Pages

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Aventuras de Alice no subterrâneo



Eu sempre fui apaixonada pela personagem Alice, se você também é, leia  Aventuras de Alice no Subterrâneo, de Lewis Carroll, edição da Scipione. O livro é uma recriação, na língua portuguesa  do manuscrito de Charles Lutwidge Dodgson para a garota Alice Liddell. O reverendo anglicano tinha na época 30 anos e era professor do Christ College, em Oxford, Inglaterra.

o verão de 1862, ele fez uma série de excursões de barco pelo rio Tâmisa, em companhia de seu colega, o reverendo Duckworth, e de três meninas, de treze, dez e oito anos, filhas do reitor. Durante um desses passeios, ele criou a história narrada neste livro para divertir as três irmãs, Lorina, Alice e Edith Liddell. A história agradou particularmente a Alice, a irmã do meio, por ser ela a homônima da personagem, uma menina tão viva e curiosa como ela mesma.


Nos dias seguintes, Alice sempre pedia para o reverendo escrever uma história para ela. O professor atendeu ao pedido e colocou no papel, com imenso capricho e letra bem desenhada, as aventuras que criara no dia 04 de julho, enqunto ele e Duckwort remavam nas mansas águas do rio. à medida que escrevia, ia deixando espaços que preencheria com ilustrações desenhadas por ele mesmo. As capas da frente e de trás foram também decoradas por ele, contendo entre um arabesco de flores, a dedicatória: "Um presente de natal para uma criança querida em memória de um dia de verão". 

Esse livro foi a base para o texto das famosas “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”. O manuscrito foi lido na época por amigos do autor, que sugeriram sua publicação. Dodgson acabou por se convencer de que o livro poderia ser bem aceito como obra impressa e preparou o texto para edição, aumentando e modificando, aqui e ali, o original feito para Alice Liddell. Para a versão definitiva, publicada em 1865, adotou, no entanto, o pseudônimo de Lewis Carroll, com o qual se tornou conhecido e admirado muito rapidamente, pois o livro obteve sucesso imediato .
Myriam Ávila
“Aventuras de Alice no Subterrâneo”, de Lewis Carroll, com tradução de Adriana Peliano e Myriam Ávila. Editora Scipione, 96 páginas, R$ 39,90.

O livro é lindo, um belíssimo presente para eterno encantamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário