Pages

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O que você vai ler em 2012 - 9o. ano



SINOPSE


 Jake Taylor, um jovem que tem tudo: fama, uma bolsa de estudos pelo time de basquete, a namorada que era a garota mais desejada do colégio. 
Por outro lado, Roger Dawson não tinha nada. Não tinha amigos nem esperança. Roger sempre era humilhado e deixado de lado. O que poderia ser pior?
Jake e Roger eram melhores amigos quando crianças, mas a popularidade de Jake os afastou, uma vez que Roger não era tão despojado quanto Jake. 
Roger não mais se adequava ao estilo de vida de Jake ou de qualquer outro grupo de pessoas. Isto foi o fim do mundo para Roger, o que o fez levar uma arma para a escola, escondida em sua mochila. Magoado com seu estilo de vida, ele tomou uma trágica decisão: tirar a sua própria vida. 


Jake, desesperado, não consegue impedir Roger e isto o faz sentir-se culpado, abalado em seu "mundo perfeito". Algo então faz com que Jake veja o mundo de outra forma e o faz questionar o seu modo de viver. Jake não parava de se perguntar: "Será que eu poderia ter salvo Roger?". 
Buscando uma resposta para esta pergunta, Jake se depara com um outro jovem desamparado e sozinho em seu caminho. Jake então se aproxima deste jovem, mas teme que isto possa lhe custar seus amigos, sua namorada, seus sonhos e sua reputação. 
Jake chega a conclusão de que vale a pena pagar este preço para ter a resposta para a pergunta mais importante: "O que eu realmente quero da minha minhda vida?". 




Humilhação, hostilidade, ataque, difamação e covardia é uma fórmula que tem nome: bullying ou cyberbullying . 
Luciana sabe bem o que é isso. Ela fica até altas horas em seu computador, trocando mensagens com muitos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com outros usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o mundo real . No entanto, quando Marcelo a escolhe como alvo e começa a bombardeá-la com mensagens ofensivas pelo celular e pelo computador, Luciana fica transtornada, sem saber como agir com esse inimigo desconhecido. A situação se agrava no colégio quando Leonardo envolve Marcelo na prática do cyberbullying para difamar Henry, outra vítima desse tipo de afronta. 

Luciana e Henry são as vítimas. Leonardo e Marcelo, os agressores. Quem vai tomar uma atitude para coibir essa guerra? 


Sinopse

Escrito por Nimrod, esta biografia romantizada descreve um momento-chave na vida de Rosa Parks, uma das mais importantes ativistas do movimento negro norte-americano: o dia em que, sentada num ônibus, ela se recusa a ceder seu lugar a um homem branco, infringindo as leis vigentes na época. Seu ato de “desobediência civil” evidenciou as desigualdades norte-americanas e o confronto que aquela sociedade travava entre o passado escravagista e o presente discriminador. Rosa Parks se tornou marco na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos e inspirou inúmeras lideranças e grupos contrários ao racismo e ao apartheid em diferentes lugares. No prefácio deste livro, Acácio S. Almeida Santos (professor do Departamento de Antropologia da PUC-SP) escreve que “o leitor brasileiro tem aqui a oportunidade de participar de uma das mais singelas homenagens à memória da mãe da luta pelos direitos civis nos EUA, num surpreendente e inquietante relato de como a comunidade afro-americana se levantou contra as leis Jim Crow e promoveu o mais longo boicote ao transporte público de que se tem notícia”. Sobre o autor - Nimrod nasceu em 1959 no Chade, país que pertencia à África Equatorial Francesa,. Hoje mora e escreve na França. Publicou vários livros de poesia e fundou as revistas literárias Aleph Beth e Agotem. 




"Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
— Continue, disse eu acordando.
— Já acabei, murmurou ele.
— São muito bonitos.
Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro."


       "Nisto olhei para o muro, o lugar em que ela estivera riscando, escrevendo ou esburacando, como dissera a mãe. Vi uns riscos abertos, e lembrou-me o gesto que ela fizera para cobri-los. Então quis vê-los de perto, e dei um passo. Capitu agarrou-me, mas, ou por temer que eu acabasse fugindo, ou por negar de outra maneira, correu adiante e apagou o escrito. Foi o mesmo que acender em mim o desejo de ler o que era.
        Tudo o que contei no fim do outro capítulo foi obra de um instante. O que se lhe seguiu foi ainda mais rápido. Dei um pulo, e antes que ela raspasse o muro, li estes dois nomes, abertos ao prego, e assim dispostos:
       BENTO
      CAPITOLINA
       Voltei-me para ela; Capitu tinha os olhos no chão. Ergueu-os logo, devagar, e ficamos a olhar um para o outro... Confissão de crianças, tu valias bem duas ou três páginas, mas quero ser poupado. Em verdade, não falamos nada; o muro falou por nós. Não nos movemos, as mãos é que se estenderam pouco a pouco, todas quatro, pegando-se, apertando-se, fundindo-se. Não marquei a hora exata daquele gesto. Devia tê-la marcado; sinto a falta de uma nota escrita naquela mesma noite, e que eu poria aqui com os erros de ortografia que trouxesse, mas não traria nenhum, tal era a diferença entre o estudante e o adolescente. "
Arte - Rodrigo Rosa

          "A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
          As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a tinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã."

Dom Casmurro  - Clássicos em HQ

Os mistérios
DA ALMA

“Bento Santiago é um homem de meia-idade cujo apelido é Dom Casmurro (que tanto pode significar “ensimesmado, recolhido” como “teimoso cabeçudo”). Vive só com conforto sem nada que lhe falte... Materialmente, pelo menos. Mas falta-lhe ele mesmo, como o leitor verá neste relato, ao mesmo tempo saudoso e angustiado.
Na tentativa de reconstruir seu passado, o Casmurro nos convida a adentrar suas memórias e impressões acerca de várias fases de sua vida, sempre impregnadas de uma envolvente presença: Capitu , sua grande paixão.”
Mas cuidado, caro leitor! Por vezes você acreditará que esses fragmentos de recordações são suficientes para desvendar o grande enigma que assombra o nosso narrador, explicando-lhe o sofrimento ( injustamente arquitetado por aqueles que ele mais amava). Por outras, eles se revelarão apenas provas forjadas de um crime que talvez nunca tenha sido cometido, mas irremediavelmente julgado.
Nessa história cada detalhe, pode ser decisivo e a atenção deve ser voltada para todos os lados, para cada palavra ou imagem.
[...]
Cada quadro proporciona ao leitor uma viagem única pelo universo interior de um personagem tão indefinível quanto as emoções que sua narrativa desperta.”

Fonte: Dom Casmurro – Machado de Assis
 por Rodrigo Rosa – arte e Ivan Jaf - Roteiro


Eu sei o que você está pensando. "Bateria, garotas e a Torta Perigosa", de que se trata, afinal? Se você já teve um apelido que o fez desejar se enfiar num buraco ou foi obrigado a entrar na sala do orientador da escola, prometo que irá entender este livro:; Steven tem 13 anos e uma vida totalmente normal (tudo bem, quase): Ele toca bateria na All-Star Jazz Band, o grupo mais cool da escola; é apaixonado pela garota mais bonita de sua turma (e que nem sabe que ele existe); está sempre sentado à frente da mesa da orientadora da escola (que o suborna com doces); e tem um irmão de 5 anos, Jeffrey (que é mais do que fofo), que vive o pertubando. Ah, Steven tem pais também (daquele tipo que só sabem embaraça-lo). Mas quando Jeffrey fica seriamente doente, o mundo de Steven vira de cabeça para baixo ao ter que lidar, ao mesmo tempo, com a doença do irmão, com as tentativas (atrapalhadas) dos pais para manter a família unida, com a banda, com os deveres de casa mais do que atrasados, com as garotas e, é claro, com a Torta Perigosa (sim, você terá que ler o livro para descobrir o que é). 'Bateria, garotas & a torta perigosa' mergulha a fundo no coração de uma família em crise, com muito humor, esperança e imensa sensibilidade.


Três narrativas, de diferentes autores e épocas, entrelaçadas por um tema central: o amor.


Na antiga Verona, apesar do ódio entre suas famílias, Romeu e Julieta se apaixonam perdidamente...
Nos frios e rudes terrenos do norte da Inglaterra do século XIX, Catherine e Heathcliff compartilham seu atormentado e perverso amor...  
Em uma metrópole brasileira atual, Thomaz e Rute vivem um amor transformador, capaz de romper barreiras sociais...
Eis os enredos de Três amores, o primeiro volume da coleção Três por Três. A obra é composta pela adaptação dos clássicos Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë, além do inédito Um amor em dez minutos, de Márcia Kupstas, que também é a adaptadora dos dois clássicos. São tres histórias de amores proibidos, arrebatadores, de jovens de diferentes tempos e lugares, envolvendo o leitor em um mundo de fortes emoções.
http://www.leiabrasil.org.br/


Tirei daqui:http://imagensbiblicas.wordpress.com/category/jaco/
Conheceremos também  a profundidade do verdadeiro amor , pois leremos a história  de Jacó e Raquel. Diz-nos o texto sagrado numa frase de uma beleza extraordinária: "Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava".
(Gênesis 29. 1-30)

7 comentários:

  1. oi professora.
    estou morrendo de saudade da senhora.
    eu estou mandando um recado para a senhora.
    eu não estou conseguindo para a senhora mas eu vou tentar mandar por e-mail ok professora.
    beijus.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber a ordem de uso dos livros, para poder adquiri-los à medida que forem sendo usados. Parabéns pelo blog.

    Grata

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estamos finalizando os projetos didáticos esta semana- 23 a 26 de janeiro. Assim que fecharmos as datas, postarei a ordem de uso. Em todo o caso, é bom comprar os livros com antecedência, pois os adolescentes gostam de folheá-los, olhar as capas, sentir o cheiro do livro, fazer aquela primeira leitura... E isso é muito bom! Há diversos Sebos na Internet com bons preços e entrega imediata.

    ResponderExcluir
  4. Ordem de uso: 1o. período "Para salvar uma vida", "A face oculta".
    2o. período " Dom Casmurro - Clássicos em HQ" (Ática) e
    "Três amores" - coleção Três por Três (Atual)
    3o. período"Bateria, garotas & a torta perigosa"(Record)
    4o. período "Rosa Parks: não à discriminação racial (SM)

    ResponderExcluir
  5. Ai, Baterias, garotas & a torta perigosa é uma delícia! Eu li quando era sétima série, apesar de que a senhor nem passou pra mim, havia passado pra minha irmã, quando eu era sexta. Amei, amei e chorei também. Já li umas três vezes, hahahaha. Beijos Professora, muitas saudades!

    ResponderExcluir
  6. Oi, menina que eu amo!

    Saudade, saudade, saudade, saudade muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita!

    Beijo!

    ResponderExcluir