Pages

terça-feira, 19 de abril de 2011

Projeto Índio em cena


Este ano, novos e antigos participantes da Mostra de conhecimento Índio em cena encontraram-se. Uma turminha cresceu – é só conferir as imagens do projeto em 2010. Outra turminha aparece bem mais jovem que a da Mostra passada, mas a dedicação ao projeto foi a mesma.

Para as apresentações do 9º. ano, fez-se a leitura do paradidático Órfãos de Haximu de Inês Daflon e Maria Lúcia Daflon. Um romance excelente, que despertou questionamentos ambientais, éticos e principalmente culturais, extirpou pré-conceitos e nos conduziu ao conhecimento da realidade indígena contemporânea do nosso país. As equipes trouxeram os seguintes temas: A cultura Yanomami, O massacre de Haximu, As reservas indígenas em Roraima, Infanticídio crime ou tradição? , Povos das florestas e seus diferentes olhares.

Para as apresentações do 8º. ano, fez-se a leitura do paradidático Iracema em cena de Walcyr Carrasco. Iracema em cena traz duas narrativas: a de Adamo divertidíssima, pois o protagonista é um jovem talentoso que tem dois desafios: fazer a minissérie do clássico “Iracema” ser respeitada, além de achar um jeito de a bela Joana, que interpreta Iracema, perceber que ele existe. A outra história é Iracema – clássico da literatura brasileira – de rara beleza. A obra de Walcyr Carrasco aproximou as crianças da história natural do indígena, a questão da intertextualidade, apresentou a realidade da condição do índio contemporâneo, que tem voz no texto e questiona a sua posição atual, bem diferente da encontrada nos romances de época . As equipes trouxeram os seguintes temas: Iracema em cena, Povos da floresta e seus diferentes olhares, Vocabulário indígena , Medicina indígena, Lendas indígenas, cultura indígena.

Fico feliz por compartilhar com vocês momentos como esse, em que aprendemos e socializamos conhecimentos tão importantes .

Minha gratidão sincera a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização da Mostra de conhecimento, especialmente: àquelas mães auxiliadoras: às fazedoras de bolos e quitutes, às ajudantes na confecção de cartazes, roupas e lembrançinhas, às que repassam falas com as crianças e às que assistem às apresentações. Muito obrigada! Os momentos importantes de nossos filhos são nossos também. E eles passam tão depressa...

Obrigada à direção que compareceu para prestigiar a nossa turminha, à Graça Teti - nossa coordenadora e parceira, a Betinho nosso parceiro e amigo, aos professores, funcionários, à querida Sônia, nossa bibliotecária e a todos que conferiram o evento.

A Paz do Senhor Jesus Cristo esteja convosco!
"Educa teu filho no caminho em que deve andar e quando grande não se desviará dele". Prov. 16:22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário