Pages

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Língua galego-portuguesa

galego-português (também chamado de galaico-portuguêsproto-galego-portuguêsportuguês antigoportuguês arcaicogalego antigogalego arcaico) foi a língua falada durante a Idade Média nas regiões de Portugal e da Galiza (Espanha); dela descendem as atuais línguas portuguesa e galega. Assim, o galego-português é o idioma ancestral comum às línguas galaico-portuguesas.

Um pouco da história


A língua portuguesa surgiu do latim (na sua variante romance - latim arcaico + latim moderno), e foi estabelecida na província romana da Lusitânia, anos antes de Cristo. A Lusitânia se localizava na Península Ibérica, mais especificamente em seu lado oeste, onde hoje sabemos ser Portugal e Galícia (norte da Espanha). Após a conquista romana e as invasões germânicas e mouras na região, a influência das línguas faladas por estes povos fez nascer novas expressões que foram incorporadas ao idioma românico.

Após a Reconquista Cristã na Península Ibérica, a língua oficial passa a ser o galego-português. Posteriormente, com o avanço dos cristãos para o sul, os dialetos nortenhos e mouros (consequência da invasão dos árabes na região hoje conhecida como Andaluzia) começam a misturar-se, fazendo nascer uma nova língua: o português arcaico. A separação definitiva do galego e do português se dá com a independência de Portugal. No período renascentista, a língua sofre novas influências - gregas e italianas - tornando-a mais complexa. Por fim, com Portugal sendo governado por tronos espanhóis e sob a tendência francesa ascendente no século 18, o idioma português incorpora "temperos" castelhanos e franceses, aproximando-se do idioma que conhecemos hoje: o português moderno.

Neste resumo da história de nossa língua, percebemos, então, que o idioma primeiro falado foi ogalego-português e este é originário do romance, língua variante do latim, trazido ao mundo pelos romanos.

Nota: O galego puro (ou galaico) provém da língua falada pelos celtas (também conhecidos como celtíberos, gauleses, bretões, gálatas), que, por sua vez, é originária das línguas indo-européias (helênico, romênico, germânico e céltico).

Disponível via http://lastregga.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário