Pages

domingo, 16 de maio de 2010

adjunto ou predicativo

Qual é a diferença entre adjunto adnominal e predicativo do objeto?

"Adjunto adnominal" é uma palavra ou expressão acessória, de valor adjetivo que, junto de um substantivo, delimita ou especifica o significado dele. "Predicativo" é aquele que expressa um atributo ou circunstância do objeto direto. A maneira mais fácil para saber se é expressão acessória ou atributo é substituir o substantivo por um pronome. Tudo o que desaparecer com o substantivo é acessório, funcionando, então, como adjunto adnominal; aquilo que não desaparecer não é acessório, funcionando, então, como predicativo do objeto.
Exemplos:
Quebrei o portão velho.
Substituindo portão por um pronome, teremos Quebrei-o, e não Quebrei-o velho. Velho é, então, adjunto adnominal.
Observe:
Julguei o seu ato desonesto.
Substituindo ato por um pronome, teremos Julguei-o desonesto, e não apenas Julguei-o. Desonesto é, então, predicativo do objeto.
Outra dica importante é notar que o adjunto adnominal pode estar em qualquer parte da oração, ele dá uma característica constante ao substantivo. Já o predicativo só se encontra no predicado, e dá uma característica momentânea ao substantivo. Podemos diferenciar um do outro substituindo a estrutura sintática por -o, -os, -a, -as.
Mais exemplos:
Busquei o caderno velho.
Busquei-o.
Note que a estrutura o caderno velho pode ser substituída por -o. Isso caracteriza o adjunto adnominal.

Considero sua decisão triste.
Considero-a triste.

Observe que a estrutura sua decisão triste não pode ser substituída inteiramente, caracterizando o predicativo, que nesse caso é o predicativo do objeto, pois se refere ao substantivo decisão.

Um comentário:

  1. Helena! Dá uma olhadinha nesta foto, http://emilyelleen.blogspot.com/2010/05/feliz-aquele-que-transfere-o-que-sabe-e.html beeijo

    ResponderExcluir