Pages

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Figuras de construção ou de sintaxe

Oi, Turminha!


Figuras de linguagem não é um bicho de sete cabeças.




As figuras de construção ou de sintaxe caracterizam-se  por apresentar determinadas mudanças na estrutura comum das orações.


Os termos das orações em português obedecem, na ordem direta, esta sequência: sujeito + verbo+ complementos (verbais) + adjuntos adverbiais. Veja;

"Eu vi o meu semblante numa fonte."
      verbo                                     adjunto adverbial  

Na ordem indireta a colocação dos termos na oração foge àquela sequência, observe:
Numa fonte, eu vi o meu semblante.
Eu vi numa fonte o meu semblante.

As figuras de construção ou de sintaxe se relacionam a mudanças na ordem direta, à concordância dos termos e a outras situações. Neste estudo vamos trabalhar seis tipos dessas figuras:

Anacoluto é a expressão que deixa um termo inicial sintaticamente desligado do restante do período. O tipo mais comum é aquele que o termo parece que vai ser o sujeito da frase , mas acaba ficando sem função sintática. Perceba:

"Tua mãe, não há idade nem desgraça que lhe amolgue a índole rancorosa."
"Eu, não me importa a desonra do mundo."
"Essas criadas de hoje, não se pode confiar nelas."


Anástrofe é a inversão da ordem normal das palavras para se dar mais realce ao pensamento.

Exemplos:
"Pela garra se conhece o leão." Na ordem direta:  O leão conhece-se pela garra.


Hipérbato é a inversão da ordem natural e direta dos termos da oração, ou seja é uma inversão mais complexa ou mais acentuada da ordem dos termos. 

" Aves, Desisti de ter! Ordem direta: Desisti de ter aves !"
"Da minha vida cuido eu." Ordem direta: Eu cuido da minha vida.

"Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assim negada a sua pastora,"

Na ordem direta,  teríamos, O triste pastor, vendo que a sua pastora lhe fora negada assi[m] com enganos...

" É esta 
de teu querido pai a mesma barba
a mesma boca e testa."
Na ordem direta - É esta a mesma barba , a mesma boca e testa de teu querido pai.

Sínquise  é uma figura de sintaxe, ou seja, é uma figura de linguagem que explora a estrutura das frases. A palavra Sínquise origina-se do grego sýgchysis  que significa “confusão”, “mistura”. Nessa figura de linguagem há uma inversão tão violenta das palavras de uma frase que sua  se torna difícil interpretá-la. Veja:

"A grita se alevanta ao Céu, da gente.” Na ordem direta - A grita da gente se alevante ao Céu.

 “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante.”


 Silepse: consiste na concordância ideológica. Leva-se em consideração o que subentende-se. A silepse pode ser:
  • De gênero
    “Vossa Excelência está preocupado.”
  • De número
    “O pessoal ficou apavorado e saíram correndo."
  • De pessoa
    “Os brasileiros gostamos de futebol.”
Hipálage ocorre quando se atribui a uma palavra uma característica que pertence a outra da mesma frase. Perceba:

"Em cada olho um grito castanho de ódio." = Em cada olho castanho um grito de ódio.
" Aves cheirosas, flores ressonantes." = Aves ressonantes, flores cheirosas.


Fontes: GRAMATICA EM TEXTOS -  LEILA LAUAR SARMENTO;

GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONCURSOS VESTIBULARES, ENEM, COLÉGIOS TÉCNICOS E MILITARES...NÍLSON TEIXEIRA DE ALMEIDA

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário