Pages

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Co-orientador, ou coorientador?

O novo Acordo Ortográfico ensina que não devemos usar  hífen nas formações com o prefixo co-, mesmo quando o segundo elemento começar com o. Logo, deve escrever-se coorientador.

Exceção: co-herdeiro -  atende a regra que pede - hífen obrigatório se o sufixo começar em “h”.

Fique atento às regras:

Não se emprega o hífen:

1. Nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo termo inicia-se em r ou s. Nesse caso, passa-se a duplicar estas consoantes: antirreligioso, contrarregra, infrassom, microssistema, minissaia, microrradiografia, etc.
2. Nas constituições em que o prefixo ou pseudoprefixo termina em vogal e o segundo termo inicia-se com vogal diferente: antiaéreo, extraescolar, coeducação, autoestrada, autoaprendizagem, hidroelétrico, plurianual, autoescola, infraestrutura, etc.

3. Nas formações, em geral, que contêm os prefixos des- e in- e o segundo elemento perdeu o h inicial: desumano, inábil, desabilitar, etc.

4. Nas formações com o prefixo co-, mesmo quando o segundo elemento começar com o: cooperação, coobrigação, coordenar, coocupante, coautor, coedição, coexistir, etc.
5. Em certas palavras que com o uso adquiriram noção de composição: pontapé, girassol, paraquedas, paraquedista, etc.

6. Em alguns compostos com o advérbio “bem”: benfeito, benquerer, benquerido, etc.

Emprega-se o hífen:
1. Nas formações em que o prefixo tem como segundo termo uma palavra iniciada por h: sub-hepático, eletro-higrómetro, geo-história, neo-helênico, extra-humano, semi-hospitalar, super-homem.

2. Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal do segundo elemento: micro-ondas, eletro-ótica, semi-interno, auto-observação, etc.

Obs: O hífen é suprimido quando para formar outros termos: reaver, inábil, desumano, lobisomem, reabilitar.

Disponível em > http://www.brasilescola.com/acordo-ortografico/hifen-o-que-mudou.htm

5 comentários:

  1. Quando tiver um tempo, posta as fotos! haha, obrigada! bjss.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde gostaria de saber como ficam as palavras Co-substrato e co-solvente com o novo acordo ortográfico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Novo Acordo Ortográfico determina que esse prefixo se separe por hífen apenas dos termos iniciados por "h"; com os demais, une-se por justaposição.Consequentemente, passamos a escrever "coautor", "coedição", "coprodução", "copiloto", "corréu", "corresponsável", "cogestor", "cosseno", cossubstrato etc.

      Excluir