Tirei daqui
O Enem é um exame oferecido anualmente a estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio. Criado em 1998, contou, em sua primeira versão, com a participação de 157 mil inscritos; hoje, cerca de 4 milhões de estudantes participam do exame anualmente.
O Enem é um exame oferecido anualmente a estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio. Criado em 1998, contou, em sua primeira versão, com a participação de 157 mil inscritos; hoje, cerca de 4 milhões de estudantes participam do exame anualmente.
Aos poucos o Enem ganhou projeção e reconhecimento nacional, principalmente porque a pontuação obtida pelos participantes serve como referência para o ingresso em algumas universidades ou passou a compor a nota final de alguns exames de vestibulares. Além disso, a concessão de bolsas de estudo em universidades públicas ou em faculdades particulares está vinculada a resultados do Enem.
As provas do Enem não têm em vista avaliar se o aluno é capaz ou não de memorizar informações. Seu principal objetivo é avaliar se o aluno tem estruturas mentais desenvolvidas o suficiente para lhe possibilitar interpretar dados, pensar, tomar decisões adequadas, aplicar conhecimentos em situações concretas. E também se tem, na vida social, uma postura ética e cidadã.
Para aferir essas capacidades, o Enem avalia cinco competências gerais ou cinco eixos cognitivos que, segundo os idealizadores do exame, são importantes não apenas para a resoluções de questões, mas para toda a vida. As
competências são as diferentes modalidades da inteligência humana, diferentes
conhecimentos que cada um desenvolve em seu aprendizado e que são essenciais
para a vida. É através das competências que desenvolvemos relações mentais
entre o que sabemos e o que desejamos conhecer. Philippe Perrenoud, especialista em educação, assim a define:
Competência é a capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles.
(Construir as competências desde a escola. porto alegre: Artmed, 1999. p. 7)
As cinco competências principais, comuns a todas as
disciplinas avaliadas no Enem, ou eixos cognitivos,são:
Competência 1: Dominar linguagens (DL)
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e
fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas
espanhola e inglesa.
Competência 2: Compreender fenômenos (CF)
Construir e aplicar conceitos das várias áreas
do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Competência 3: Enfrentar situações-problema
(SP)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar
dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e
enfrentar situações problema.
Competência 4: Construir argumentação (CA)
Relacionar informações, representadas em
diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para
construir argumentação consistente.
Competência 5: Elaborar propostas (EP)
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na
escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade,
respeitando os valores humanos e considerando a
diversidade sociocultural.
As cinco competências avaliadas pelo Enem na produção de texto.
Quadro comparativo entre as competências gerais avaliadas pelo Enem e as competências avaliadas especificamente na produção de texto.
Competência 1: Dominar linguagens (DL)
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa
Competência 1: Dominar linguagens (DL)
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa
e
fazer uso das linguagens matemática,
artística e científica e das línguas
espanhola e inglesa.
Redação - 1: Demonstrar domínio da norma culta na língua escrita.
Competência 2: Compreender fenômenos (CF)
Construir e aplicar conceitos das várias
Competência 2: Compreender fenômenos (CF)
Construir e aplicar conceitos das várias
áreas
do conhecimento para a compreensão
de fenômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção tecnológica
e das manifestações artísticas.
Redação - 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar
conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver
o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo -
argumentativo.
Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e
Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e
informações representados de diferentes formas, para
tomar decisões e
enfrentar situações problema.
Redação - 3 : Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos opiniões e argumentos em defesa de
um ponto de vista.
Competência 4: Construir argumentação (CA)
Relacionar informações, representadas em diferentes
Competência 4: Construir argumentação (CA)
Relacionar informações, representadas em diferentes
formas, e conhecimentos disponíveis em situações
concretas, para
construir argumentação consistente.
Redação - 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos
linguísticos necessários para construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar propostas (EP)
Competência 5: Elaborar propostas (EP)
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola
para elaboração de propostas de intervenção solidária
na realidade,
respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural.
Redação 5 ; Elaborar proposta de solução para o
problema abordado, mostrando respeito aos valores
humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Através do Enem você pode ter acesso à(o):
VAGAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS: SISU
Se o seu objetivo é estudar em uma universidade pública, de
acordo com a sua nota no Enem, você poderá se inscrever no Sisu, que é o
sistema de entrada para diversas universidades públicas em todo o País.
VAGAS EM UNIVERSIDADES PARTICULARES COM BOLSA DE ESTUDOS:
PROUNI
Para estudar em uma instituição de ensino superior
particular, de acordo com a sua nota no Enem, você poderá se inscrever no
ProUni, desde que tenha concluído seu ensino médio em escola pública ou em
escola particular como bolsista.
FINANCIAMENTO DO SEU CURSO SUPERIOR: FIES
Se você não tiver o perfil exigido pelo ProUni, você poderá
utilizar o Fies, que é o sistema de financiamento de estudos em que você paga
uma parte enquanto estuda e outra parte após a conclusão do curso. Para ter
acesso ao Fies, também é necessário prestar o ENEM.
PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
É um programa que busca promover a consolidação, expansão e
internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade
brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto
prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover
intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no
exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais
competitivos em relação à tecnologia e inovação. A nota do ENEM, a partir de
2009, serve como critério classificatório, sendo utilizada nos casos em que a
demanda qualificada for maior que a oferta de vagas no país de destino.
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO
A certificação pelo Enem destina-se, prioritariamente, às
pessoas que não concluíram o Ensino Médio em idade apropriada (é preciso ter 18
anos completos até a data de realização da primeira prova), inclusive às
pessoas privadas de liberdade e que estão fora do sistema regular. Para obter o
certificado, é necessário atingir o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas
do conhecimento do ENEM, assim como o mínimo de 500 pontos na redação.
Fonte: Cereja, William Roberto; Magalhães, Thereza Cochar - Texto & Interação - Vol. Único - 3ª Ed. - Conforme a Nova Ortografia- Editora: Atual
Nenhum comentário:
Postar um comentário