Pages

terça-feira, 25 de maio de 2010

GÊNEROS - 9o.s anos

Oi, turminha!

O que é um conto social?

O conto social representa um determinado grupo da sociedade e destaca uma característica marcante dele, por meio de uma denúncia. Embora tenha como referência o real continua sendo um texto de ficção. O narrador e as personagens não são reais, mas têm sua existência determinada no âmbito da narrativa. É verdade que muitas narrativas pretendem ser realistas ou baseadas no real, mas em todos esses casos, trata-se de efeitos do real, produzido por meio do texto.
(REUTER, Y. A análise da narrativa. São Paulo: Difel, 2002 p.18)

No conto social, é importante que as personagens sejam representativas de um grupo específico, pois o leitor deve reconhecer nelas características comuns a todas as pessoas desse grupo.

Leia um fragmento do conto Meg Foguete de Sérgio Capparelli. Um Conto cuja personagem central é feminino, naquela faixa etária indefinida que Manuel Bandeira denominou de menina-moça – nem menina nem mulher. Uma adolescente que pertence a um grupo social de pouca escolaridade, mas desde cedo familiarizada com questões ligadas ao trabalho.

“[...] Esses treze anos deram a Fátima dois olhos vivazes, uma cor de ferrugem e uma certa perplexidade diante do mundo . Ignora o que seja fração, conjuntos a capital de Pernambuco, estado sólido, liquido e gasoso. Mas sabe e discute, o que é hora extra, carteira de trabalho [...].”
É fácil, após a leitura do fragmento, perceber a denúncia social contida nele: “escolaridade versus mundo do trabalho”. Observe que as implicações ideológicas da personagem, conduzem-nos ao lugar social ocupado por ela.
Fique atento:
Os contos sociais tratam de temas como as dificuldades dos grupos sociais desprivilegiados ou das minorias, denunciando injustiças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário