Pages

terça-feira, 1 de junho de 2010

Holocausto - Campos de concentração nazistas para crianças

Da esquerda para direita: Júlia, Rubéns, Victor, Rayane, Bianca
9o. ano B


Essa turminha falou sobre os campos de concentração nazistas. Comentou sobre as experiências nos campos de concentração, o número de pacientes assassinado, o mais sanguinário dos doutores de Hitler: Joseph Mengele, cujas experiências foram responsáveis pelo extermínio de 400 mil pessoas em Auschwitz.     
Essa turminha deixou bem claro que os campos de concentração eram verdadeiros " Laboratórios do inferno". Em Auschwitz-Birkenau - Polônia (abril de 1940 a janeiro de 1945) Número de mortos: 1,1 milhão a 1,5 milhão. Experiências: Pesquisas com gêmeos e anões; infecção com bactérias e vírus; eletrochoque; esterilização; remoção de partes de órgãos; ingestão de veneno; criação de feridas para testar novos medicamentos; operações e amputações desnecessárias.

 Narrou a história de Anne Frank, uma entre o total de um milhão e meio de crianças judias assassinadas durante o Holocausto. Durante o tempo em que ficou escondida, Anne manteve um diário no qual registrava seus medos, esperanças e experiências. O diário virou livro, foi publicado em diversas línguas após o fim da guerra. Anne Frank tornou-se o símbolo de todas as crianças que morreram no Holocausto.
Finalmente, falou sobre o patocínio da morte A IG Farben  uma fábrica para a produção de óleo sintético e borracha (a partir do carvão) em Auschwitz, que foi uma pedra basilar no início da actividade da SS neste local durante o Holocausto. No auge, em 1944, esta fábrica fazia uso de 83.000 trabalhadores escravos. O pesticida Zyklon B, para o qual a IG Farben detinha a patente e que era usado nas câmaras de gás para o assassínio massivo, era fabricado pela Degesch (Deutsche Gesellschaft für Schädlingsbekämpfung), uma empresa detida pela IG Farben.

Parabéns! Ótima apresentação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário