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domingo, 22 de novembro de 2009

Lampião e Maria Bonita


Xilogravura é a técnica de gravura de entalhe na madeira, um processo parecido com um carimbo, em seguida usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe.
Quase todos os xilogravadores populares brasileiros, principalmente no Nordeste do país, provêm do cordel.
Lampião e Maria Bonita
Dos mitos que o nordeste brasileiro viu surgir ao longo de sua história, Lampião é, sem dúvida, o mais controverso. Em fins de 1930, Lampião escondido na fazenda de um coiteiro - nome dado a que acolhia os cangaceiros- conheceu Maria Déia, A mulher do sapateiro Zé de Neném, que se apaixonou por Lampião e com ele fugiu. Ingressando no bando. Lampião e Maria Bonita são os dois mais importantes personagens relacionados ao banditismo brasileiro na primeira metade do século XX. Expoentes do fenômeno social do Cangaço, eles estabeleceram no nordeste brasileiro um quadro de lei e ética que por décadas funcionou paralelamente ao sistema político do Brasil. Lampião e Maria Bonita tornaram-se uma lenda moderna no Brasil. Representam não apenas um modelo de subversão da ordem estabelecida, mas também a possibilidade do amor erótico num meio onde só a morte era uma companheira fiel.
(Michel Ferrabiamo)

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