Pages

domingo, 28 de fevereiro de 2010

A Madrugada assustadora ( Homônimos e Parônimos)

(Texto produzido em sala para verificação de aprendizagem – conteúdo: homônimos e parônimos)

Alta madrugada estava assentada numa poltrona da sala, quando resolvi ascender para o primeiro andar. Subi as escadas, segurando-me ao corrimão de aço, que estava gelado.
Já no meu quarto, resolvi acender a lareira, que fora acurada por meu pai. Logo percebi que debaixo da cama tinha uma cauda, e a fim de aferir o que era aquilo, abaixei-me . Então senti um arrocho na garganta, porque nesse momento, vi um homem alto e para livrar-me dele, soquei o seu bucho. Ele gritou.
Separada dele, percebi que o sujeito era coxo. Tremi por dentro e pensei: será um celerado?
Corri e cerrei a porta com força. Tropecei num cesto de roupa suja, que estava no chão, rolei escada abaixo. Levantei desconcertado, queria delatar aquele homem. Gritei, mas ninguém me ouvia.
Esbaforida, esbarrei em alguém que me abraçou. Pensei ser um mancebo, mas qual nada. Logo percebi quem era...
-Ah, que desgraça! Era Jason. - Só então percebi: era sexta-feira 13.

Acento - tom de voz, sinal gráfico
Assento - lugar de sentar-se
Acender- por, por fogo, alumiar
Ascender - subir
Aço - ferro temperado
Asso- verbo assar
Acurado- feito com muito carinho
Apurado - seleto, fino, refinado
Aferir - conferir, avaliar, julgar por meio de comparação
Auferir - colher, obter ou receber vantagens
Alto - de grande extensão vertical
Auto - ato público, peça teatral de um ato, peça processual
Arroxar - tornar roxo ou semelhante ao roxo
Arrochar - apertar com arrocho, atar-se, apertar-se muito
Bucho- estômago
Buxo - arbusto
Cauda - rabo
Calda- xarope
Celerado - criminoso
Acelerado - apressado
Cerrar - fechar
Serrar - cortar
Cesto - balaio
sexto - ordinal de seis
Cocho - recipiente de madeira
Coxo - capenga, manco
Desconcertado - descomposto, disparato
Desconsertado - desarranjado
Delatar - denunciar
Dilatar - alargar, ampliar

Por Helena Caldas

2 comentários:

  1. olha, olha!! \õ/
    o texto lá da sala =P

    Laís Rodrigues
    L.R(: õ/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Helena Caldas. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir