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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A importância da leitura como prática individual e social

"Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive. Se "ler livros" geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida:  a  leitura  do  voo  das  arribações  que  indicam  a  seca  -  como  sabe  quem  lê Vidas Secas, de Graciliano Ramos  -  independe da aprendizagem  formal e se  faz na  interação cotidiana com o mundo das coisas e dos outros.  

  Como entre tais coisas e tais outros incluem-se também livros e leitores, fecha- se o círculo: 
lê-se  para  entender  o mundo,  para  viver  melhor.  Em  nossa  cultura,  quanto  mais  abrangente  a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela.  

  Do  mundo  da  leitura  a  leitura  do  mundo,  o  trajeto  se  cumpre  sempre,  refazendo-se, 
inclusive, por um vice-versa que transforma a leitura em prática circular e infinita. Como fonte de saber e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola."  
(Marisa Lajolo. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática)  

2 comentários:

  1. Olá, Danielle!

    As outras leituras são aquelas que não estão nos livros , mas na vida. Aquelas leitura que aprendemos com os mais velhos como o ponto certo de uma comida, identificar no céu uma chuva iminente... São aquelas que acontecem na nossa interação com o mundo.

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