Pages

terça-feira, 20 de abril de 2010

ÍNDIOS


Quem são:


Existem cerca de 230 povos indígenas no Brasil.

São mais de 600 mil pessoas!

A maioria dos indígenas vive em Terras Indígenas e o restante em diferentes cidades do país.

Os índios que vivem no Brasil falam muitas línguas. São cerca de 180 línguas indígenas!

A diversidade de culturas e línguas entre os povos indígenas no Brasil era muito maior na época da chegada dos colonizadores.

Muitos estudos indicam que no século XVI havia entre 2 e 4 milhões de índios. Eles pertenciam a mais de mil povos e falavam mais de mil línguas diferentes!

De onde vem a palavra índio?

A palavra índio é fruto do engano dos primeiros colonizadores. Ao chegarem nas Américas, eles pensaram estar na Índia e então chamaram de índios os habitantes do continente!
No Brasil essa palavra é usada como sinônimo de indígena. Indígena quer dizer “aquele que é nativo e descendente dos povos originários de uma localidade”.

Antigamente a palavra silvícola também era bastante usada para denominar os índios. Silvícola quer dizer “quem nasce ou vive nas selvas”. O termo é totalmente inadequado, porque o que faz de alguém indígena não é o fato de viver ou ter nascido na selva.

O que mais diferencia os índios dos brancos?

Os índios se diferenciam dos brancos na sua forma de pensar e de se relacionar com o ambiente onde vivem. Os povos indígenas sempre souberam usar os recursos da natureza sem colocá-la em risco, pois seus modos de vida dependem das relações que estabelecem com ela. É da natureza que retiram seus alimentos, seus remédios, a matéria-prima com a qual constroem suas casas etc, e é por isso que são grandes conhecedores do território onde vivem.

Os brancos, na maioria das vezes, se apropriam do ambiente de forma destrutiva, desmatando florestas para vender madeira, poluindo rios com a sujeira produzida pelas fábricas, sem pensar em como suas ações prejudicam a continuidade da vida.

E as crianças?

As crianças são como as plantas, como as sementes. (...) Por isso, a mãe e o pai, as madrinhas e os padrinhos devem cuidar e limpar os filhos para crescerem felizes como o pé de milho e de arroz quando são beijados pelo vento. Enquanto crianças crescerem no mundo, há esperança”. (...) Sem criança, o mundo vai acabar (...) Criança é a nossa vida”.

No mundo guarani, as crianças são socializadas sem repressão. “Mbyá puro não bate na criança. Bater não, nunca, tem que falar só, não precisa bater nem brigar”, declarou uma jovem Mbyá, mãe de três filhos, num discurso registrado por Litaiff.



Fonte:http://pibmirim.socioambiental.org/quem-sao

Nenhum comentário:

Postar um comentário