Pages

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mostra Índio em Cena

Oi, turminha!

A II Mostra de conhecimento Índio em cena é na próxima segunda-feira 18/04, não esqueça os materiais para apresentação em casa. Chegue cedo!

Beijo!

História do Dia do Índio



Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.


Origem da data


Em 1940, foi realizado no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Diversas autoridades governamentais da América estiveram presentes. Porém os vários líderes indígenas do continente, apesar de convidados, não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico.

Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, com a função de zelar pelos direitos dos indígenas na América.


O Brasil não aderiu imediatamente ao Instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Além das diversas comemorações, esse dia deve ser de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.



Fonte:http://culturasamonte.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário