Pages

sábado, 27 de agosto de 2011

Tarefa de Casa

A tarefa de casa é um momento especial para que o aluno reforce os conteúdos trabalhados em sala de aula.
Muitas vezes, a família não percebe sua importância para a vida escolar do estudante, propondo outras atividades no horário que deveria ser destinado a esse fim.

Criar uma rotina e horário de estudo para ser seguida em casa, ajudará o estudante a memorizar os conteúdos, compreendê-los e se sentir seguro para realizar as provas.

A tarefa de casa não precisa estar, necessariamente, ligada ao conteúdo que o professor trabalhou, mas pode ser uma oportunidade de ter contato com um novo assunto, que será abordado em outras aulas, como disparadora de um tema.

Por trás das tarefas de casa sempre há um objetivo que o professor quer atingir, motivo pelo qual os estudantes devem levá-la a sério.

Pesquisas na internet, em jornais ou em revistas proporcionam um contato com o cotidiano de nossas vidas, além de favorecer a relação do aluno com a leitura, elemento fundamental para o desenvolvimento de uma boa escrita.

Os pais podem e devem ajudar os filhos no que diz respeito à interpretação dos enunciados das tarefas, orientar as pesquisas, sugerir ideias para os trabalhos, mas nunca assumir a responsabilidade das mesmas, fazendo-as no lugar dos filhos.

Em consequência da vida moderna, os pais trabalham muito e quando chegam em casa não querem ajudar. Se a família orientar o estudante quanto aos horários em que deve fazer suas tarefas e ainda que estas devam ser feitas com responsabilidade, aos poucos o mesmo irá perceber que é como as outras atividades de sua rotina, como arrumar e organizar seus objetos ou brinquedos depois de usá-los.

O que não pode acontecer é a família se negar a dar apoio, pois muitas vezes a criança ou jovem não consegue mesmo entender o solicitado, e fazem desse momento alvo de tensões e desentendimentos entre pais e filhos.

Mentir aos pais dizendo que a tarefa foi feita também é um fator agravante na rotina escolar. O aluno que não cumpre com seus deveres, não entrega trabalhos e não faz as tarefas, costuma perder pontos que poderiam lhe ajudar no fechamento das médias do bimestre.

Por Jussara Barros

É bom lembrar que: 

o dever de casa refere-se a uma tarefa a ser completada fora do horário escolar, de preferência em casa. As tarefas  ajudam a manter os pais informados e envolvidos na aprendizagem de sua criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário