Pages

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Primo Basílio

O Primo Basílio de Eça de Queirós é um texto realista/naturalista traz narrador em 3a. pessoa - onisciente.

 Luísa e Jorge, recém-casados, moram em bairro pobre de Lisboa. Jorge é engenheiro e trabalha num Ministério.  Luísa, de personalidade frágil é leitora de romances e vive de forma ociosa e sonhadora. O casal  deseja um filho. para a felicidade completa.
Jorge parte para o interior - Alentejo - a negócios. Luísa, solitária, sofre com a ausência do marido, mas recebe uma visita que a alegra muito,  seu primo, Basílio.

Basílio foi o seu  seu primeiro amor , no passado ele a abandonara. Ao revê-lo , Luísa se sente feliz , segura pela presença masculina. Ele,  ao rever a prima, passa a desejá-la. Mas apenas para uma aventura.

Luísa cede às tentações, não consegue resistir ao charme do primo. A antiga paixão por Basílio vem à tona. Basílio conta-lhe suas aventuras amorosas, tão parecidas com àquelas dos romances lidos pela moça.  Luísa entrega-se ao adultério.

 Juliana, empregada da casa, tinha inveja de Luísa, desejosa de vingança , não só contra a moça, mas contra todas as patroas, rouba-lhe  algumas cartas do amante e passa a chantagear Luísa. Que cede a todos os pedidos da empregada e, muitas vezes, toma o seu lugar nos afazeres domésticos.  A moça começa a emagrecer e adoece.  

Basílio,  havia prometido levar Luísa consigo a Paris, mas novamente deixa-a . Luísa vê-se sozinha e desesperada, não sabe lidar com a situação. 

Jorge retorna a Lisboa e  sua mulher com medo de perdê -lo, transforma-se em criada de sua empregada Juliana, mas  Jorge ,vendo aquele disparate,  demite a empregada.

Luísa tenta de tudo para esconder seu adultério: reza, joga na loteria, tenta protituir-se com  um banqueiro a fim de  conseguir o dinheiro ara pagar à  chantagista, até que  resolve contar seu segredo a Sebastião, o melhor amigo de Jorge,  a moça obtém deste a promessa de ajuda. 

Sebastião, acompanhado de um policial, consegue recuperar as cartas de Juliana, quede tanto ódio, morre  vitimada por um aneurisma.

Luísa adoece e passa muitas noites com febre. A febre cerebral causa-lhe a perda dos cabelos.  A moça, quase recuperada, volta a adoecer, após descobrir que Jorge lera uma carta enviada a ela por Basílio.  Jorge revela ter conhecimento do adultério.

O livro termina com a morte de Luísa. Ironicamente,  em seu velório, o conselheiro Acácio aponta as  virtudes da defunta. Ah! O mais importante, a volta de Basílio, que tomando conhecimento da morte da prima, lamenta-se com um amigo por não ter trazido sua amante, Alphonsine.

Muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário