O projeto Viva teatro na escola promove a leitura de clássicos juvenis, modernamente adaptados, a reescritura de textos - a partir da transformação do gênero narrativo para o gênero dramático, a dramatização dos textos lidos, a produção de textos dramáticos, e a montagem de pequenas peças teatrais para apresentações em sala de aula.
Usamos como materiais de apoio o livro didático Para viver juntos 8º. ano – Edições SM, e o livro paradidático Três paixões, da Atual.
Atitudinal
Discussões de valores referentes:
à valorização das diferentes manifestações culturais.
ao respeito às diferenças.
à reflexão sobre o papel das manifestações artísticas como forma de expressão de ideias e críticas sociais.
Procedimentais:
Leitura de textos do gênero dramático.
Leitura de textos do gênero narrativo.
Reescritura - adaptação do gênero narrativo para o gênero dramático.
Leitura dramática e encenações de quadros.
Produção das peças teatrais.
Conceituais
Conceituação do gênero dramático.
Características principais do texto dramático.
Os elementos do texto dramático.
Ensaio em sala de aula (adaptação Tristão e Isolda)
Tristão e Isolda , adaptada a partir dos textos de Béroul e Gottfried de Strasburg, uma paixão avassaladora traça os destinos dos protagonistas. Tristão, sobrinho do rei da Cornualha, está incumbido de trazer Isolda, filha do rei da Irlanda, para se casar com seu tio. Porém, durante a viagem, uma poção de amor tomada por engano pelos jovens, provoca uma paixão que nenhum deles poderá ou desejará evitar.
Dramatização do texto Tristão e Isolda - Talhita Alves e Pedro Henrique
8o. ano B
8o. ano B
Quem sabe faz ao vivo
A Turminha: Lucas Alves, Pedro Henrique, Eduarda,Mariana, Beatriz, Tifany, Pedro Lenin, Thalita Alves
Thalita AlvesLucas Alves
Pedro Lenin
Pedro Henrique
Parabéns, Turminha!
Vocês fizeram um belíssimo espetáculo.
Dramatização do texto Tristão e Isolda - 8o. ano A
Quem sabe faz ao vivo
Rei Marcos (Eduardo)
Participação especial - Pescador (Emerson)
Isolda das mãos brancas (Ketylen)
Tristão (Rodrigo) e Isolda ( Isadora)
"Oi, bonita!"
Branca Flor ( Layse)
Parabéns, Turminha!
Parabéns, Turminha!
ESTAMOS FAZENDO UMA ADAPTAÇÃO DE TRISTÃO E ISOLDA...COMO VCS RESOLVERAM O PROBLEMA DO ROTEIRO....VCS FIZERAM>
ResponderExcluirProfessora,
ResponderExcluirA leitura e a adaptação do texto foram feitas em sala de aula com os alunos. Eles imaginavam as cenas, daí era só colocar no papel e procurar a melhor forma de adaptá-las. Um abraço.