Pages

domingo, 4 de abril de 2010

Emprego das expressões: (sic), vide, por si só

(Sic)

O termo sic – advérbio latino que quer dizer "assim" – é usado entre parênteses depois de qualquer palavra ou frase que contenha um erro gramatical ou um dito absurdo que o redator quer deixar claro que não é dele, mas da pessoa que falou ou escreveu aquilo. Em resumo: ao colocar o (sic), você mostra ao leitor que é assim mesmo que estava no original, por mais errado ou estranho que pareça.
Vide

Usa-se vide quando se quer remeter alguém a outro livro, capítulo, página, trecho. Abrevia-se v. ou V. – inicial maiúscula quando no início da frase.
O imperativo do verbo ver de fato é "vede", que se refere a "vós", pronome rarissimamente usado no Brasil, motivo por que preferimos o latim "vide", que se traduz por veja ou até mesmo pelo infinitivo, por exemplo: ver pág. 10. Ver referência no final do capítulo.
Por si só
Deve-se pluralizar a expressão de acordo com o substantivo em referência. Quando reforça o pronome "si" (que serve para singular e plural), a palavra "só" tem valor adjetivo e é portanto flexionável. É como se disséssemos "a ação por si mesma, as provas por si mesmas, os fatos por si próprios".
Alguns exemplos:
Os fatos por si sós recomendam a punição do infrator.
Essas medidas por si sós resolverão o caso.
As provas apresentadas, por si sós, não foram suficientes para caracterizar o dano.

Um comentário:

  1. Helena, se a senhora tiver um tempinho, coloca algum exercicio para revisão da nossa prova? (oitava) beeeeijo, obrigada!

    ResponderExcluir