Pages

terça-feira, 15 de março de 2011

Tipos textuais

Injuntivo - Sequências Tipológicas injuntivas ou instrucionais têm por objetivo instruir o leitor/ouvinte sobre alguma coisa. Por isso, as formas verbais mais freqüentes empregadas estão no modo imperativo. Por delicadeza, para utilizar uma linguagem mais polida, a intenção de ordem pode ser expressa por perguntas ou por incentivo a alguma ação.O importante é que sequências instrucionais caracterizam-se por fazer o interlocutor executar alguma ação. A ordenação das ações, por isso, pode ser relevante e a sequência entre os enunciados pode corresponder a mais uma conexão necessária entre os atos de executar.

Mini Pizza


1 unidade(s) de pão sírio
1 colher(es) (sopa) de Molho de tomate
15 gr de cottage
1/2 unidade(s) de tomate em fatias
1/2 unidade(s) de cebola em fatias
quanto baste de azeitona verde picada(s)
quanto baste de orégano
quanto baste de manjericão
Modo de preparo
Coloque no pão sírio o molho de tomate o cottage,as fatias de tomate e de cebola,as azeitonas picadas,o orégano e o manjericão.
Leve ao forno,pré-aquecido,por aproximadamente 5 minutos ou até o queijo derreter.


Preditivo -  Sequências Tipológicas preditivas têm por objetivo fazer o leitor/ouvinte acreditar em um estado de coisas que ainda está para acontecer. Por isso, predominam os verbos nos tempos futuros e os conectores lógicos não são importantes. Pode-se perceber, formalmente, uma semelhança com a descrição de uma situação futura: uso de verbos de estado e de frases nominais.

Aries 21/03 a 19/04

Use o bom humor e a criatividade na hora de lidar com os problemas, ariana. Com um pouco mais de leveza, tudo se resolve mais facilmente. No amor, deixe as críticas de lado, viva e deixe viver! Nas amizades, o clima é de liberdade e estar ao lado dos amigos será a melhor parte do seu dia. Na escola, tente ter um pouco mais de boa vontade com aquelas matérias mais chatinhas.

3 comentários:

  1. eu já postei a resenha sobre o livro o cortiço já coloqeui em plublicar postagem viu professora helena caldas eu já me seguir e ele seguir professora beijus e até amanhã de tarde no colégio.

    ResponderExcluir
  2. Teu blog sempre me ajudando, não é? Obrigada, haha! Saudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaades! =*

    ResponderExcluir
  3. Língua Portuguesa *-----------* ♥'

    ResponderExcluir