Pages

terça-feira, 27 de março de 2012

BULLYING E CYBERBULLYING

Oi, turminha!

Nos dias 28 e 29 de março debateremos o tema bullying e cyberbullying. Não se esqueçam de trazer os seus livros paradidáticos -  PERSEGUIÇÃO (8o.s anos) e A FACE OCULTA UMA HISTÓRIA DE BULLYING E CYBERBULLYING (9o.s anos) - para a sala de aula, tragam também as cartolinas brancas e imagens que retratem o tema.
Beijo .






Ilustrações de Lelis

Não, não, este não é um livro de aventura. A perseguição é outra. E tem nome: bullying. 
Leo e Malu sofrem esse tipo de perseguição no nono ano: são alvos de comentários maldosos, apelidos depreciativos, agressões gratuitas, brincadeiras de mau gosto. Todos os dias. Por causa do cabelo, do peso, da roupa, não importa. É tudo preconceito. 

Preconceito? Ah, mas é só brincadeira! , alguns vão dizer. Não precisa ser radical, qual o problema? Eles não ligam... . 

Ligam sim. E não sabem o que fazer. Em quem confiar? Para quem contar? Como anular as provocações e reestruturar a autoestimas? 

Duas pessoas, duas histórias semelhantes, mas com duas formas diferentes de lidar com a situação... 

Tânia Alexandre Martinelli






                                                  Desenhos Manuela Eichner

Humilhação, hostilidade, ataque, difamação e covardia é uma fórmula que tem nome: bullying ou cyberbullying . 

Luciana sabe bem o que é isso. Ela fica até altas horas em seu computador, trocando mensagens com muitos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com outros usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o mundo real . No entanto, quando Marcelo a escolhe como alvo e começa a bombardeá-la com mensagens ofensivas pelo celular e pelo computador, Luciana fica transtornada, sem saber como agir com esse inimigo desconhecido. A situação se agrava no colégio quando Leonardo envolve Marcelo na prática do cyberbullying para difamar Henry, outra vítima desse tipo de afronta. 

Luciana e Henry são as vítimas. Leonardo e Marcelo, os agressores. Quem vai tomar uma atitude para coibir essa guerra?  

Maria Tereza  Maldonado


Nenhum comentário:

Postar um comentário