Oi, turminha,
Numa proposta de incentivo à leitura, a Editora Ática nos presenteou com a série- “Clássicos Brasileiros em HQ”. A proposta é: pela arte dos quadrinhos, induzir o leitor, a envolver-se com os grandes clássicos da literatura brasileira.
Crendo nessa proposta, trouxemos para o 1º. Período, a leitura de O Cortiço - marco do Naturalismo brasileiro - considerada a melhor obra de Aluísio de Azevedo. A adaptação do texto é do roteirista Ivan Jaf e Rodrigo Rosa assina os desenhos.
O Cortiço nos transporta para o Rio de Janeiro de fins do século XIX, quando proliferavam as habitações coletivas , ocupadas pela classe menos favorecida. É a primeira vez em que a literatura brasileira nos apresenta gente humilde, ou seja, o povo brasileiro, como tema central.
A história se passa no cortiço do inescrupuloso João Romão, ali moram profissionais liberais, lavadeiras, malandros, capoeiras, prostitutas... Pessoas desfavorecidas socialmente, e até marginalizadas. Uma gente humilde com seus problemas, vícios, simplicidade, miséria e, paradoxalmente, alegrias, festas, amores... Aliás, o próprio cortiço é um personagem que nasce, cresce, morre, renasce e influi na vida de seus moradores.
Você acompanhará os dramas cotidianos e os conflitos pessoais dos personagens de O Cortiço. E verá que é impossível deixar de rir ou chorar com as histórias surpreendentes desse texto, "retrato de nosso povo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário