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sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Exercícios

(FUVEST – 2001)

Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato,
desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:

a) ironia romântica
b) tendência romântica
c) melancolia romântica
d) aversão dos românticos à natureza
e) fuga romântica para o sonho

RESPOSTA: A

Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda,
É pela virgem que sonhei...que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!
 (Álvares de Azevedo)

A característica do Romantismo mais evidente nesta quadra é:

a) o espiritualismo
b) o pessimismo
c) a idealização da mulher
d) o confessionalismo
e) a presença do sonho

Resposta: C

Minh’alma é triste como a rola aflita
Que o bosque acorda desde o albor da aurora,
E em doce arrulo que o soluço imita
O morto esposo gemedora chora.

A estrofe apresentada revela uma situação caracteristicamente romântica. Aponte-a.

a) A natureza agride o poeta: neste mundo, não há amparo para os desenganos morosos.
b) A beleza do mundo não é suficiente para migrar a solidão do poeta.
c) O poeta atribui ao mundo exterior estados de espírito que o envolvem.
d) A morte, impregnando todos os seres e coisas, tira do poeta a alegria de viver.
e) O poeta recusa valer-se da natureza, que só lhe traz a sensação da morte.

Resposta: C


Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:

a) idealismo – religiosidade – objetividade – escapismo – temas pagãos.
b) predomínio do sentimento – liberdade criadora – temas cristãos – natureza convencional – valores
absolutos.
c) egocentrismo – predomínio da poesia lírica – relativismo – insatisfação – idealismo
d) idealismo – insatisfação – escapismo – natureza convencional – objetividade.
e) n.d.a.

Resposta: C

De acordo com a posição romântica, é correto afirmar que:
a) A natureza é expressiva no Romantismo e decorativa no Arcadismo.
b) Com a liberdade criadora implantada no Romantismo, as regras fixas do Classicismo caem e “o poema
começa onde começa a inspiração e termina onde esta termina.”
c) A visão de mundo romântica é centrada no sujeito, no “eu” do escritor, daí a predominância da função
emotiva na linguagem do Romantismo.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
e) Nenhuma das alternativa está correta.

Resposta: D

O Romantismo, como movimento cultural do século XIX, merece destaque pelas críticas que já fazia à forte presença do racionalismo na sociedade ocidental da época e pela sua ampla e rica produção intelectual e artística. Sobre o Romantismo, podemos afirmar que foi um movimento:


a) de nostalgia cultural, que buscou a recuperação das regras do Classicismo, as quais dominavam a arte conservadora do século XVIII.
b) de grande diversidade cultural, com obras de artistas e pensadores, como Schiller, Chopin, Byron e Goethe, importantes filósofos, compositores e escritores.
c) que, no século XIX, esteve na base das grandes revoluções que combatiam o capitalismo; foi amplamente renovador, no contexto mundial, pelas suas utopias exclusivamente socialistas.
d) restrito à pintura e à música, sem expressões de destaque na poesia e na literatura em prosa, pois as via com perspectivas bastante acadêmicas.
e) de convergência das forças conservadoras da época, com valor histórico secundário; foi um movimento bastante mistificado pelos políticos alheios às mudanças.

Resposta: B

Assinale a alternativa falsa. O Romantismo:


A. procura o elemento nacional .
B. propõe ruptura com o passado.
C. foi introduzido no Brasil por Gonçalves de Magalhães.
D. é a valorização do que é "nosso".

Resposta: B

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