Pages

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Os tipos textuais

Os textos, independentemente do gênero a que pertencem, se constituem de sequências com determinadas características linguísticas, como classe gramatical predominante, estrutura sintática, predomínio de determinados tempos e modos verbais, relações lógicas. Assim, dependendo dessas características, temos os diferentes tipos textuais.

Se os gêneros textuais são inúmeros, os tipos textuais são limitados: Narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo ou expositivo, injuntivo ou instrucional.

Narrativo: tipo textual predominante em gêneros como crônica, romance, fábula, piada, novela, conto de fadas etc.

Descritivo: tipo textual predominante em gêneros como retrato, anúncio classificado, lista de ingredientes de uma receita, guias turísticos, listas de compras, legenda, cardápio, entre outros.

Argumentativo: tipo textual predominante em gêneros como manifesto, sermão, ensaio, editorial de um jornal, crítica, monografia, redações dissertativas, tese de doutorado etc.

Explicativo ou expositivo: tipo textual predominante em gêneros como aulas expositivas, conferências, capítulo de livro didático, verbetes de dicionários, enciclopédias, entre outros.

Instrucional ou injuntivo: tipo textual predominante em gêneros como horóscopo, propaganda, bula, receita culinária,  manual de instruções de um aparelho, livros de autoajuda etc.

Sequências textuais

Ao se falar em tipo textual , costuma-se utilizar o adjetivo predominante.
Observe:
  • gênero romance - tipo textual predominante: narrativo
  • carta de opinião - tipo textual predominante: argumentativo
  • manual de instruções tipo textual predominante: injuntivo

Sequência narrativa é marcada pela temporalidade; como seu material é o fato e a ação, a progressão temporal é essencial para seu desenrolar, ou seja, desenvolve-se necessariamente numa linha e num determinado espaço.

Sequência descritiva: nesse tipo de sequência, marcada pela  espacialidade, não há sucessão de acontecimentos no tempo,mas sim a apresentação de uma imagem que busca reproduzir o estado do ser descrito, em um determinado momento.

Sequência argumentativa: é aquela em que se faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, ou em que se questiona algum fato. Intenta-se persuadir o leitor ou ouvinte, fundamentando o que se diz com argumentos de acordo com o assunto ou tema, a situação ou o contexto e o interlocutor; Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias e requer uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa.

Sequência explicativa ou expositiva: intenta explicar dar informações a respeito de alguma coisa. O objetivo é fazer com que o interlocutor/ adquira um saber, um conhecimento que até então não tinha. É fundamental destacar que, nos textos explicativos, não se faz defesa de uma ideia, de um ponto de vista, - características básicas do texto argumentativo. Os textos explicativos tratam da identificação de fenômenos, de conceitos, de definições.

Sequência injuntiva ou instrucional:a marca fundamental da sequência injuntiva ou instrucional é o verbo no imperativo ( injuntivo é sinônimo de "obrigatório", "imperativo"), ou outras formas que indicam ordem, orientação. Lembre-se de que o texto injuntivo é aquele no qual predomina a função conativa/apelativa, e tenta convencer o receptor (quem ouve) a atender a vontade do emissor(quem fala).

Terra, Ernani.Práticas de linguagem: leitura & produção de textos/ Ernani Terra, José De Nicola. - São Paulo:Scipione, 2008.

31 comentários:

  1. e uma oração religiosa, em qual tipologia se encaixa?
    Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bernardo!

      Obrigada por comentar. Uma oração religiosa como a Ave Maria, por exemplo, seria classificada como injuntivo.

      Excluir
    2. Uma duvida a respeito disso: No caso de uma oração por exemplo, é muito comum glorificar ao senhor. exemplo: Obrigado pela comida a mesa
      Ainda sim seria classificada como injutiva?

      Excluir
    3. Olá!
      O texto injuntivo é aquele no qual predomina a função conativa/apelativa, e tenta convencer o receptor (quem ouve) a atender a vontade do emissor(quem fala).Os verbos utilizados no texto injuntivo estão no imperativo. No caso de uma súplica, dependendo do contexto, e objetivando que o receptor realize ou não o que o emissor/falante está "prescrevendo". Você cita, acima, um agradecimento a Deus, nesse momento não se trata de um injuntivo, já que não há a função conativa.

      Excluir
  2. Muito difício encontrar explicações na internet sobre tipologia textual. É uma boa postagem.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá!
      Sendo bem prática, ou seja, “trocando em miúdos”, é o seguinte:
      Dissertar é desenvolver um assunto, opinar, discorrer sobre ele. Os textos dissertativos fazem parte do grupo expositivo como relatórios, textos didáticos, artigos enciclopédicos, textos científicos etc. Portanto, o texto dissertativo ocupa-se da transmissão de conhecimento.

      Excluir
    2. Os textos argumentativos são os dissertativos que se ocupam da persuasão, o tema importa pouco, o que conta na verdade, é a maneira como esse tema será tratado. A dissertação argumentativa exige conhecimento do assunto, reflexão, postura crítica diante dos fatos numa discussão que contribua para a vida em sociedade.

      Excluir
    3. Percebeu? Só há texto dissertativo- argumentativo quando o interlocutor é conduzido a refletir sobre os argumentos que o levarão a crer na retórica do locutor. Lembre-se de que esse tipo de texto requer uma estrutura - introdução, desenvolvimento e conclusão. O título e a conclusão merecem uma atenção especial.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi bom dia

    Meu nome é Zaqueu, estou me preparando para um concurso e gostaria de saber se a propaganda é um tipo textual expositivo ( pois expõe algo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zaqueu!
      Sim! é um gênero textual dissertativo-expositivo, ou seja, propaga-se informações sobre algo, buscando sempre atingir e influenciar o leitor.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Acredito, Helena q o gênero textual propaganda tem mais sequencias injuntivas que mesmo expositivas, afinal, ele não quer apenas informar, mas, sobretudo, influenciar o leitor ( corrija-me se estiver errada)

      Excluir
    3. Hélia, o texto injuntivo indica como realizar uma ação, para isso utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém, nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Ex: ordens; pedidos; súplica; desejo; manuais e instruções para montagem ou uso de aparelhos e instrumentos; textos com regras de comportamento; textos de orientação (ex: recomendações de trânsito); receitas, cartões com votos e desejos (de natal, aniversário, etc.).

      Excluir
  5. o texto de Cora Rónai: Brasil, educação zero, seria um tipo textual argumentativo? se puder ajudar-me fiquei em dúvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O texto Brasil, educação zero, de Cora Rónai é um discurso argumentativo, a maior parte dos discursos que fazemos nas relações com os nossos semelhantes são discursos de persuasão. Perceba que é um discurso que tenta convencer com argumentos que endossam, fundamentam e reforçam as ideias expostas no texto. É o raciocínio de quem quer defender um ponto de vista.

      Excluir
  6. um cardapio se encaixa em que tipo linguistico

    ResponderExcluir
  7. Um anuncio que apresenta um serviço do qual um cliente deve fazer, orientado e explicando seria INJUTIVO EXPLICATIVO E DESCRITIVO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      injuntivo, pois predomina a função conativa/apelativa, e tenta convencer o receptor (quem ouve) a atender a vontade do emissor(quem fala).Os verbos utilizados no texto injuntivo estão no imperativo.

      Excluir
  8. Muito obrigado Professora! Me foi muito útil: graças a Deus.

    Deus abençoa a todos, todas e tudo e que fiquemos com ele e nos cuidemos bem sempre e dos demais seres, quando sentirmos em nosso coração que devemos.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de saber qual a sequência poética

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A poesia pertence ao gênero lírico. Estude sobre os gêneros literários.

      Excluir
  10. Ótima disciplina, nunca gostei e encontrei esta postagem detalhes. Parabéns, tentando entender, nasci com linguagem de LIBRAS.

    ResponderExcluir
  11. Excelente. Obrigada peos esclarecimentos.

    ResponderExcluir