Pages

sexta-feira, 11 de março de 2011

Texto literário X texto não - literário

Oi, turminha!

De forma rápida tento esclarecer dúvidas sobre texto literário e não-literário.

Texto Literário - É aquele que expressa a opinião pessoal do autor, ou seja, é subjetivo - traz o "olhar" de seu escritor, a sua forma de sentir e enxergar o mundo . Os estudiosos afirmam, em consenso, que esse tipo de texto tem uma função estética. Utiliza como recurso de encantamento as figuras de linguagem.
São os romances, Os contos, as poesias, etc.

Texto não-literário -É aquele que se preocupa indubitavelmente em transmitir uma mensagem de forma clara e objetiva, ou seja, é o texto que tem uma função utilitária. Espera-se dos leitores a mesma compreensão .
São as notícias de jornais, as bulas de medicamentos, as receitas culinárias, etc.

Trocando em miúdos: A característica fundamental do texto literário é colocar em relevância o plano da expressão, que não serve apenas para transmitir conteúdos, ou informações, mas para recriá-los. Enquanto o texto não-literário detém função utilitária, ou seja, pretende informar, convencer, explicar, responder, ordenar, etc.

4 comentários:

  1. oi qurida professora o livro orfõs de haximu é muito interesante esse assunto de texto litérario e não literario eu já vi nas outras séries do colégio agnes.
    até segnuda - feira no colégio a senhora vai corrigir a tarefa de quinta - feira que a senhora passou para ks de português da página 228 em professora. o meu blog é jmichelleoliveira@bol.com.br o nome é jéssica lima.

    beijus professora de sua querida aluna jéssica da 8c tarde.

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida!

    Que bom receber seu comentário!

    Gosto muitíssimo de você!

    Até segunda!

    ResponderExcluir
  3. Jéssica,

    Não consigo encontrar o teu blog.

    ResponderExcluir
  4. Jéssica,

    Encontrei teu blog, mas não há postagens nele.
    Hora de começar!

    ResponderExcluir