Pages

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O que você vai ler em 2013 (9o. ano)


LIVRO A ESCOLHA DE JAKE Jim e Rachel Britts 
Este livro conta a continuação da história dos personagens do filme "Para Salvar uma Vida".
O livro A Escolha de Jake começa justamente onde a história de Para Salvar Uma Vida
termina. Jake Taylor deixa a Califórnia e vai à busca do seu sonho em Louisville. Sua namorada Amy, seus amigos, pastor e família ficam todos para trás.

Separados por milhares de quilômetros, Jake e Amy veem suas vidas seguir caminhos opostos. Amy volta a ter contato com o pai, depois se tornar amiga de uma garota com um histórico traumático. Enquanto isso, em Louisville, a popularidade de Jake no time de basquetebol traz perigosas oportunidades: baladas, meninas bonitas...

A fé de Jake começa a se esvair e a velha criatura volta a existir. Então, Ele terá que tomar uma decisão. Esta escolha mudará tudo...




Tiago Worcinski descende de poloneses, tem a pele muito alva, olhos de um verde diferente, é retraído e possui um Q.I. muito alto. É o estranho numa classe de curso médio, em um colégio particular de classe média. Um alvo perfeito para um grupo de garotos fortes, os Bad Boys, exercerem sua tirania no ambiente escolar. 

[...] Os problemas pelos quais  Tiago passa são enfrentados por milhares de garotos e garotas reais pelo mundo afora.O bullying é um fenômeno internacional, tem provocado tragédias... Este livro procura mexer na ferida, você não pode deixar de ler!



Escrito por Lima Barreto no começo do século XX, Triste Fim de Policarpo Quaresma narra a luta quixotesca de um nacionalista pela salvação do país. Policarpo Quaresma é um brasileiro convicto: patriota ao extremo, ele passa grande parte do seu tempo lendo e tendo ideias mirabolantes para o progresso do país. Mas seus sonhos em pouco tempo se adequam à realidade... Nesta adaptação para os quadrinhos conduzida pelo roteiro de Luiz Antonio Aguiar e os desenhos de Cesar Lobo, os momentos bem-humorados e o caráter crítico da obra de Lima Barreto ficaram ainda mais vivos.





O texto original de Memórias de um sargento de milícias foi publicado pela primeira vez entre os anos de 1852 e 1853, em forma de folhetim. A história se passa no começo do Século 19. O leitor acompanha as desventuras de Leonardo desde o nascimento até a idade adulta, sempre malandro, evitando o trabalho e inventando artimanhas para escapar do defensor da lei, o major Vidigal, enquanto tenta conquistar o coração de Luisinha.
As páginas finais do livro, que trazem um making of, e um suplemento de leitura anexo, com exercícios sobre a obra, demonstram, mais uma vez, a intenção da Ática em direcionar o álbum para fins educativos - a adoção desse tipo de material por planos governamentais de incentivo à leitura é cada vez maior.
Vale conferir, no blog de Rodrigo Rosa, algumas das páginas do livro e seus comentários sobre a produção.
FONTE: UNIVERSO HQ
http://gibitecacom.blogspot.com.br/2010/05/memorias-de-um-sargento-de-milicias-em.html





A escuridão, o vento, os gritos. Os olhos estatelados, a respiração entrecortada. É o pesadelo de novo, como em quase todas as noites depois que a mãe de Conor ficou doente. A escuridão, o vento, os gritos – e o despertar no mesmo ponto, antes de chegar ao fim. Tudo é tão aterrorizante que Conor não se mostra nem um pouco assombrado quando uma árvore próxima à sua casa – um imponente teixo – transforma-se em um monstro. Além disso, ele precisa lidar com coisas mais urgentes e graves: o reinício dos tratamentos contra o câncer aos quais sua mãe terá que se submeter, a vinda da avó para “ajudá-los”, a permanente ausência do pai desde que ele foi morar com a nova família e a pesada perseguição na escola, da qual é vítima quase todos os dias. Tudo muito mais perturbador do que uma criatura feita de folhas e galhos (mesmo que pulsem e se contorçam). Só que o monstro sabe que Conor esconde um segredo. E isso o torna realmente assustador. Mas por que Conor deveria dar ouvidos a algo que parece imaginado? Por que o monstro parece ser a única criatura a estar ao seu lado diante de seus maiores medos: o de perder a mãe e o de contar a verdade. A ideia central dessa história é da escritora Siobhan Dowd. Morta pelo câncer em 2007, ela não teve, infelizmente, tempo de terminá-la. Então, Patrick Ness recebeu a proposta de desenvolver a trama. Mesmo hesitando no começo, a força da história o cativou. O resultado é O chamado do monstro, uma narrativa comovente e verdadeira, escrita sob uma situação-limite e com uma força inesquecível.


http://blog.aticascipione.com.br/divulgacao/o-chamado-monstro-patrick-ness




No centenário de Vinícius de Moraes, o Poetinha, você vai se apaixonar por essa Nova antologia poética que vem assinada pelos poetas Antonio Cicero e Eucanaã Ferraz, e foi lançada originalmente em 2003. Os organizadores reviram conceitos, refizeram a estrutura e montaram uma seleção criteriosa, lançando um olhar renovado sobre a obra viniciana. 
Tanto a crítica especializada quanto o público reconheceram de imediato que na nova antologia a poesia de Vinicius de Moraes mostra-se mais livre, mais moderna, mais densa e, simultaneamente, mais leve. O volume foi um sucesso imediato, e logo passou a ser editado também na Companhia de Bolso.
Ele passa a fazer parte, agora, do novo projeto editorial das obras de Vinicius de Moraes, e traz, entre outras novidades, um belo caderno de imagens com diversas fotos inéditas, reprodução de manuscritos e documentos raros. Fechando o volume, o leitor encontrará uma seleção de textos críticos, entre eles a orelha da "velha" Antologia poética, assinada por Rubem Braga, seguindo-se uma cronologia da vida e da obra deste que é um dos maiores poetas brasileiros do século XX.

http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11850







O livro É proibido ser diferente! - focaliza o período da ditadura militar no Brasil, Jaques conta a história de sua irmã Caroline, de 17 anos. Diferente das outras garotas passava horas entre os livros e uma boa conversa com Édison, seu pai, comunista convicto. Além disso, a moça era apaixonada por Flávio, um garoto mais novo. O pai de Flávio, seu Ciro, fazia parte do grupo de direita, pronto a perseguir quem se opusesse ao novo regime. Caroline e Flávio, apesar de apaixonados, vivem tempos difíceis, pois para os jovens revolucionários da época, não havia espaço para felicidade individual, quando o que se desejava era o bem coletivo. Os inesquecíveis anos de chumbo traziam consigo a repressão política, a escalada da violência, torturas e mortes. Entre o amor e a revolução, Caroline não teve dúvida ao abraçar a causa dos oprimidos, mudou-se para São Paulo e aliou-se à militância de esquerda, participou de um movimento de guerrilha urbana, foi chamada de subversiva, acusada de "crime de opinião”, mas não desistiu da luta e para isso colocou a sua vida em risco.



Em Terra Sonâmbula, Mia Couto fala-nos de um país destruído pela guerra, onde as pessoas se sentem perdidas e desenraizadas. Todos são órfãos de alguma espécie, todos perderam e têm a certeza de que vão continuar a perder. Muidinga é um rapaz, de idade um pouco indefinida, é jovem mas não consegui perceber quão jovem seria, que foi salvo por Tuhair. Sem qualquer memória do que lhe aconteceu, o rapaz tem como única referência este homem que foge de algo ou de alguém que não identifica. Encontram abrigo num machimbombo incendiado à beira da estrada, uma estrada que parece ela própria deslocar-se. Toda a paisagem envolvente parece mudar, como se não fossem só as pessoas a deslocarem-se, fugindo da guerra, de um conflito que não conseguem perceber. Como se toda a terra fosse sonâmbula e caminhasse sem destino certo. 
Perto do machimbombo Muidinga encontra uns cadernos, junto a um cadáver. Estes cadernos foram escritos por Kindzu, mais um jovem sem idade, porque as crianças da guerra parecem-nos sempre mais velhas, precocemente envelhecidas. Nos seus cadernos Kindzu registou a viagem que iniciou com o objectivo de se tornar um naparama, figuras temidas pela população por serem uma espécie de exército de almas guerreiras, abençoadas pelos feiticeiros e que lutavam contra a guerra. O relato da aventura de Kindzu passa a ser uma parte importante na vida de Muidinga e Tuhair, permitindo-lhes evadir-se da vida triste e temerosa que levam no machimbombo destruído. Com os cadernos de Kinzu a capacidade de sonhar e a esperança de um futuro mais risonho mantêm-se vivas! 


http://queroumlivro.blogspot.com.br/2012/07/terra-sonambula-mia-couto.html

o trailer do filme Terra Sonâmbula, de Teresa Prata, baseado neste livro de Mia Couto:



Nenhum comentário:

Postar um comentário