Pages

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Gênero documentário


Oi, Turminha!

O texto abaixo vai ajudar na elaboração e produção dos documentários solicitados neste período. Beijo! 


                                                 Tirei daqui
O documentário é o gênero do cinema que mais se aproxima do jornalismo eletrônico. Embora tenha como característica transformar o banal em espetáculo cinematográfico, não deixa de ser poético e subjetivo, carregando a marca de seu autor. Em outras palavras, apesar de ser uma produção em equipe, o documentário é de autoria do diretor do filme.
Como Produzir um documentário na escola
1a etapa: Definir como dos alunos funções. 
Diretor: é o responsável pela equipe; precisa ter liderança.
Redator: redige o texto para o apresentador e para o repórter.
Repórter / narrador: faz entrevistas e narra o texto.
Diretor de arte: é o responsável pela criação musical e visual (logotipo, cenário, figurino do apresentador, trilha sonora).
Diretor de imagem e operador de câmera: é o responsável pela gravação.
 2a etapa: Criar uma sinopse do documentário. (Sinopse é a história contada em poucas frases. Serve como ponto de partida para o autor e como cartão de visita do filme, no processo inicial de Captação de Recursos.) 
3a etapa: Escrever o roteiro do documentário. (Roteiro é o texto técnico detalhado e descritivo. Serve para Levantamento das Necessidades de cada cena e como guia de filmagem. Por convenção os diálogos são escritos com travessão.) 
4a etapa:fazer o storyboard do documentário. (Storyboard é o roteiro de filme cinematográfico ou de uma produção de vídeo ilustrado por imagens. Descrevê e mostra como será feito o Plano a ser filmado, a fala do narrador, o Diálogo da cena, enfim, mostra uma seqüência de planos que formam o filme.) 
5a Etapa: Proceder à gravação. 
6a etapa: Preparar uma edição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário