Pages

quinta-feira, 7 de março de 2013

RESUMO DO PROJETO - BULLYING E CYBERBULLING: INTOLERÂNCIA NA ATUALIDADE.

Oi, turminha!

Mais uma etapa concluída!

Vocês são demais!
                                                                 
                                                                                "Seja excelente para o bem
                                                                               inocente para o mal."
                                                                                                                    Romanos 16.19



Neste primeiro período, trabalhamos o projeto BULLYING E CYBERBULLING: INTOLERÂNCIA NA ATUALIDADE. Abrimos o projeto com uma conversa informal sobre o tema. Em seguida, buscamos sensibilizar a turminha através de um filme pré-selecionado. Assistimos ao longa-metragem  Bullying - Provocações sem limites. Após uma nova discussão sobre o tema, percebemos que já tínhamos jovens mais conscientes dos conceitos de bullying e cyberbulluing, também conhecedores dos males causados por essas práticas inaceitáveis. Passamos  à leitura do livro paradidático escolhido: Bem-vindo ao meu pesadelo, de José Teles.  Após um debate regrado, iniciamos a produção de textos. Selecionamos para esse momento o gênero resenha de livro. As resenhas foram produzidas e retextualizadas em sala de aula.  Diante dos textos revisados, passamos às postagens nos blogs abertos pelos alunos - individualmente ou em grupos.

Os blogs 

Trabalhamos o gênero  blog. ( A criação dos blogs aconteceu dias antes, em sala de aula ou em casa - quando o aluno já dispunha desse letramento digital). 


Curta alguns momentos do projeto: 

Resenhas escolhidas


Aluízio Magalhães
 Aluízio  Magalhães - 9o. ano 
                        
                                               

Bem-vindo ao meu pesadelo

           O livro "Bem-vindo ao meu pesadelo" aborda como tema principal o bullying.  Conta a história de um garoto chamado Tiago, que acabou de mudar de escola, e descobre que existe um grupo de valentões, chamados de Bad Boys, que está de olho nele. 
          O autor foi inteligente, pois como o tema não possui elementos que prendam o leitor por muito tempo, ele optou pela criação de uma história fictícia, em que, o grupo de valentões gosta de basear suas artimanhas em cenas tiradas de filmes, como por    exemplo, "Loucuras de Verão" (1973, George Lucas). 
                                                             A obra apresenta personagens marcantes, e com um enredo eletrizante, faz com que não tenhamos vontade de parar. O livro tem como alvo o público infantojuvenil. Eu recomendo este livro para todos, é uma leitura maravilhosa. 


Ficha Técnica: 
Autor: José Teles
Título: Bem-vindo ao meu pesadelo
Editora: Bagaço
Edição: 2011
Número de páginas: 84
Preço Sugerido: R$25,00

Disponível em: http://foramosamericanos.blogspot.com.br/


Minha foto
Guilherme Cavalcanti 9o. B
Bem-vindo ao meu pesadelo



             O livro, "Bem-vindo ao meu pesadelo", aborda um fenômeno cada vez mais conhecido e divulgado internacionalmente, o bullying. O livro é mais uma divulgação e alerta em relação a esse fenômeno. 
               Com uma história fictícia, o livro aborda vários tipos de bullying, com agressão física, psicológica e com humilhação. A trama, além disso, mostra o que se passa na vida de uma vítima de bullying, e ajuda a identificar o bullying através da história de Tiago, um garoto considerado "estranho" no seu colégio, por ser descendente de poloneses, ter a pele muito alva, e os olhos de um verde diferente. Assim, vira mais um alvo dos "Bad Boys", os valentões da história. Desse jeito, acaba enfrentando vários problemas. 
                   O livro mostra as marcas que o Bullying deixa na vida de uma vítima, mesmo com uma história simples e não muito grande, o livro consegue abordar muitos assuntos, como os traumas e o medo das vítimas do bullying. Mas o livro mostra  também o lado dos agressores, [...] Tiago sente pena dos bad boys por um momento. 
           Resumindo,  Bem-vindo ao meu pesadelo é um bom livro para a conscientização sobre bullying, e é recomendável para todos que sabem pouco sobre o assunto.


Ficha técnica:  
       Autor: José Teles
       Título: Bem-vindo ao meu pesadelo
       Editora: Bagaço
       Edição: 2011
       Número de páginas: 84
       Preço sugerido: 25,00

Disponível em:http://goob-digitalart.blogspot.com.br/

                                                                    


Na biblioteca 

A turminha do 9o. ano postando os seus textos - produzidos em sala de aula. 



O vídeo acima foi produzido e editado por Sânio Jorge 9º. B.


Obrigada, turminha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário