Pages

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A Reportagem que genero é esse?



A reportagem é um gênero textual de caráter informativo. Nesse tipo de texto , a subjetividade do autor pode aparecer de forma mais explícita , por meio de expressões em primeira pessoa, opiniões e até histórias pessoais relacionadas à busca por fontes de informações.
 
A pauta da reportagem surge do olhar do repórter ( representando o veículo para o qual trabalha) sobre a realidade. É uma questão de escolha : o que, entre as inúmeras informações que nos cercam, pode interessar ao leitor?
Para a inevitável subjetividade envolvida nessa escolha, antes de serem feitas , as reportagens costumam ser planejadas  - em textos chamados pautas - e discutidas - na reunião de pauta.
 
A pauta tem duas finalidades básicas . A primeira é convencer o editor de que certo assunto merece ser tratado, apresentando o que ele tem de importante, atual e original. A segunda é orientar o trabalho do repórter.
 
O objetivo da reportagem é levar os fatos ao leitor ou telespectador de maneira abrangente. Isso implica em um fator essencial a um jornalista: falar bem e escrever bem.

Televisionada a reportagem deve ser transmitida por um repórter que possui dicção pausada e clara e linguagem direta, precisa e sem incoerências. Além de saber utilizar a entonação que dá vida às palavras, uma vez que representa na fala os sinais de pontuação!

Impressa, a reportagem deve demonstrar capacidade intelectual, criatividade, sensibilidade quanto aos fatos e uma escrita coerente, que dinamiza a leitura e a torna fluente! Por essas questões, a subjetividade está mais presente nesse tipo de reportagem do que no outro, apontado acima!

Atualmente, com o desenvolvimento dos softwares, os repórteres têm mais recursos visuais e gráficos disponíveis, o que chama a atenção para a notícia.

Em meio aos fatos presenciados e que deverão ser transmitidos, cada repórter tem seu estilo próprio de conduzir ou de narrar os acontecimentos. Por isso, a reportagem pode ser a mesma, mas a maneira como é comunicada é diferente de um profissional para outro! Para o leitor ou telespectador é ótimo, pois ele poderá optar, por exemplo, por um jornal falado no qual se identifique com o tipo de linguagem!

Qual a diferença entre notícia e reportagem?

A notícia é um gênero textual que circula na esfera jornalística em diferentes veículos de comunicação . Produzida para ser consumida rapidamente, tem prazo de validade bastante curto.  Trata-se de um texto que nos oferece informações sobre o que se passa a nossa volta - seja em nossa cidade, em nosso país ou no mundo - e elementos a respeito da realidade e agir sobre ela.

A notícia apresenta um caráter mais imediato, a reportagem pode tratar de fatos que não sejam tão atuais , uma vez que a função do texto é diversa: a reportagem acrescenta detalhes e contextualização ao que foi relatado. Na reportagem há a necessidade da pesquisa, detalhamento, informações em boxes, ampliação do fato principal, consistência argumentativa, opiniões do entrevistado e também do jornalista, etc.

É importante perceber que a reportagem requer preparo prévio:
entrevistas, por meio das quais são obtidas informações, diretamente das fontes primárias. Essa entrevista pode ser transcrita ou diluída na reportagem como recurso argumentativo expresso por vozes polifônicas ( a reportagem deve estar amparada em mais de uma fonte).
Não se esqueça de adequar a linguagem do texto ao público leitor, afinal é assim que agem os jornalistas.

Não esqueça!

Na esfera jornalística, a reportagem é um relato mais abrangente que a notícia, pois não se restringe à divulgação de um fato novo, do interesse da comunidade; acrescenta ao fato o trabalho investigativo do repórter, que apura dados e confronta opiniões de pessoas envolvidas na questão abordada.

A reportagem escrita é dividida em três partes: manchete, lead e corpo.

Manchete: compreende o título da reportagem que tem como objetivo resumir o que será dito. Além disso, deve despertar o interesse do leitor.

Lead: pequeno resumo que aparece depois do título, a fim de chamar mais ainda a atenção do leitor.

Corpo: desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao público-alvo!


Fonte:Gonçalves Barreto, Ricardo.  Ser Protagonista - Português - 
 http://www.brasilescola.com/redacao/a-reportagem.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário