Pages

domingo, 18 de abril de 2010

9o.s anos - Paradidático do 2o. período


“Escondendo Edith” mostra o drama de uma garota judia de seis anos que precisa enfrentar os horrores da Segunda Guerra Mundial

Queridos, chegou o momento de fazermos um trabalho mais sério e um tanto doloroso, mas não podemos nem devemos nos privar dos acontecimentos mundiais. O Holocausto tem que ser revivido, recontado, “ressentido”.
O paradidático desse período nos dará o privilégio de embarcarmos numa história que pertence a todos.
Boa leitura.

Edith Schwalb tem apenas seis anos quando Hitler invade a Áustria. De repente, a garotinha se vê obrigada a deixar uma vida confortável em Viena para entrar em uma rotina de fugas e incertezas. Primeiro, sua família se muda para a Bélgica, mas é perseguida e foge para a França.

Lá, o pai de Edith é preso pelos nazistas e enviado a um campo de concentração. Perante a difícil situação, a mãe de Edith resolve enviar seus filhos caçulas – Edith e Gaston – para um abrigo na cidadezinha de Moissac, que acolhe crianças judias.

Todos os cidadãos de Moissac guardam o segredo das crianças. A casa é dirigida pelo casal Shatta e Bouli Simon, que ensina às crianças técnicas para sobreviver.

Apesar de muito nova, Edith se depara com perguntas difíceis. Por que sua mãe a abandonou? Ela não a ama? Será que eles estão mesmo seguros em Moissac? Em quem confiar? Um dia sua família se reencontrará?

A partir da comovente história de Edith Schwalb, Kathy Kacer constrói uma narrativa emocionante, que mistura literatura e biografia.

Escondendo Edith tem o objetivo de mostrar os horrores do Holocausto para as crianças, para que episódios como este nunca mais voltem a acontecer.

Um comentário:

  1. Olá! Adorei a história, mas gostaria de saber mais sobre a Sarah e se a Edith ainda vive!
    Obrigado!

    ResponderExcluir