Pages

domingo, 31 de janeiro de 2010

A prosperidade dos ímpios faz duvidar da justiça de Deus, mas o fim deles a demonstra


Salmo de Asafe


“Verdadeiramente, bom é Deus para com os filhos de Israel para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que se escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios.”
Salmo 73. 1-3

Deus é bom, verdadeiramente bom, mas nem sempre enxergamos a bondade de Deus em nossa vida. E nos pegamos, muitas vezes, a contemplar a felicidade do ímpio, como se aquilo fosse bom e agradável ao coração do homem.
Asafe, homem temente a Deus, também esteve atribulado. Diante dos seus conflitos e dificuldades, via a prosperidade dos maus, sua soberba, malícia e arrogância, e se perguntava: Por que prosperam os maus?
Muitas vezes você também faz a mesma pergunta, pois desejava tanto àquele cargo na sua empresa, e vê outro ocupando- o. Você também se questiona, pensa até em deixar de ser crente. Seus pés quase resvalam.
Asafe se questionava: “Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas” Salmo 73.12

E chega a blasfemar: “Na verdade em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.” Salmo 73.13-14

Você também faz a mesma pergunta: Senhor, por que eles são ímpios, não temem o Senhor e prosperam? Sente vontade de desistir. Assiste a “alegria” de suas festas. Pensa: Eles parecem mais felizes, mais bonitos que nós.
É. Apenas parecem.

Perceba que o salmista quando chega nesse momento do texto está tão angustiado, que diz o quanto é doloroso chegar àquela conclusão. “Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso” Salmo 73.16
Mas na igreja recebe a resposta de Deus:

“Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores. Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles. Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins” Salmo 73.17-21

Só então tem a revelação: "Assim, me embruteci e nada sabia era como um animal perante ti.
Salmo 73.22
Asafe e nós, muitas vezes, não compreendemos o trabalhar de Deus em nossas vidas, mas observe o que nos diz Paulo:

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. I Coríntios 2: 14-16

Quando estamos distantes de Deus nada compreendemos. Estamos como Adão e Eva nus. Assim estava Asafe, somente no santuário diante do Senhor, confessando os seus pecados pôde envergonhar-se de seus pensamentos, pedir perdão e voltar a ter comunhão com Deus.

No final do Salmo percebemos o reconhecimento, agradecimento e louvor desse homem, que já não estava atribulado, mas cheio de Deus.
“Todavia, estou de contínuo contigo; tu me seguraste pela mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória. A quem tenho Deus no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti perecerão; tu tens destruído todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti. Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no SENHOR Deus, para anunciar todas as tuas obras.” Salmo (23-28).

Queridos irmãos, o Senhor é e sempre será a nossa força. O justo viverá pela fé. Em Mateus 6.26-27 o próprio Jesus nos diz: “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?”.

Quando estiver atribulado, lembre-se desse hino:

“Porque te abates, óh minha alma. E te comoves perdendo a calma. Não tenhas medo, em Deus espera. Porque bem cedo Jesus virá.”

Não adianta tentar entender os mistérios de Deus com a mente humana, nem desvendá-los com os olhos carnais. O segredo é nos prostramos diante do seu altar.

O homem que não serve a Deus pode até prosperar. Mas isso é passageiro. Leia o que diz Provérbios 14.32 “O perverso é derrubado pela sua malícia, Mas o justo, ainda morrendo, tem esperança.”
Não se preocupe aquilo que Deus separou para você é seu. Você só não sabe o dia e a hora em que vai tomar posse. Isso só o Senhor sabe. Confia e espera com paciência no Senhor.
Glória a Deus.


Que a graça e a paz de nosso Senhor, Jesus Cristo, esteja com todos. Amém.

2 comentários:

  1. Louvado seja o nome de Deus hoje é para todo o sempre. Aleluia glórias ao nome do senhor Amém.

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja o nome de Deus hoje é para todo o sempre. Aleluia glórias ao nome do senhor Amém.

    ResponderExcluir