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terça-feira, 21 de abril de 2015

Lendo os Clássicos Universais com a Turminha 8o. A/ B


Dom Quixote de la mancha, o caçador de moinhos



Tirei daqui


"Dom Quixote, todo mundo sabe, é um solteirão já de idade que, mergulhado na leitura de livros de cavalaria — uma literatura não tão distante, malgrado o óbvio anacronismo, do atual universo dos Jedis, de Tolkien ou dosrole games —, passa a ver as coisas de outro modo: em lugar de moinhos movidos pelo vento, vê gigantes movendo os braços; em lugar de rebanhos de carneiros, vê exércitos entrando em batalha; em lugar de odres de vinho, cabeças ameaçadoras de mais gigantes; e em lugar de um fidalgo pobre, fraco e provinciano, vê em si mesmo um cavaleiro andante."
                                                                                                                                  Oscar Calavia Sáez

(Oscar Calavia Sáez é professor de antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC)


A leitura do clássico, mais uma vez, nos emocionou, produzimos algumas poesias para homenageá-lo.









 

 
 
 
                                                                                                             Desenho de Priscila Lins 8o. ano A



Parabéns, Turminha!


quarta-feira, 25 de março de 2015

Projeto PPT - Práticas de Produção Textual

O projeto PPT - Práticas de Produção Textual explora os diversos tipos de gêneros textuais e oferece ao aluno a oportunidade de aprimorar estratégias de recepção e escrita de textos, ampliar o pensamento reflexivo, liberar a  imaginação  e incentivar o debate e a troca de opiniões. É um espaço onde descobrimos e aperfeiçoamos os escritores de sala de aula.


 Turminha do 8o. ano

















segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Atender “o” ou atender “ao”?

Há duas formas de utilizar o verbo atender: 

Se o complemento é pessoa  (objeto direto).

O médico atendeu o paciente.

Se o complemento é um objeto ( objeto indireto).

Maria atendeu ao telefone. 

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Estou com disenteria ou desinteria?

A maioria das pessoas fala desinteria, mas a palavra correta é disenteria.  Isso mesmo, o prefixo utilizado é "dis" e não "des". 

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

É verdade que muçarela se escreve com cê-cedilha?

         
              
            A maioria das pessoas escreve a palavra “mussarela”, assim grafada com dois esses.  E também é assim que a encontramos em embalagens de supermercado, placas, pizzarias, cardápios etc., mas a grafia oficial é MUÇARELA, pois essa é a forma registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), publicado pela Academia Brasileira de Letras.
            Qual a explicação para justificar essa grafia, a palavra muçarela vem do italiano mozzarela, o nosso sistema ortográfico estabeleceu que, nas palavras estrangeiras aportuguesadas, o fonema /ce/, diante das vogais “a”, “o” e “u”, deveria ser grafado com cê-cedilha: “ça”, “ço” e “çu”. Portanto, muçarela.
            A forma “mussarela” é bastante empregada e até aparece registrada em alguns dicionários, porém, vai de encontro ao nosso sistema ortográfico vigente.
            É bom ficar atento: em qualquer prova de concurso a grafia correta é MUÇARELA.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Figuras de linguagem 9o.s anos

Turminha,

Estes exercícios encontrados no http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-portugues/figuras-de-linguagem são excelentes para treinar durante a recuperação. Aproveitem!


01. (VUNESP) No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada:

a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese


02. (PUC - SP) Nos trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:

a) metáfora e polissíndeto;
b) comparação e repetição;
c) metonímia e aliteração;
d) hipérbole e metáfora;
e) anáfora e metáfora.


03. (PUC - SP) Nos trechos: "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major" e "...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja" encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:

a) prosopopéia e hipérbole;
b) hipérbole e metonímia;
c) perífrase e hipérbole;
d) metonímia e eufemismo;
e) metonímia e prosopopéia.


04. (VUNESP) Na frase: "O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô", encontramos a
figura de linguagem chamada:

a) silepse de pessoa
b) elipse
c) anacoluto
d) hipérbole
e) silepse de número


05. (ITA) Em qual das opções há erro de identificação das figuras?

a) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)
b) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopéia)
c) Já não são tão freqüentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)
d) "E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua..." (aliteração)
e) "Oh sonora audição colorida do aroma." (sinestesia)


06. (UM - SP) Indique a alternativa em que haja uma concordância realizada por silepse:

a) Os irmãos de Teresa, os pais de Júlio e nós, habitantes desta pacata região, precisaremos de muita força para sobreviver.
b) Poderão existir inúmeros problemas conosco devido às opiniões dadas neste relatório.
c) Os adultos somos bem mais prudentes que os jovens no combate às dificuldades.
d) Dar-lhe-emos novas oportunidades de trabalho para que você obtenha resultados mais satisfatórios.
e) Haveremos de conseguir os medicamentos necessários para a cura desse vírus insubordinável a qualquer tratamento.


07. (FEI) Assinalar a alternativa correta, correspondente à figuras de linguagem, presentes nos fragmentos abaixo:

I.   "Não te esqueças daquele amor ardente que já nos olhos meus tão puro viste."

II.  "A moral legisla para o homem; o direito para o cidadão."

III. "A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam."

IV. "Isaac a vinte passos, divisando o vulto de um, pára, ergues a mão em viseira, firma os olhos."

a) anacoluto, hipérbato, hipálage, pleonasmo;
b) hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto;
c) anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato;
d) pleonasmo, anacoluto, catacrese, eufemismo;
e) hipálage, silepse, polissíndeto, zeugma.


08.
 (FEBA - SP) Assinale a alternativa em que ocorre aliteração:

a) "Água de fonte .......... água de oceano ............. água de pranto. (Manuel Bandeira)
b) "A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia." (Chico Buarque)
c) "Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então." (Clarice Lispector)
d) "Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor." (Mário Quintana)
e) N.d.a.

                        
09. (CESGRANRIO) Na frase "O fio da idéia cresceu, engrossou e partiu-se" ocorre processo de gradação. Não há gradação em:

a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.
b) O avião decolou, ganhou altura e caiu.
c) O balão inflou, começou a subir e apagou.
d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.


10. (FATEC) "Seus óculos eram imperiosos." Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de linguagem que há na frase acima:

a) "As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes."
b) "Nasci na sala do 3° ano."
c) "O bonde passa cheio de pernas."
d) "O meu amor, paralisado, pula."
e) "Não serei o poeta de um mundo caduco."

Gabarito
01. E02. A03. E04. E
05. C06. C07. B08. B
09. E10.C

sábado, 29 de novembro de 2014

Projeto Cultural Afro-indígena

        As leis n° 10.639/03 e n°11.645/08 são frutos de um processo histórico de lutas que os movimentos sociais desenvolveram com o objetivo de rever os terrores, mitos, teorias, visões históricas e mentalidades a respeito dos povos afro-indígenas e implantadas, de forma impositiva, nos diferentes espaços-tempos de produção de saberes e subjetividades. (SILVÉRIO, 2010, p.91)

        Assim, desenvolvemos O projeto Cultural Afro-indígena, junto aos alunos das modalidades de ensino fundamental I e II, visando  promover a integração entre diferentes disciplinas, além de  fomentar a valorização de todas as etnias no contexto escolar.

A Turminha 


Da esquerda para direita: Yuri, Gabriela, Pedro, Carlos, Vinícius e Paula.

Da esquerda para direita: Vivien, Augusta, Jaime, João, Daniel e Eliabe.

Da esquerda para direita: Pedro, Davi, Ítalo, Pedro Lima.

Da esquerda para direita: Isabely, Tamires, Letícia, Manuela e Sophia.


Da esquerda para direita: Laura, Alexandra, Lara.


Da esquerda para direita:Mariana, Gabriel, Guilherme, Rebeca e Gabriela.

Da esquerda para direita: Lidiane, Eduarda, Lívia, Felipe.

Da esquerda para direita: Vitória , Camila, Giovana, Victória.



Da esquerda para direita: Pedro, Josias, Ewerton, pedro, Sandro, Rafael, Davi.










Parabéns, Turminha!


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Projeto Manhã Literária I

No mês de outubro, a turminha participou do projeto Manhã Literária: momento em que buscamos dramatizar o lido. Este ano, compartilhamos alguns contos de Carlos Dummond de Andrade e Lygia Fagundes Telles. Foram momentos inesquecíveis de puro deleite. Gente, a turminha arrasou! Entre os textos que se destacaram estão "Governar" e "Diálogo de todo dia", ambos de Carlos Drummond de Andrade. O texto mais aplaudido foi "Apenas um saxofone",  de Lygia Fagundes Telles. 

Parabéns, Turminha!





                   " A imagem no espelho", de Carlos Drummond " foi a a primeira adaptação apresentada.


                                                                        A Turminha




Da esquerda para direita: Maria Júlia, Davi, Marília, Mariana, Gabriel Melo e Isadora.