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domingo, 30 de junho de 2013

De férias ou em férias?

Foto: Quanto pirraaaaa.

Nada disso importa! O importante é aproveitar para descansar, passear, namorar, orar...


Mas para não perder o costume, aí vai a resposta: tanto faz! Pode-se dizer das duas maneiras:
 Vou entrar em férias. / Vou entrar de férias.


Mas basta você acrescentar um adjetivo às férias para que se reduzam as opções. Nesse caso, somente se deve usar a preposição em.

Exemplo: Os professores entrarão em férias regulamentares amanhã. 


Beijos e boas férias!!!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Produção textual : um novo momento da tecnologia na sala de aula


Olha a turminha aí, gente!



Hoje, o uso da tecnologia deixou de ser um empecilho para tornar-se fundamental no processo das múltiplas aprendizagens. Usando novos recursos e antigas técnicas, temos alcançado bons resultados no campo da análise e produção de textos.  

Celulares e tablets têm sido ferramentas importantes de uso cotidiano. De fato, nós professores, de outra geração, tememos as novidades tecnológicas, mas os alunos compartilham os seus saberes conosco e outros alunos. Assim, o que temos é uma turminha muitíssimo comprometida, o que implica interação, troca de informações e aprendizagem.

Para produção de texto, inicialmente, estudamos o gênero textual com auxílio do livro didático e fizemos a leitura do livro paradidático, depois passamos à produção de texto: oral e escrito. Finalmente, com o texto pronto, fez-se a correção e a postagem no blog.

O resultado é sempre surpreendente.  Quer conferir? 



















quinta-feira, 20 de junho de 2013

Locução verbal

Conceito de LOCUÇÃO VERBAL

Quando dois ou mais verbos têm valor de um, eles formam uma locução verbal, expressão que é sempre composta por verbo auxiliar + verbo principal.
  • Está  cantando = canta
  • Ia andando = andava
Nas locuções verbais, conjuga-se apenas o verbo auxiliar, pois o verbo principal vem sempre em uma das formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio.
Os verbos auxiliares de uso mais frequente são ter, haver, ser, estar e ir.
Quando a locução verbal é constituída de formas dos verbos auxiliares ter e haver mais o particípio do verbo principal, temos um tempo composto.
  • Ele já tinha saído para o trabalho quando você  me telefonou.
  • Ele já saíra para o trabalho quando você  me telefonou.
Como podemos distinguir as locuções verbais e os tempos compostos?

Formação dos tempos compostos

Na voz ativa, como já  exemplificamos acima, os tempos verbais são compostos pelos verbos auxiliares ter ou haver + o verbo principal.
Já na voz passiva, os tempos compostos são formados pelos verbos auxiliares ter ou haver + ser + verbo principal no particípio.
  • Temos sido beneficiados com o trabalho deste delegado.
  • As vendas têm aumentado bastante no último mês

Formação da Locução verbal

A locução perifrástica, por sua vez, é formada pela junção de um verbo auxiliar + um verbo no infinitivo ou no gerúndio.
  • Estamos fazendo o possível para terminar logo.
  • Vou vender todas as mercadorias e atingir a minha meta.
Fonte:
CEREJA, William Roberto. Português: Linguagens: volume 2: ensino médio / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5. ed. – São Paulo: Atual, 2005.
http://recantodasletras.uol.com.br/gramatica
Disponível em:http://www.infoescola.com/portugues/locucao-verbal/

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Adjetivo e locução adjetiva

Adjetivo 

Adjetivo é a palavra variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, modo de ser ou aspecto.

Ex.: neve branca; cidade moderna.

Classifica-se em:

- Simples: quando apresenta um único radical.
Ex.: comida saborosa.

- Composto: quando apresenta mais de um radical.
Ex.: programa sociocultural.

- Primitivo: quando não provém de outra palavra da língua portuguesa.
Ex.: inimigo leal.

- Derivados: quando provém de outra palavra da língua portuguesa.
Ex.: calça esverdeada.

Locuções Adjetivas

Locução adjetiva é a expressão formada de preposição + substantivo (ou advérbio), com valor de adjetivo.

Noite de chuva (chuvosa)
Atitudes de anjo (angelical)
Pneu de trás (traseiro)
Menina do Brasil (brasileira)

de abdômen  =   abdominalde estômago = gástrico, estomacalde orangotano = pitecal
de abelha  =   apícolade estrela = estelar de orelha = auricular
de abóbora  =  cucurbitáceode éter = etéreo de outono = outonal
de abutre  =   vulturinode fábrica = fabril de ouvido = ótico
de açúcar =  sacarinode face = facialde ouro = áureo
de Adão  =  adâmicode falcão = falconídeode osso = ósseo
de águia   =  aquilinode fantasma =espectralde ovelha = ovino
de alface   =  lactúceode faraó = faraônicode pai = paterno, paternal
de alma    =  anímicode farinha = farináeode paixão = passional
de aluno   =  discentede fêmur = femural de palato = palatal
de amígdalas =  tonsilarde fera = beluíno, feroz, ferinode pântano = palustre
de amor   =  eróticode ferro = férreode papa = papal 
de andorinha  =  hirundinode fígado = figadal , hepáticode paraíso = paradisíaco
de anel   =  anularde filho = filialde parede = parietal 
de anjo    =  angelicalde fogo = ígneode páscoa = pascal
de ano =  anualde folha = foliáceode peixe = ictíaco, písceo
de aranha  =  aracnídeode formiga = formicularde pele = cutâneo, epidérmico
de asno =  asinino de frente = frontalde pênis = peniano, fálico
de astro =  sideralde gado = pecuáriode pescoço = cervical 
de audição =  óticode gafanhoto = acrídeo de Platão = platônico
de aves de rapina =  acipitrinode galinha = galináceode plebe = plebeu
de Baco  =  báquicode galo = alectóriode pombo = columbino
de baço =  esplênicode ganso = anserinode porco = suíno, porcino
de baixo-ventre     = alvinode garganta = guturalde prado = pratense
de bálsamo =  balsâmicode gato =felino , felídeo de prata = argênteo, argentino, argírico
de bexiga =  vesicalde gelo = glacialde professor = docente
de bílis =  biliarde gesso = gípseode prosa = prosaico
de bispo  =  biliarde Golias = goliardode proteína = protéico 
de boca =  bucal , oralde guerra = bélicode pulmão = pulmonar
de bode  =  hircinode homem = humano, viril de pus = purulento
de boi   =  bovinode idade = etáriodos quadris = ciático
de borboleta   =  papilionáceode Idade Média =  medievalde raio = fulgural 
de bosque      =  nemoralde igreja = eclesiásticode raposa = vulpino
de brejo   = palustrede ilha = insularde rato = murino
de bronze  = brônzeo, êneode insetos = entômicode rei = real 
de cabeça = cefálico, capitalde intestino = intestinal, entérico, cilíacode rim = renal
de cabelo = capilarde inverno = hibernalde rio = fluvial , potâmico 
de cabra = caprino de irmão  = fraterno, fraternalde rocha = rupestre
de caça  = venatório, cinegéticode joelho = genicularde romance = romanesco
de campo = rural de junho = juninode rosa = róseo 
de cana = arundíneo de lado = lateralde sabão = saponáceo 
de cão = caninode lago = lacustrede seda = sérico, seríceo 
de cardeal   =  cardinalíciode lágrima = lacrimalde selo = filatélico
de Carlos Magno = carolíngiode leão = leoninode selva = silvestre 
de carneiro = arietinode lebre = leporinode sobrancelha = superciliar
de cavalo = eqüídeo, eqüino, hípicode leite = lácteo , lácticode sonho = onírico
de cegonha = ciconídeode lesma = limacídeode sócrates = sintático
de cela , célula = celularde limão = cítricode sol = solar
de chumbo  = plúmbeode lobo = lupinode sul = meridional, austral
de chuva = pluvial de lua = lunar , selênicode tarde = vesperal , vespertino, crepuscular
de cidade  = citadino , urbanode macaco, símio = simiescode teatro = teatral
de cílio = ciliarde maçãs do rosto= malarde tecido = têxtil
de cinza  = cinéreode madeira , lenho = lígneode terra = terrestre, terreno, telúrico
de circo  = circensede madrasta = novercalde terremoto = sísmico
de cobra  = colubrino, urbanode mãe = materno, maternal de tijolo = laterário
de cobre = cúpricode manhã = matinal de tio = avuncular
de coelho  = cunicularde mar = marinha, marítimo, equóreode tórax = torácico 
de coração = cardíaco, cordial  de marfim = ebúrneo, ebóreo de touro = taurino, táureo
de correio= postal de margem = marginalde trás = traseiro
de corujas = estrigídeosde mármore = marmóreode trigo = tritíceo
de costas = dorsal de memória = mnemônicode túmulo = tumular
de coxa  = cruralde mestre = magistralde umbigo = umbilical 
de crânio  = cranianode moeda = monetário, numismáticode universo ( habitado) = ecumênico 
de criança   = pueril , infantil de Moisés  = mosaicode unha = ungueal
de dança = coreográficode monge = monacal, monásticode vaca = vacum
de daltonismo = daltônicode monstro = monstruosode vasos sanguíneos = vascular
de dedo = digital de morte = mortal, letal , mortíferode veado = cerval , elafiano
de Descartes = cartesiano de nádegas = glúteode velho , velhice = senil
de diamante = adamantino, diamantino de nariz = nasalde vento = eóleo , eólico
de dinheiro = pecuniáriode navio = navalde verão, estio = estival
de direito = jurídicode neve = níveo , nivalde víbora = viperino
de éden = edênicode Nilo = nilóticode vida = vital
de eixo = axial de noite = noturnode vidro = vítreo, hialino
de embriaguez = ébriode norte = setentrional, boreal de vinho = vínico, vinário, vinosos, víneo 
de enxofre     = sulfúrico, sulfúreo, sulfuroso de noz = nucularde vinagre = acético
de erva  = herbáceode nuca = occipitalde violeta = violáceo
de espelho    = especular de óleo = oleaginoso de virilha = inguinal
de esposa = uxorianode olhos = ocular, óptico, oftálmicode virgem = virginal
de esposos = esponsalde Olimpo = olímpicode visão = óptico ( ótico )
de  esquilo = ciurídeode opala = opalino, opalescente de vontade = volitivo



terça-feira, 4 de junho de 2013

Projeto Curta Literatura 9o. ano A/B

               O projeto Curta Literatura objetiva a produção de curtas–metragens, a partir da leitura de clássicos da literatura brasileira ou paradidáticos adotados. Esse tipo de filme é ideal para o trabalho em sala de aula por sua curta duração.
            O uso do audiovisual na educação traz motivação, permite uma maior interação entre os participantes, propicia releituras, ou seja, torna possível novos olhares textuais, possibilitando uma gama de informações sobre as variações de gêneros.
                O resultado é sempre surpreendente ... Textos maravilhosos.

Curta você também!  


















quarta-feira, 29 de maio de 2013

O que é Enem?


                                              Tirei daqui


        O Enem é um exame oferecido anualmente a estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio. Criado em 1998, contou, em sua primeira versão, com a participação de 157 mil inscritos; hoje, cerca de 4 milhões de estudantes participam do exame anualmente.

            Aos poucos o Enem ganhou projeção e reconhecimento nacional, principalmente porque a pontuação obtida pelos participantes serve como referência para o ingresso em algumas universidades ou passou a compor a nota final de alguns exames de vestibulares. Além disso, a concessão de bolsas de estudo em universidades públicas ou em faculdades particulares está vinculada a  resultados do Enem.

          As provas do Enem não têm em vista avaliar se o aluno é capaz ou não de memorizar informações. Seu principal objetivo é avaliar se o aluno tem estruturas mentais desenvolvidas o suficiente para lhe possibilitar interpretar dados, pensar, tomar decisões adequadas, aplicar conhecimentos em situações concretas. E também se tem, na vida social, uma postura ética e cidadã.

           Para aferir essas capacidades, o Enem avalia cinco competências gerais ou cinco eixos cognitivos que, segundo os idealizadores do exame, são importantes não apenas para a resoluções de questões, mas para toda a vida. As competências são as diferentes modalidades da inteligência humana, diferentes conhecimentos que cada um desenvolve em seu aprendizado e que são essenciais para a vida. É através das competências que desenvolvemos relações mentais entre o que sabemos e o que desejamos conhecer. Philippe Perrenoud, especialista em educação, assim a define:

Competência é a capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles.                                                            
   (Construir as competências desde a escola. porto alegre: Artmed, 1999. p. 7)

As cinco competências principais, comuns a todas as disciplinas avaliadas no Enem, ou eixos cognitivos,são:


Competência 1: Dominar linguagens (DL)

Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

Competência 2: Compreender fenômenos (CF)

Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP)

Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.

Competência 4: Construir argumentação (CA)

Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

Competência 5: Elaborar propostas (EP)
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a
diversidade sociocultural.

 As cinco competências avaliadas pelo Enem na produção de texto.  


Quadro comparativo entre as competências gerais avaliadas pelo Enem e as competências avaliadas especificamente na produção de texto.

Competência 1: Dominar linguagens (DL)
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa 
e fazer uso das linguagens matemática,
 artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

Redação -  1: Demonstrar domínio da norma culta na língua escrita.

Competência 2: Compreender fenômenos (CF)
Construir e aplicar conceitos das várias 
áreas do conhecimento para a compreensão 
de fenômenos naturais, de processos 
histórico-geográficos, da produção tecnológica
 e das manifestações artísticas.

Redação - 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar 
conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver
o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo -
argumentativo.

Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e 
informações representados de diferentes formas, para
tomar decisões e enfrentar situações problema.

Redação - 3 : Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos opiniões e argumentos em defesa de 
um ponto de vista.

Competência 4: Construir argumentação (CA)
Relacionar informações, representadas em diferentes 
formas, e conhecimentos disponíveis em situações
concretas, para construir argumentação consistente.

Redação - 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos
linguísticos necessários para construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar propostas (EP)

Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola
para elaboração de propostas de intervenção solidária 
na realidade, respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural.

Redação 5 ; Elaborar proposta de solução para o 
problema abordado, mostrando respeito aos valores
humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Através do Enem você pode ter acesso à(o):

VAGAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS: SISU
Se o seu objetivo é estudar em uma universidade pública, de acordo com a sua nota no Enem, você poderá se inscrever no Sisu, que é o sistema de entrada para diversas universidades públicas em todo o País.
  
VAGAS EM UNIVERSIDADES PARTICULARES COM BOLSA DE ESTUDOS: PROUNI
Para estudar em uma instituição de ensino superior particular, de acordo com a sua nota no Enem, você poderá se inscrever no ProUni, desde que tenha concluído seu ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista.
  
FINANCIAMENTO DO SEU CURSO SUPERIOR: FIES
Se você não tiver o perfil exigido pelo ProUni, você poderá utilizar o Fies, que é o sistema de financiamento de estudos em que você paga uma parte enquanto estuda e outra parte após a conclusão do curso. Para ter acesso ao Fies, também é necessário prestar o ENEM. 

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
É um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. A nota do ENEM, a partir de 2009, serve como critério classificatório, sendo utilizada nos casos em que a demanda qualificada for maior que a oferta de vagas no país de destino. 

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO
A certificação pelo Enem destina-se, prioritariamente, às pessoas que não concluíram o Ensino Médio em idade apropriada (é preciso ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova), inclusive às pessoas privadas de liberdade e que estão fora do sistema regular. Para obter o certificado, é necessário atingir o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas do conhecimento do ENEM, assim como o mínimo de 500 pontos na redação.


Fonte:  Cereja, William Roberto; Magalhães, Thereza Cochar - Texto & Interação - Vol. Único - 3ª Ed. - Conforme a Nova Ortografia- Editora: Atual

terça-feira, 28 de maio de 2013

Palavra-valise


                                                                Tirei daqui


A palavra-valise é formada, tanto na linguagem coloquial como na variedade padrão, por um processo similar ao da composição por aglutinação, isto é, pela fusão de duas palavras; no processo pelo menos uma sofre truncamento. A diferença é que, na aglutinação a nova palavra não nos deixa perceber de imediato, as outras que a formaram; temos de recorrer à análise etimológica do vocábulo para descobri-las. Observe os exemplos: Flaflu (Flamengo e  Fluminense), portunhol (português e espanhol), showmício (show e comício).

Fonte: Vereda Digital - Gramática Em Texto - 3ª Ed. 2012. SarmentoLeila Lauar / MODERNA.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Processo de Formação de Palavras - Exercícios 9o. ano


Oi, Turminha!

Mais exercícios. Bom estudo! 

1. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo
      processo:
      a) ajoelhar / antebraço / assinatura
      b) atraso / embarque / pesca
      c) o jota / o sim / o tropeço
      d) entrega / estupidez / sobreviver
      e) antepor / exportação / sanguessuga

Comentário:
ajoelhar = parassintética
antebraço = derivação prefixal
assinatura = derivação sufixal

atraso = derivação regressiva = atrasar
embarque = derivação regressiva = embarcar
pesca = derivação regressiva = pescar

o jota = derivação imprópria 
o sim = derivação imprópria
o tropeço = derivação regressiva = tropeçar

entrega = derivação regressiva = tropeçar
estupidez = derivação sufixal
sobreviver = derivação prefixal

 antepor = derivação regressiva = entregar
 exportação = derivação parassintética
 sanguessuga = composição por justaposição
    
 2. (BB) A palavra "aguardente" formou-se por:
      a) hibridismo     d) parassíntese
      b) aglutinação     e) derivação regressiva
      c) justaposição
     
3. (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição?
      a) desagradável - complemente
      b) vaga-lume - pé-de-cabra
      c) encruzilhada - estremeceu
      d) supersticiosa - valiosas
      e) desatarraxou - estremeceu
     
4. (UE-PR) "Sarampo" é:
      a) forma primitiva
      b) formado por derivação parassintética
      c) formado por derivação regressiva
      d) formado por derivação imprópria
      e) formado por onomatopéia
     
5. (EPCAR) Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência numérica encontrada:
      ( ) aguardente     1) justaposição
      ( ) casamento     2) aglutinação
      ( ) portuário         3) parassíntese
      ( ) pontapé         4) derivação sufixal
      ( ) os contras     5) derivação imprópria
      ( ) submarino     6) derivação prefixal
      ( ) hipótese
      a) 1, 4, 3, 2, 5, 6, 1         d) 2, 3, 4, 1, 5, 3, 6
      b) 4, 1, 4, 1, 5, 3, 6         e) 2, 4, 4, 1, 5, 3, 6
      c) 1, 4, 4, 1, 5, 6, 6

comentário:
aguardente = composição por aglutinação = água + ardente
casamento = derivação sufixal = casa ( tema do verbo casar) + -mento
portuário = derivação sufixal
pontapé = composição por justaposição  = ponta + pé
Os contras = derivação imprópria - a preposição virou  substantivo
submarino = derivação prefixal e sufixal = sub + mar + ino
hipótese = derivação prefixal = ( debaixo de , embaixo) +- tese ( ação de colocar)

     
6. (CESGRANRIO) Indique a palavra que foge ao processo de formação de chapechape:
      a) zunzum         d) tlim-tlim
      b) reco-reco        e) vivido
      c) toque-toque
    
 7. (UF-MG) Em que alternativa a palavra sublinhada resulta de derivação imprópria?
      Às sete horas da manhã começou o trabalho principal: a votação.
      Pereirinha estava mesmo com a razão. Sigilo... Voto secreto ... Bobagens, bobagens!
      Sem radical reforma da lei eleitoral, as eleições continuariam sendo uma farsa!
      Não chegaram a trocar um isto de prosa, e se entenderam.
      Dr. Osmírio andaria desorientado, senão bufando de raiva.
    
 8. (AMAN) Assinale a série de palavras em que todas são formadas por parassíntese:
      a) acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer
      b) solução, passional, corrupção, visionário
      c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente
      d) biografia, macróbio, bibliografia, asteróide
      e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo

Comentário;
acorrentar = parassintética = a+ corrente + ar
esburacar = parassintética = es + buraco + ar
despedaçar = parassintética = des + pedaço + ar
amanhecer = parassintética = a + manhã + ecer 
     
9. (FFCL SANTO ANDRÉ) As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por:
      a) derivação         d) composição
      b) onomatopéia     e) prefixação
      c) hibridismo

Comentário:
couve - flor = composição por justaposição
planalto = composição por aglutinação
aguardente =composição por aglutinação
     
10. (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação:
      a) readquirir, predestinado, propor d) irrestrito, antípoda, prever
      b) irregular, amoral, demover e) dever, deter, antever
      c) remeter, conter, antegozar
     
11. (LONDRINA-PR) A palavra resgate é formada por derivação:
      a) prefixal         d) parassintética
      b) sufixal         e) imprópria
      c) regressiva
     
12. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que nem todas as palavras são de um mesmo radical:
      a) noite, anoitecer, noitada     d) festa, festeiro, festejar
      b) luz, luzeiro, alumiar     e) riqueza, ricaço, enriquecer
      c) incrível, crente, crer
     
13. (SANTA CASA) Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética?
      a) Lá vem ele, vitorioso do combate.
      b) Ora, vá plantar batatas!
      c) Começou o ataque.
      d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
      e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.
     
14. (UF-MG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:
      a) derivação parassintética - Onde se viu perversidade semelhante?
      b) derivação prefixal - Não senhor, não procedi nem percorri.
      c) derivação regressiva - Preciso falar-lhe amanhã, sem falta.
      d) derivação sufixal - As moças me achavam maçador, evidentemente.
      e) derivação imprópria - Minava um apetite surdo pelo jantar.
     
15. (UF-MG) Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há, respectivamente:
      a) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição
      b) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação
      c) dois elementos formados por justaposição
      d) dois elementos formados por aglutinação
      e) n.d.a

16. (UF-SC) Aponte a alternativa cujas palavras são respectivamente formadas por justaposição, aglutinação e parassíntese:
      a) varapau - girassol - enfaixar
      b) pontapé - anoitecer - ajoelhar
      c) maldizer - petróleo - embora
      d) vaivém - pontiagudo - enfurece
      e) penugem - plenilúdio - despedaça
     
17. (UF SÃO CARLOS) Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nesta ordem:
      embarque
      histórico
      cruzes!
      porquê
      fala
      sombrio
      a) 2-5, 1-4, 3-6     d) 2-3, 5-6, 1-4
      b) 1-4, 2-5, 3-6     e) 3-6, 2-5, 1-4
      c) 1-5, 3-4, 2-6

Comentário:
      embarque = derivação regressiva = embarcar
      histórico = derivação sufixal = história + ico
      cruzes! = derivação imprópria = o substantivo tranformando-se em interjeição
      porquê = derivação imprópria = conjunção transformando-se em substantivo
      fala = derivação regressiva = falar
      sombrio = derivação sufixal = sombra + io
     
18. (VUNESP) Em "... gordos irlandeses de rosto vermelho..." e "... deixa entrever o princípio de uma tatuagem.", os termos grifados são formados, respectivamente, a partir de processos de:
      a) derivação prefixal e derivação sufixal
      b) composição por aglutinação e derivação prefixal
      c) derivação sufixal e composição por justaposição
      d) derivação sufixal e derivação prefixal
      e) derivação parassintética e derivação sufixal
     
19. (FURG-RS) A alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo de composição é:
      a) passatempo - destemido - subnutrido
      b) pernilongo - pontiagudo - embora
      c) leiteiro - histórico - desgraçado
      d) cabisbaixo - pernalta - vaivém
      e) planalto - aguardente - passatempo
     
20. (UNISINOS) O item em que a palavra não está corretamente classificada quanto ao seu processo de formação é:
      a) ataque - derivação regressiva
      b) fornalha - derivação por sufixação
      c) acorrentar - derivação parassintética
      d) antebraço - derivação prefixal
      e) casebre - derivação imprópria

Comentário:
 ataque - derivação regressiva = atacar
 fornalha - derivação por sufixação = forno + alha
 acorrentar - derivação parassintética = a + corrente + ar
 antebraço - derivação prefixal = ante + braço
 casebre - derivação sufixal = casa + ebre 

     
21. (FUVEST) Nas palavras: atenuado, televisão, percurso temos, respectivamente, os seguintes processos de formação das palavras:
      a) parassíntese, hibridismo, prefixação
      b) aglutinação, justaposição, sufixação
      c) sufixação, aglutinação, justaposição
      d) justaposição, prefixação, parassíntese
      e) hibridismo, parassíntese, hibridismo

Comentário: 
atenuado = derivação parassintética = a+ tênue + ado
televisão = hibridismo = tele (radical grego) + visão ( radical latino)
percurso = derivação prefixal = per + curso
     
22. (UF-UBERLÂNDIA) Em qual dos itens abaixo está presente um caso de derivação parassintética:
      a) operaçãozinha         d) assustadora
      b) conversinha         e) obrigadinho
      c) principalmente

Comentário:
operaçãozinha = derivação sufixal, com consoante de ligação z = operação + z + inha
conversinha = derivação sufixal = conversa + inha
principalmente = derivação sufixal = principal + mente
assustador = derivação parassintética = a(s) + susto + ado
obrigadinho = derivação sufixal = obrigado + inho
    
 23. (OBJETIVO) "O embarque dos passageiros será feito no aterro". Os dois termos sublinhados representam, respectivamente, casos de:
      a) palavra primitiva e palavra primitiva
      b) conversão e formação regressiva
      c) formação regressiva e conversão
      d) derivação prefixal e palavra primitiva
      e) formação regressiva e formação regressiva
     
24. (UFF-RIO) O vocábulo catedral, do ponto de vista de sua formação é:
      a) primitivo
      b) composto por aglutinação
      c) derivação sufixal
     d) parassintético
     e) derivado regressivo de catedrático

Comentário: 
o vocábulo catedral é formado por derivação sufixal = catedra + al

24. (PUC) Assinale a classificação errada do processo de formação indicado:
      a) o porquê - conversão ou derivação imprópria
      b) desleal - derivação prefixal
      c) impedimento - derivação parassintética
      d) anoitecer - derivação parassintética
      e) borboleta - primitivo

Comentário: 
o porquê = derivação imprópria, conversão da conjunção porque em substantivo.
desleal = des + leal  derivação prefixal 
impedimento = im + pedir + mento = derivação parassintética
anoitecer = a + noit + ecer = derivação parassintética
borboleta =  bel + bellus + ita = derivado do latim

    
 25. (UF-PR) A formação do vocábulo sublinhado na expressão "o canto das sereias" é:
      a) composição por justaposição     d) derivação sufixal
      b) derivação regressiva         e) palavra primitiva
      c) derivação prefixal
    
 26. (ES-UBERLÂNDIA) Todos os verbos seguintes são formados por parassíntese (derivação parassintética), exceto:
      a) endireitar d) desvalorizar
      b) atormentar e) soterrar
      c) enlouquecer
     
27. (FUVEST) Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo formador de advérbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo:
      a) perfeitamente varrendo d) atrevimento ignorância
      b) provavelmente erro e) proveniente furtado
      c) lentamente explicação
    
 28. (FUVEST) As palavras adivinhar - adivinho e adivinhação - têm a mesma raiz, por isso são cognatas. Assinalar a alternativa em que não ocorrem três cognatos:
      a) alguém - algo - algum
      b) ler, leitura - lição
      c) ensinar - ensino, ensinamento
      d) candura - cândido - incandescência
      e) viver - vida - vidente
    
 29. (FCMSC-SP) As palavras expatriar, amoral, aguardente, são formadas por:
      a) derivação parassintética, prefixal, composição por aglutinação
      b) derivação sufixal, prefixal, composição por aglutinação
      c) derivação prefixal, prefixal, composição por justaposição
      d) derivação parassintética, sufixal, composição por aglutinação
      e) derivação prefixal, prefixal, composição por justaposição
     
30. (MACK) As palavras entardecer, desprestígio e oneroso, são formadas, respectivamente, por:
      a) prefixação, sufixação e parassíntese
      b) sufixação, prefixação e parassíntese
      c) parassíntese, sufixação e prefixação
      d) sufixação, parassíntese e prefixação
      e) parassíntese, prefixação e sufixação
     
31. (FUVEST) Foram formadas pelo mesmo processo as seguintes palavras:
      a) vendavais, naufrágios, polêmicas
      b) descompõem, desempregados, desejava
      c) estendendo, escritório, espírito
      d) quietação, sabonete, nadador
      e) religião, irmão, solidão
     
32. (TRE-ES) Quem possui inveja é:
      a) invejozo d) invejoso
      b) invejeiro e) invejador
      c) invejado
    
 33. (ETF-SP) Assinalar a alternativa que indique corretamente o processo de formação das palavras sem-terra, sertanista e desconhecido:
      composição por justaposição, derivação por sufixação, derivação por prefixação e sufixação
      composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por parassíntese
      composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por sufixação
      composição por justaposição, derivação por sufixação e composição por aglutinação
      composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por prefixação
    
34. (FUVEST) Assinalar a alternativa que registra a palavra que tem o sufixo formador de advérbio:
      a) desesperança         d) extremamente
      b) pessimismo             e) sociedade
      c) empobrecimento
    
35. (CESGRANRIO) Os vocábulos aprimorar e encerrar classificam-se, quanto ao processo de formação de palavras, respectivamente, em:
      a) parassíntese - prefixação
      b) parassíntese - parassíntese
      c) prefixação - parassíntese
      d) sufixação - prefixação e sufixação
      e) prefixação e sufixação - prefixação
     
36. (PUC) Considerando o processo de formação de palavras, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
      ( 1 ) derivação imprópria         ( ) desenredo
      ( 2 ) prefixação             ( ) narrador
      ( 3 ) prefixação e sufixação         ( ) infinitamente
      ( 4 ) sufixação             ( ) o voar
      ( 5 ) composição por justaposição     ( ) pão de mel
      a) 3, 4, 2, 5, 1     d) 2, 4, 3, 5, 1
      b) 2, 4, 3, 1, 5     e) 4, 1, 5, 2, 3
      c) 4, 1, 5, 3, 2
    
 37. (ETF-SP) Assinalar a alternativa em que as duas palavras
são formadas por parassíntese:
      a) indisciplinado - desperdiçar
      b) incineração - indescritível
      c) despedaçar - compostagem
      d) endeusado - envergonhar
      e) descamisado - desonestidade

38. (ETF-SP) Assinalar a alternativa correta quanto à formação das seguintes palavras: girassol; destampado; vinagre; irreal.
      a) sufixação; parassíntese; aglutinação; prefixação
      b) justaposição; prefixação e sufixação; aglutinação; prefixação
      c) justaposição; prefixação e sufixação; sufixação; parassíntese
      d) sufixação; parassíntese; derivação regressiva; sufixação
      e) aglutinação; prefixação; aglutinação; justaposição
     
39. (CESGRANRIO) As palavras esquartejar, desculpa e irreconhecível foram formadas, respectivamente, pelos processos de:
      a) sufixação - prefixação - parassíntese
      b) sufixação - derivação regressiva - prefixação
      c) composição por aglutinação - prefixação - sufixação
      d) parassíntese - derivação regressiva - prefixação
      e) parassíntese - derivação imprópria - parassíntese
     
40. (PUC-RJ) A palavra engrossar apresenta o mesmo processo de formação de:
      a) embalançar         d) encobrir
      b) abstrair             e) perfurar
      c) encaixotar

PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Gabarito

      1 - B 11 - C 21 - A 31 - D
      2 - B 12 - B 22 - D 32 - D
      3 - B 13 - E 23 - E 33 - A
      4 - C 14 - A 24 - C  24- E 34 - D
      5 - E 15 - C 25 - B 35 - A
      6 - E 16 - D 26 - D 36 - B
      7 - D 17 - C 27 - E 37 - D
      8 - A 18 - D 28 - C 38 - B
      9 - D 19 - B 29 - A 39 - D
      10 - E 20 - E 30 - E 40 - C