Pages

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

REALISMO / NATURALISMO

REALISMO / NATURALISMO


Os termos "Realismo" e "Naturalismo" frequentemente se confundem e alguns autores falam, então, de "Realismo-Naturalismo". É um estilo que ocorre na segunda metade do século XIX: o marco inicial seria em 1881, com a publicação de "O Mulato" de Aluísio Azevedo (Naturalista) e "Memórias póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis (Realista), e o ano final seria 1893 com a publicação de Missal e Broquéis de Cruz e Sousa.

A arte realista-naturalista ocorreu em um período de consolidação do poder político da burguesia que tinha seu gosto estético orientado para uma arte racional, isto é, desprezavam o excesso de sentimentalismo romântico. O Realismo-Naturalismo ultrapassou, entretanto, os limites da burguesia e se tornou uma arte inovadora e voltada para os interesses populares.

Realismo: os escritores voltavam-se para a observação do mundo objetivo. Procuravam fazer arte com os problemas concretos de seu tempo, sem preconceitos ou convenções. Focalizavam o cotidiano. O adultério, o clero e a sociedade burguesa em crise tornaram-se temas para as obras desse período.

Naturalismo: radicalizou o determinismo (o homem como produto de leis físicas e sociais) do movimento realista. Essa nova tendência apareceu em uma situação de grande pessimismo. Os escritores naturalistas introduziram o chamado "romance experimental" contra o esteticismo em que se enveredava a arte. O movimento não se restringiu à ciência positivista. Registrou, como os realistas, não o passado, mas o presente com temas inovadores e linguagem atual. Denunciou a hipocrisia e caracterizou as lutas sociais, temáticas novas, que anteciparam a literatura de ênfase social do século XX.

Os principais autores foram Machado de Assis (importante ressaltar que não podemos incluir Machado de Assis totalmente nesse estilo de época, pois suas obras são mais complexas e tem características peculiares), Aluísio Azevedo e Raul Pompéia.

CARACTERÍSTICAS

a) APEGO À OBJETIVIDADE – Não há mais espaço para uma literatura com textos prolixos, com descrições exaltadas de paisagens e de personagens.

b) CRENÇA NA RAZÃO – A emoção cede lugar à razão, sugerindo frieza (às vezes crueza) nas relações amorosas.

c) MATERIALISMO – A literatura passa a exibir uma visão materialista da vida, do homem e da sociedade, negando a relação com Deus.

d) CIENTIFICISMO – A defesa de que a vida e as ações dos homens são determinadas pela ciência é postura radical do Naturalismo.

e) DETERMINISMO – O Naturalismo constrói personagens cuja conduta obedece a três variáveis: a hereditariedade (que explica as tendências, os caracteres e as patologias), o meio (capaz de determinar o comportamento) e o momento histórico (responsável pelas ideologias).

f) PROBLEMAS PATOLÓGICOS – A literatura passa a retratar temas que chocam a sociedade: homossexualismo, lesbianismo, incesto, taras sexuais, loucura, adultério, racismo, prostituição.

• Quadro comparativo:

O Realismo-Naturalismo têm muitos pontos em comum, por isso eles sempre aparecem juntos em muitas definições, como do cientificismo e do materialismo, da objetividade e da crítica. Já no Brasil o que essas correntes têm em comum são os seus autores e que elas se desenvolvem simultaneamente.

REALISMO

1. Origem: França.

2. Romance documental

3. Acumula objetos ou fotografias da realidade para que haja uma impressão de vida real.

4. Desinteresse pela arte.

5. A busca da beleza.

6. Faz analises tanto psicológica como física.

7. Tenta entender o ser através da psicologia.

8. Usa a crítica das classes dominantes como conteúdo para suas obras.

9. Faz com que o próprio leitor tire suas conclusões, ou seja, é indireto.

10. Bastante preocupação com o estilo.

NATURALISMO

1. Origem: França.

2. É um romance experimental, que é apoiado na experimentação científica.

3. Usa somente a imaginação para tirar suas conclusões, e que não são tiradas apenas pela observação.

4. Sua preocupação é com a denúncia, preocupando-se política e socialmente.

5. Seu objetivo é deter-se aos aspectos mais degradantes.

6. Sua análise é feita exteriormente, através de gestos, atos e ambientes.

7. Concentra-se mais no social e na patologia.

8. Retrata as classes inferiores, proletariado, os marginais e etc.

9. Sua apresentação é direta, sem dar oportunidade ao leitor de tirar suas próprias conclusões.

10. Existe bastante preocupação com a denúncia, e o estilo fica em segundo plano.


Disponível em:
http://www.sitedeliteratura.com/Litbras/Realismo.htm
http://www.colegioweb.com.br/literatura/caracteristica-do-realismo-naturalismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário