Pages

terça-feira, 26 de abril de 2011

É proibido ser diferente!

Oi, turminha !

Este é o livro que será trabalhado no 2o. período - 9o.s anos:


O livro É proibido ser diferente! - focaliza o período da ditadura militar no Brasil, Jaques conta a história de sua irmã Caroline, de 17 anos. Diferente das outras garotas passava horas entre os livros e uma boa conversa com Édison, seu pai, comunista convicto. Além disso, a moça era apaixonada por Flávio, um garoto mais novo. O pai de Flávio, seu Ciro, fazia parte do grupo de direita, pronto a perseguir quem se opusesse ao novo regime. Caroline e Flávio, apesar de apaixonados, vivem tempos difíceis, pois para os jovens revolucionários da época, não havia espaço para felicidade individual, quando o que se desejava era o bem coletivo. Os inesquecíveis anos de chumbo traziam consigo a repressão política, a escalada da violência, torturas e mortes. Entre o amor e a revolução, Caroline não teve dúvida ao abraçar a causa dos oprimidos, mudou-se para São Paulo e aliou-se à militância de esquerda, participou de um movimento de guerrilha urbana, foi chamada de subversiva, acusada de "crime de opinião”, mas não desistiu da luta e para isso colocou a sua vida em risco.
Autor
Fernando Vaz nasceu em Santa Rita do Passa Quatro. Formado em Direito pela USP, por concurso ingressou no funcionalismo público, abraçando mais tarde a carreira de bancário. Casou-se e teve três filhos. Hoje em dia, dedica-se a ler, estudar e escrever.

Tema - Ditadura militar



Fotografia do site: planetaeducação.com.br
                                                                                                                                               
O Regime militar no Brasil foi um período da História política brasileira iniciado com o golpe militar. Em 31 de março de 1964, o presidente João Goulart foi deposto por líderes militares e civis contrários às reformas propostas por ele. Jango, como era mais conhecido, via com simpatia movimentos populares, o que desagradou à elite conservadora.
No contexto da Guerra Fria, em que muitos governos de esquerda adotavam regimes socialistas, a exemplo de China e Cuba, a direita encarregou-se de propagar o temor ao “perigo vermelho”.O resultado foi a eclosão de uma série de golpes militares na América Latina, com o aval dos Estados Unidos.
No Brasil, a classe média também foi convencida de que era preciso reagir à onda comunista. Com isso, sucederam-se cinco militares na presidência do país: Humberto Castelo Branco (1964 a 67), Artur da Costa e Silva (1967 a 69), Emílio Garrastazu Médici (1969 a 74), Ernesto Geisel (1974 a 79) e João Figueiredo (1979 a 1985).
Foram 21 anos marcados por cassação de direitos políticos, censura, perseguição, prisão, tortura e até assassinato de diversos opositores da ditadura, incluindo artistas, jornalistas, estudantes e líderes sindicais.
Somente em 1985 um civil voltou a ser eleito, ainda que indiretamente, para a presidência do país: Tancredo Neves, falecido pouco antes da posse. O vice José Sarney acabou assumindo o cargo e as primeiras eleições diretas pós-ditadura ocorreram quatro anos mais tarde.

8 comentários:

  1. Li o livro e me fez pensar quantas pessoas foram torturadas,ou morreram lutando para acabar com a ditadura e para conseguir um Brasil melhor e hoje parece que ninguém da valor para isso.Indico para todos de todas as idades esse livro. Nota 10!

    ResponderExcluir
  2. Li o livro e fiquei pensando em quantos amores e sonhos como o de Caroline e Flávio não foram destruidos pelo regime?

    ResponderExcluir
  3. helena obg por posta isso ajudou na minha prova obgg messsmooo you do love you friends!!!

    ResponderExcluir
  4. eu sou filho dela de rejane minha mãe

    ResponderExcluir