) O período “Vossa Excelência não deve fazer prevalecer os seus interesses sobre os de vossos eleitores” foi usado por um deputado para criticar um colega de parlamento. Quanto aos pronomes que compõem a forma de tratamento do período, pode‑se afirmar que:
a) estão todos corretos;
b) está incorreto o emprego do possessivo vossos;
c) está incorreto o emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência, para um deputado;
d) está incorreto o emprego do possessivo seus;
e) estão todos incorretos.

25. (UFF) Assinale a opção em que ocorre ERRO de concordância nominal:
a) Parecia meio aborrecida a mulher de mestre Amaro.
b) Pagando cem mil‑réis, ele estaria quites com o velho.
c) O seleiro sentiu o papel e a nota novos no bolso.
d) Floridos montes e várzeas se sucediam na paisagem.
e) Os partidos de cana mostravam tonalidades verde-­esmeralda.

26. (Unirio) Assinale a opção em que a concordância nominal contraria a norma culta da língua:
a) Uso louça e copo velhos.
b) Uso louça e copo velho.
c) Uso copo e louça velhos.
d) Uso copo e louça velha.
e) Uso copo e louça velhas.

27. (Unirio) Assinale o item em que se observa incorreção no emprego do verbo:
a) Existiam em redor cavaleiros palradores.
b) Devia haver sol e mormaço.
c) Haviam muitas aves e plantas.
d) Faz alguns momentos que eu descansara.
e) Fazia cinco horas que eu estava viajando.



28. (NCE) Assinale a opção em que a concordância verbal está correta.
a) Constatara que não havia dois navios iguais.
b) Era bastante impecáveis alguns barcos.
c) Estava faltando apenas duas lanchas.
d) Vão fazer muitos anos que deixou a agência.
e) Só lhe interessava cargueiros de grande porte.

29. (NCE) Coloque C ou I nos parênteses, conforme a concordância nominal esteja correta ou incorreta.
(     ) Barcaça e veleiro novos.
(     ) Barcaças e veleiro novos.
(     ) Veleiro e barcaça novo.
Marque a seqüência correta.
a) C – C – C.
b) C – C – I.
c) C – I – I.
d) I – C – C.
e) I – I – C.

30. (UFF) Assinale a opção em que a norma culta da língua admite só uma concordância verbal:
a) A maioria das pessoas, aqui, não sabe do que está falando.
b) Um e outro protestaram contra a derrubada de eucaliptos.
c) Defendiam o meio ambiente a comunidade e o vigário.
d) Não faz falta nenhuma o eucalipto e os cupins.
e) Iam dar seis horas no relógio da praça.

31. (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal:
a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso.
b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.
c) Fazem dois meses que o visitei.
d) Fui eu quem apresentei esta solução.
e) Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.

32. (NCE) Quanto à concordância verbal, está incorreta de acordo com o padrão escrito da língua a frase:
a) Havia ainda duas pessoas para serem atendidas;
b) Decorreram seis meses desde a contratação do último funcionário;
c) Já soou meio‑dia no relógio da torre;
d) Seguiu no mesmo malote as duas correspondências extraviadas;
e) Cabem à pessoa interessada as novidades publicadas sobre o concurso.

33. (UFF) Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da frase a seguir:
“Sempre _____________ pessoas que se _____________ a _____________ o domínio do cangaço.”
a) houve / disporam / refreiar.
b) houve / dispuseram / refrear.
c) houveram / disporam / refrearem.
d) houveram / dispureram / refreiaram.
e) haviam / dispunham / refrear.

34. (CESGRANRIO) Assinale a concordância verbal ERRADA:
a) Já é uma hora da tarde, e ele ainda não chegou.
b) Fazia três anos que ele viajara para Belém.
c) Na reunião só havia cinco representantes do Sindicato.
d) Deve existir pelo menos mais de três documentos guardados.
e) Qual dos três cientistas ganhará o prêmio este ano?

35. (PUC) Levando‑se em conta a NORMA CULTA da língua, assinale a opção na qual uma das frases apresenta uma concordância verbal INACEITÁVEL.
a) Já é uma hora da tarde. - Já são duas horas da tarde.
b) Deve haver alguma solução para o caso. - Deve haver várias soluções para o caso.
c) Falta um dia para o início das aulas. - Faltam dez dias para o início das aulas.
d) A maioria dos alunos não reclamou do calor. - A maioria dos alunos não reclamaram do calor.
e) Apareceu ao longe um vulto assustador. - Apareceu ao longe vultos assustadores.



36. (UFG) Assinale a única frase que se preenche corretamente apenas com a primeira forma verbal entre parênteses.
a) Muitos de nós __________ pela alfabetização dos povos. (lutam ‑ lutamos)
b) A maioria dos indivíduos __________ com uma vida digna. (sonha ‑ sonham)
c) __________ ‑se, antigamente a leis extremamente severas. (Obedecia ‑ Obedeciam)
d) __________ da ignorância o subdesenvolvimento e a miséria. (Nasce ‑ Nascem)
e) __________ ‑se lado a lado a miséria e a doença. (Encontra ‑ Encontram)

37. (FURRN) Ora, ______ meses que não ______ na escola fatos como aquele que até agora nos ______ .
a) faz – ocorrem – perturbam.
b) fazem – ocorre – perturbam.
c) fazem – ocorre – perturba.
d) faz – ocorre – perturbamos.
e) faz – ocorrem – perturba.

38. (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal contraria a norma culta:
a) Ouviram‑se as notícias mais desencontradas.
b) Trata‑se de questões muito sérias.
c) Faziam anos que o país não escolhia democraticamente o presidente.
d) Poderá haver comentários positivos quanto à eleição.
e) Deveriam existir situações menos constrangedoras.

39. (UEBA) A alternativa em que o verbo entre parênteses deve ficar obrigatoriamente na terceira pessoa do singular é:
a) (Chover) confetes na festa de aniversário de Maria.
b) Tu não (dever) te preocupar com a vida dos outros.
c) (Acontecer) coisas estranhas naquela festa.
d) No tempo de Cristo (haver) muitas pessoas incrédulas.
e) Não (restar) mais dúvidas sobre a autoria do crime.

40. (FURG) Indique a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase:
“_________ anos que o homem se pergunta: se não _________ medos, como _________ esperanças?”
a) Faz – houvesse – existiriam.
b) Fazem – houvesse – existiriam.
c) Fazem – houvessem – existiriam.
d) Faz – houvesse – existia.
e) Faz – houvessem – existiria.





GABARITOS

01.       C                     11.       B                     21.       D                     31.       C
02.       A                     12.       A                     22.       A                     32.       D
03.       C                     13.       A                     23.       D                     33.       B
04.       B                     14.       C                     24.       B                     34.       D
05.       D                     15.       A                     25.       B                     35.       E
06.       B                     16.       C                     26.       E                     36.       C
07.       A                     17.       B                     27.       C                     37.       A
08.       C                     18.       C                     28.       A                     38.       C
09.       C                     19.       A                     29.       B                     39.       D
10.       A                     20.       C                     30.       E                     40.       A


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