Pages

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Saiu o espelho do ENEM!

Do NE10



Depois de inúmeros recursos judiciais de estudantes de todo o país, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberou o acesso às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Através do site do Inep será possível, a partir desta quarta-feira (4), verificar a correção dos textos. As notas, no entanto, não serão passíveis de recurso.

Segundo dados divulgados pelo instituto, foram corrigidas 4.113.558 redações. Desse total, 1,82% estavam em branco e outras 1,72% receberam nota zero. 

O resultado dos participantes foi divulgado no dia 28 de dezembro mas, antes, diversos estudantes recorreram à Justiça para tentar ter acesso aos espelhos de correção antes do período de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem como forma de ingresso a universidades de todo o País. Os tribunais regionais, no entanto, suspenderam as liminares por entenderem que o edital prevê apenas a vista pedagógica da correção dos textos.

Os textos do Enem passaram por dois corretores diferentes, que avaliam a redação de acordo com o domínio da língua, compreensão do tema, capacidade de organizar ideias, demonstração de conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação e apresentação de solução para a proposta dissertativa.

Caso as notas dadas pelos corretores tiverem uma diferença maior que 20%, um terceiro avaliador é chamado para a correção. Se mesmo assim persistir uma diferença de 200 pontos, o texto é levado a uma banca examinadora composta por três avaliadores que decidem a nota final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário