Pages

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Receitas típicas para Mostra de conhecimentos

Oi, turminha!

Pesquisei algumas comidas típicas da África para nossa Mostra.


http://papjerimum.blogspot.com

Munguzá (do quimbundo mu'kunza, milho cozido], também denominado manguzá, é uma iguaria feita de grãos de milho (geralmente branco) cozidos em caldo açucarado, algumas vezes com leite de coco ou de vaca, a que se junta polvilho com canela.
Faz parte da culinária nordestina, principalmente Pernambuco, onde é apreciado durante todo o ano, diferentemente de outras iguarias de milho, que são mais encontradas no período junino.
Muito apreciado no Nordeste, onde também é conhecido como chá de burro, o munguzá também é encontrado em outras regiões do país com denominações diferentes:

canjica [1] (estados do Sudeste);

canjicão (Minas Gerais).

Na cultura jege-nago é uma comida ritual denominado de ebô.


MINGAU DE MILHO OU  MUNGUZÁ- (Doce de origem africana)

Ingredientes: 1 kg de milho branco, 1 l de leite de gado, açúcar a gosto, 1 gf pequena de leite de coco, margarina a gosto, coco seco cortado em pequenos cubos.

Coloque o milho de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, cozinhe o milho com água. Quando amolecer, acrescente o leite de gado, em dseguida o leite de coco e a margarina, deixando ferver até engrossar . Depois de pronto, acrescente o açúcar e os cubinhos de coco seco.

http://pt.wikipedia.org/



PAÇOCA - (adaptação brasileira da culinária africana e indígena)



http://sorayapianco.files.wordpress.com/

Ingredientes: 2 kg de carne-de-sol gorda, 1kg de farinha seca, manteiga, cebola, pimenta-do-reino e alho.

Ferve a carne para retirar um pouco de sal. Corte-a em pequenos pedaços e frite-a na manteiga com cebola, a pimenta e o alho. Junte a farinha e soque tudo num pilão de madeira mexendo com colher-de-pau.



TORTA DE CAMARÃO COM FARINHA D'ÁGUA - (Prato criado em Alcântara)

Ingredientes: 1 kg de camarão fresco descascado, 1/4 kg de batatas, 3 tomates, 3 ovos, 1 cebola, 2 maços de cheiro verde, sal, limão e óleo.

Lave os camarões em água corrente e afervente, sem água. Quando estiverem bem rosados, retire do fogo, deixe esfriar, e descasque. Ponha numa panela os temperos picados e regue-os com limão. Bote para refogar e junte os camarões. Deixe cozinhar no próprio molho, sem acrescentar água. Cozinhe as batatas à parte, deixe esfriar, descasque-as e corte em cubos pequenos.

Unte uma frigideira com óleo, coloque o camarão misturado com a batata cozida e os ovos batidos, inteiros, cubra com farinha d'água, regue com azeite doce e leve ao forno para assar. Quando a farinha estiver dourada a torta estará pronta.


VATAPÁ - (Prato trazido pelos africanos)



http://tvtem.globo.com/culinaria/r


Ingredientes: 250g de castanha do Pará, 250g de castanha de caju, 250g de camarão seco, 250g de camarão fresco, 500g de fubá de arroz, 1 coco (leite), 1 xíc de óleo, azeite de dendê, sal, pimenta, cebola, "cheiro verde" (cebolinha e coentro) e tomate.

Soque o camarão seco. Misture com a pimenta, a cebola, o "cheiro verde", o tomate e o camarão fresco ( aferventado com sal, antecipadamente) e o resto dos ingredientes. Acrescente aos poucos 2 l de água fria. Leve ao fogo e, quando estiver borbulhando, acrescente o dendê.


CANJICA - (Adaptação brasileira de doce africano)



Imagem retirada do http://www.bemparana.com.br/vossoblogdecomida/index.php/category/receitas-de-doces/

Ingredientes: 12 espigas de milho, margarina a gosto, 1 gf pequena de leite de coco, açúcar a gosto, 1 pitada de sal, 1 l de leite, canela em pó.

Rale o milho, peneire a massa. Ponha para ferver em fogo brando a massa peneirada, o leite de gado, o leite de coco e a margarina. Acrescente o açúcar e o sal. Mexa sempre até ferver. Quando soltar do fundo da panela, está pronto. Coloque em uma travessa, polvilhe com canela e sirva frio.


ARROZ DOCE - (Doce português)



http://www.linkatual.com/

Ingredientes:500g de arroz, 3 l de leite, 250g de açúcar, 6 gemas de ovo, canela e erva doce.

Lave o arroz e ponha para cozinhar com 2 litros de leite. Em separado, bata as gemas com o açúcar e 1 litro de leite, pondo-os a ferver durante 5 minutos. Junte então o arroz e a erva-doce, fervendo ainda até ter o ponto de papa. Sirva em tigelas, polvilhando com canela moída.

Disponível em . http://www.ilhadocaju.com.br/novaculinaria.htm



O modo africano de cozinhar e temperar incorporou elementos culinários e pratos típicos portugueses e indígenas, transformando as receitas originais e dando forma à cozinha brasileira. Da dieta portuguesa vieram, por exemplo, as galinhas e os ovos. Em princípio, eram dados apenas a negros doentes, pois se acreditava que fossem alimentos revigorantes. Aos poucos, a galinha passou a ser incluída nas receitas afro-brasileiras que nasciam, como o vatapá e o xinxim, e que resistem até hoje, principalmente nos cardápios regionais.

No que se refere aos ingredientes africanos que vieram para o Brasil durante a colonização, trazidos pelos traficantes de escravos e comerciantes, esses constituem hoje importantes elementos da cultura brasileira. Seu consumo é popular e sua imagem constitui parcela importante dos ícones do imaginário do país. Vieram da África, entre outros, o coco, a banana, o café, a pimenta malagueta e o azeite-de-dendê. Sobre este, dizia Camara Cascudo: “O azeite-de-dendê acompanhou o negro como o arroz ao asiático e o doce ao árabe”. No Nordeste, são também populares o inhame, o quiabo, o gengibre, o amendoim, a melancia e o jiló .

Disponível em > http://br.answers.yahoo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário