Pages

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Órfãos de Haximu (Turminha - 9o. ano)


Órfãos de Haximu - um mergulho no universo indígena e na história contemporânea do Brasil.

Resumo

Filhos de uma índia brasileira com um médico inglês, Daniel e sua  irmã gêmea, Nape, nascem numa reserva indígena em Roraima. Por motivos ligados à cultura Yanomami, apenas um deles deveria sobreviver, o fato faz com que o pai das crianças fuja com o menino para a Inglaterra.

Ao chegar na idade adulta, Daniel recorre ao estudo da Antropologia como forma de entender melhor seu passado. O processo de autoconhecimento o traz de volta ao Brasil e à floresta, onde vivencia o dia a dia de uma aldeia Yanomami. A trama mistura realidade e ficção e inclui fatos recentes da história do Brasil. Entre os acontecimentos abordados, estão o Massacre de Haximu (1993), quando indígenas Yanomami foram mortos por garimpeiros, e a disputa na reserva Raposa Serra do Sol, em que, após anos de polêmica, o Supremo Tribunal Federal (2009) deu ganho de causa aos povos indígenas.


O romance é excelente, traz questionamentos ambientais, éticos e culturais, numa linguagem acessível e em ritmo de aventura. Essa leitura extirpa pré-conceitos, levando-nos ao conhecimento da realidade indígena contemporânea. Você vai se emocionar com a leitura desse texto!

Um comentário:

  1. gostei do resumo mt obrigado o livro tambem eh interessante...

    ResponderExcluir