Pages

sábado, 27 de agosto de 2011

Exercícios de Colocação Pronominal


Para as perguntas de 1 a 28 você deverá assinalar com C o que estiver correto e com I os incorretos:


1) ( ) O presente é a bigorna onde se forja o futuro (próclise)
2) ( ) Nossa vocação molda-se às necessidades (ênclise)
3) ( ) Se não fosse a chuva, acompanhar-te-ia (mesóclise)
4) ( ) Macacos me mordam!
5) ( ) Caro amigo, muito lhe agradeço o favor...
6) ( ) Ninguém socorreu-nos naqueles momentos difíceis
7) ( ) As informações que se obtiveram, chocavam-se entre si
8) ( ) Quem te falou a respeito do caso?
9) ( ) Não foi trabalhar porque machucara- se na véspera
10) ( ) Não só me trouxe o livro, mas também me deu presente
11) ( ) Ele chegou e perguntou-me pelo filho
12) ( ) Em se tratando de esporte, prefere futebol
13) ( ) Vamos, amigos, cheguem-se aos bons
14) ( ) O torneio iniciar-se-á no próximo Domingo
15) ( ) Amanhã dizer-te-ei todas as novidades
16) ( ) Os alunos nos surpreendem com suas tiradas espirituosas
17) ( ) Os amigos chegaram e me esperam lá fora
18) ( ) O torneio iniciará-se no próximo domingo
19) ( ) oferecida-lhes as explicações, saíram felizes
20) ( ) Convido-te a fazeres-lhes, essa gentileza
21) ( ) Para não falar- lhe, resolveu sair cedo
22) ( ) É possível que o leitor nos não creia
23) ( ) A turma quer-lhe, fazer uma surpresa
24) ( ) A turma havia convidado-o para sair
25) ( ) Ninguém podia ajudar-nos naquela hora
26) ( ) Algumas haviam-nos contado a verdade
27) ( ) Todos se estão entendendo bem
28) ( ) As meninas não tinham nos convidado para sair



29) Assinale a frase com erro de colocação pronominal:
a) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade
b) Com muito prazer, se soubesse, explicaria-lhe tudo
c) João tem-se interessado por suas novas atividades
d) Ele estava preparando-se para o vestibular de Direito



30) Assinale a frase com erro de colocação pronominal:
a) Tudo me era completamente indiferente
b) Ela não me deixou concluir a frase
c) Este casamento não deve realizar-se
d) Ninguém havia lembrado-me de fazer as reservas



31) Assinale a frase incorreta:
a) Nunca mais encontrei o colega que me emprestou o livro
b) Retiramo-nos do salão, deixando-os sós
c) Faça boa viagem! Deus proteja-o
d) Não quero magoar-te, porém não posso deixar de te dizer a verdade



32) O funcionário que se inscreve, fará prova amanhã:

1. Ocorre próclise em função do pronome relativo

2. Deveria ocorrer ênclise
3. A mesóclise é impraticável
4. Tanto a ênclise quanto a próclise são aceitáveis


a) Correta apenas a 1ª afirmativa
b) Apenas a 2ª é correta
c) São corretas a 1ª e a 3ª
d) A 4ª é a única correta



33) Assinale a colocação inaceitável:
a) Maria Oliva convidou-o
b) Se abre a porta da caleça por dentro
c) Situar-se-ia Orfeu numa gafieira?
d) D. Pedro II o convidou



34) O pronome pessoal oblíquo átono está bem colocado em um só dos períodos. Qual?
a) Isto me não diz respeito! Respondeu-me ele, afetadamente
b) Segundo deliberou-se na sessão, espero que todos apresentem-se na hora conveniente
c) Os conselhos que dão-nos os pais, levamo-los em conta mais tarde
d) Amanhã contar-lhe-ei por que peripécias consegui não envolver-me



35) Estas conservas são para nós __________ durante o inverno.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
a) alimentarmos- nos
b) alimentar- mo- nos
c) nos alimentarmos
d) nos alimentarmo- nos



36) Caso _______ lá, _______, para que não _______
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
a) se demoram � avisem-nos � nos preocupemos
b) se demorem � avisem-nos � preocupemo-nos
c) demorem-se � nos avisem � preocupemo-nos
d) demorem-se � nos avisem � nos preocupemos



37) Do lugar onde _______, ______um belo panorama, em que o céu ________com a terra
a) se encontrava � se divisava � ligava-se
b) se encontravam � se divisava � ligava-se
c) se encontravam � divisava-se � se ligava
d) encontravam-se � divisava-se � se ligava



38) O pronome está mal colocado em apenas um dos períodos. Identifique-o:
a) Finalmente entendemos que aquela não era a estante onde deveriam-se colocar cristais
b) Ninguém nos falou, outrora, com tanta sinceridade
c) Não se vá, custa-lhe ficar um pouco mais?
d) A mão que te estendemos é amiga



Para as questões que seguem de 39 a 58, marcará com a letra C aquelas com o pronome oblíquo bem colocado, obedecendo as normas da Língua Culta e com I assinalará as incorretas:


39) ( ) Quando se estudaram minuciosamente as propostas, descobriram- se todas as falhas
40) ( ) Segundo informaram- me na seção, já se encontram prontos os contracheques desta mês

41) ( ) Os papéis que remeteram-me estão em ordem, ainda hoje devolvê-los-ei como havia prometido-lhes
42) ( ) Os professores haviam-nos instruído para as provas
43) ( ) Nada chegava a impressioná-la em sua passividade
44) ( ) Que Deus te acompanhe por toda a vida
45) ( ) Quando lhes entregariam as provas, era um mistério que não lhes era possível desvendar
46) ( ) A respeito daquelas fraudes, os auditores já haviam prevenido-os há muito tempo
47) ( ) Os amigos entreolharam- se emocionados, mas não lhes deram mais nenhuma informação
48) ( ) Aquele foi o livro que lhe eu dei como prova de admiração
49) ( ) Admirou-me a despesa porque não havias-me dito que o presente iria custar-te tão caro
50) ( ) Ainda não me havias falado essas injúrias
51) ( ) Já de pé, banhando-me, ouço-lhe os passos no corredor
52) ( ) Dir-se-ia que todos preferem-lhe ocultar os fatos
53) ( ) Os alunos não têm preocupado-se com as provas
54) ( ) Peça a dar- se- lhe- à o perdão
55) ( ) Causava-me admiração ver aqueles jovens dedicando-se aos estudos, enquanto outros não se esforçavam nem um pouco
56) ( ) Nada se faria, se ficassem de braços cruzados
57) ( ) No caso de não cumprirem o horário das aulas, romperão-se as cláusulas contratuais
58) ( ) Assim que sentiu-se prejudicado, reclamou seus direitos


1) C
2) C
3) C
4) C
5) C
6) I
7) C
8) C
9) I
10) C
11) C
12) C
13) C
14) C
15) I
16) C
17) C
18) I
19) I
20) I
21) C
22) C
23) C
24) I
25) C
26) I
27) I
28) I
29) B
30) D
31) C
32) C
33) B
34) A
35) C
36) A
37) C
38) A
39) C
40) I
41) I
42) C
43) C
44) C
45) C
46) I
47) C
48) C
49) I
50) C
51) C
52) I
53) C
54) I
55) C
56) C
57) I
58) I
Disponível em: http://colocacaopronominal2.vilabol.uol.com.br/exercicios.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário