Pages

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Experiências Gestar

Experiências Gestar II
Avaliação Diagnóstica Língua Portuguesa
Leitura e compreensão de textos
8ª. Série (9º. Ano)

Aplicamos a avaliação diagnóstica em 24.08.09 para 27 alunos.

A avaliação dos descritores trouxe as seguintes respostas:

D1. Localiza informações explícitas em um texto – 12 acertos.

D8. Reconhece as relações lógico-discursivas no texto, marcadas por conjunções advérbios etc. – 20 acertos.

D 10. Reconhece a relação entre informações num texto ou entre diferentes textos. – 16 acertos.

D7. Identifica dois ou mais vocábulos que tenham a mesma referência um nome, um pronome, e outra expressão lexical. – 12 acertos.

D4. Associa diferentes estratégias (marcas fonológicas e gráficas, morfossintáticas contextuais, bem como verbetes de dicionário , para construir significado de palavras ou expressões não conhecidas). – 20 acertos.

Como vimos os descritores D8 e D4 obtiveram mais acertos. É possível observar que os alunos que se submeteram à avaliação conseguiram reconhecer as informações textuais e relacioná-las em diferentes textos. Também se utilizaram de estratégias textuais para identificar significados de palavras e expressões desconhecidas.
É interessante perceber que a maioria deles não conseguiu acertar a questão que trouxe o Descritor 1 , aquele que exige a habilidade de localizar uma informação utilizada literalmente no texto. Esse descritor utiliza-se de um texto base que dá suporte ao item e pergunta diretamente onde se localiza a informação, a patir de pistas fornecidas pelo próprio texto. Percebe-se, nesse momento, aquela leitura apressada, sem inferências. Isso na maioria das vezes, acaba na escolha da alternativa errada.
O descritor D10 também não obteve um bom desempenho. Observamos que os alunos ainda não lidam bem com os elementos que constituem a textualidade - coerência e coesão. Coerência : lógica entre as ideias expostas no textos . Coesão é o que faz com que as idéias expostas no texto se relacionem ao todo textual, tudo isso dentro de uma sequência e progressão textual. Percebi que vale a pena investir mais nesse aspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário