Pages

sábado, 18 de agosto de 2012

O Quinze

Oi, Turminha!

A Editora Ática lançou mais uma grande obra adaptada em quadrinhos O Quinze, de Rachel de Queiroz. O texto faz parte da coleção Clássicos Brasileiros em HQ. Shiko é o responsável pelo roteiro e arte. 

O romance original foi publicado em 1930 e chamou a atenção por ter sido escrito por uma autora ainda iniciante. Além , é claro, das muitas semelhanças entre Rachel de Queiroz e sua protagonista, Conceição: mulheres independentes e crescidas no Ceará . 

O texto apresenta vidas entrelaçadas por um longo ano de estiagem - o ano é 1915, marcado  na história por uma das maiores secas que o nordeste brasileiro já enfrentou. As personagens  Conceição,Chico Bento e Vicente vivem em meio à desilusão e à fé em dias melhores . 

"A adaptação nos lança cara a cara com o flagelo através do realismo minucioso dos traços de Shiko, sem perder a sutileza lancinante do original de Rachel de Queiroz." 

Você vai amar essa leitura!




                                                     Imagens daqui


O Quinze/ Rachel de Queiroz ; roteiro e arte Shiko. - 1. ed. São Paulo: Ática, 2012.

Rachel de Queiroz


                                                         Tirei daqui


Rachel de Queiroz (Fortaleza, 17 de 1910 — Rio de Janeiro 4 de novembro de 2003 ) foi uma tradutora, romancista, escritora,jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira.
Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994 na ocasião do centenário da instituição.

Shiko


Tirei daqui 















Shiko nasceu em Patos, no sertão paraibano, onde viveu até os 20 anos. Começou sua carreira nos quadrinhos e hoje é um artista múltiplo: ilustra, grafita as cidades por onde passa, dirige filmes e animações , etc. Sua obra é reconhecida no Brasil e no exterior. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário