Pages

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Gêneros Textuais 8o.s anos - Revisão

Tirei daqui

Os gêneros textuais são praticamente incontáveis, pois são constituídos de produção de textos em linguagem oral ou linguagem escrita , produzidos por falantes de uma língua, em um determinado momento histórico , com a finalidade de interação. 

A escolha do gênero de alguns elementos e da situação comunicativa em que o falante se encontra , bem como da finalidade a que se destina. São textos destinados às práticas sociais. 

Os tipos textuais podem aparecer em qualquer gênero textual e vice-versa. Assim, uma bula de remédio, que é um gênero, pode ter passagens descritivas, dissertativas e injuntivas.

Há inúmeros gêneros, tanto quanto as práticas sociais: bilhete, bula de remédio, carta, e-mail, piada, conversa telefônica, anúncio, notícia, receita, texto didático, ata de reunião, resenha, aula expositiva, chat , horóscopo, biografia,  poesia, romance, verbete de enciclopédia e dicionário , palestra, entre outros.
É importante considerar que os gêneros textuais possuem assunto, estilo, formato, e uma estrutura própria, para como dissemos anteriormente, atender às finalidades a que se destinam. 
Identificar o gênero textual é um dos primeiros passos para uma competente leitura de texto.
(adaptada)

ZANNI, Márcia Lopes. FTD sistema de ensino: redação, 1a. série.1.ed.- São Paulo: FTD, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário