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quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Estilística - figuras de linguagem - revisão 8o. ano


Figuras sonoras

Caracterizam-se pela sua função de gerar efeitos sonoros específicos.

  • Onomatopeia - representação de sons através de palavras: Atchim! Não aguento mais essa gripe.
Figuras de construção ou sintaxe 

As figuras de construção ou de sintaxe se relacionam a mudanças na ordem direta, à concordância dos termos  e a outras situações.
  • Pleonasmo - redundância que objetiva enfatizar a expressão: Chorou um choro sentido.
Figuras de pensamento 
Hipérbole - Ocorre hipérbole quando há exagero de uma ideia  a fim de proporcionar uma imagem emocionante e de impacto:  "Rios te correrão dos olhos, se chorares!" (Olavo Bilac).

Figuras de palavra

As figuras de palavra consistem no emprego de um termo com sentido diferente daquele convencionalmente empregado, a fim de se conseguir um efeito mais expressivo na comunicação.
Catacrese:
A catacrese é um tipo de especial de metáfora, "é uma espécie de metáfora desgastada, em que já não se sente nenhum vestígio de inovação, de criação individual e pitoresca:  folhas de livro / pele de tomate / dente de alho / montar em burro / céu da boca / cabeça de prego / mão de direção / ventre da terra / asa da xícara / sacar dinheiro no banco.

Estilística - Figuras de construção ou sintaxe Revisão para o 9o. ano.

Figuras de construção ou sintaxe caracterizam-se por apresentar determinadas mudanças na estrutura comum das orações .

Em português os termos obedecem a seguinte sequência na ordem direta:

sujeito + verbocomplementos verbais + adjuntos adverbiais.

Veja: Eu      vi    o meu semblante       numa fonte.
          sujeito    verbo       complemento verbal = objeto direto      adjunto adverbial

As figuras de construção ou de sintaxe se relacionam à mudanças na ordem direta, à concordância dos termos  e a outras situações. São elas: hipérbato, elipse, zeugma, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, anáfora e a silepse.

  • Hipérbato - inversão dos termos da oração: Da minha vida cuido eu.
  • Elipse- omissão de palavra identificável pelo contexto: (Nós) Devemos ficar juntos neste momento.
  • Pleonasmo - redundância que objetiva enfatizar a expressão: Chorou umchoro sentido.
  • Polissíndeto - repetição de conectivos: E ria, e pulava, e dançava.
  • Assíndeto- omissão de conectivos: Não ficamos, era muito tarde.
  • Anacoluto- interrupção da construção sintática da oração: Os amigos, não devemos nos esquecer deles.
  • Anáfora - repetição de palavras no início de versos ou orações: Bom dia, aos senhores. Bom dia, às senhoras. Bom dia, aos rapazes.
  • Silepse - concordância com termo subentendido, com a ideia que se quer transmitir: Vossa Excelência está preocupado com algo? O time esforçou-se muito e jogaram uma bela partida. Os operários somos um grupo muito unido.
  • ZeugmaTrata-se de um caso especial de elipse, quando o termo omitido já tiver sido expresso anteriormente: Precisarei de vários ajudantes, De um que seja capaz de fazer a instalação elétrica e de outro para parte hidráulica pelo menos. A palavra ajudante não mais aparece ou seja, é omitida duas vezes.


    Fonte:Vereda Digital - Gramática Texto Em - 3 ª ed. 2012. Autor: Sarmento, Leila Lauar.Editora: Moderna.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

orações subordinadas adjetivas - revisão 8o. ano





Oração subordinadas adjetivas

Têm valor de adjetivo, relacionam-se sempre com um termo de valor substantivo da oração principal. São orações facilmente identificáveis, já que são sempre introduzidas por um pronome relativo.  


As orações subordinadas adjetivas classificam-se em:  restritivas e 
explicativas. 

Restritivas: são as orações que, funcionando como um adjetivo, restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas. 


Ex: O jovem /que se esforça/ progride. 

         op                                                         op  
                      oração subordinada adjetiva restitiva                        

Explicativas: acrescentam uma informação conhecida à oração principal. É bom lembrar: esse tipo de oração é  sempre separada, da oração principal, por vírgulas. 

Ex: Meu pai,/ que é meu amigo,/ sempre me auxilia.
         op                                                                   op
                       oração subordinada adjetiva explicativa
      
                          Orações subordinadas adjetivas reduzidas 

As orações subordinadas adjetivas reduzidas podem ter o verbo no infinitivo, no gerúndio ou no particípio. 

Vi a menina a chorar. (Vi a menina que chorava.) 

O artista, fumando nervosamente, ficou calado. (O artista, que fumava nervosamente, ficou calado.) 

Li quatro livros censurados pelo governo brasileiro. (Li quatro livros que foram censurados pelo governo brasileiro.)


Disponível em:http://www.mundoeducacao.com/gramatica/oracao-subordinada-adjetiva.htm
Gramática da Língua Portuguesa - Ensino Médio - 10ª Ed. - Conforme Nova Ortografia. Autor: Mesquita, Roberto MeloMesquita, Editora: Saraiva.


Na prática

1. Classifique cada oração destacada e marque o item que possui a seqüência correta dessa classificação.
I.       O jovem que se esforça progride.
II.      O livro que li é muito bom.
III.     Teresa, que era personagem principal, morre no final da história.

a)      Restritiva — Explicativa — Explicativa
b)      Restritiva — Restritiva — Explicativa
c)       Explicativa — Restritiva — Restritiva
d)      Explicativa — Explicativa — Restritiva
e)       Restritiva — Explicativa — Restritiva


2. Classifique as orações destacadas em :
- oração sub. adjetiva restritiva
- oração sub. adjetiva explicativa

a) Os bois da minha fazenda, que contraíram febre aftosa, serão examinados.
b) Os homens, que são seres racionais, exploram os animais.
c) O livro que comprei é bom.
d) Deve-se investir em soluções que resolvam definitivamente os problemas.
e) A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação.
f) Meus vizinhos cultivam árvores que dão frutos deliciosos.
Gabarito 

1. B

2. a) explicativa  
b) explicativa
c)restritiva
d)restritiva
e)explicativa
f)restritiva

Orações subordinadas substantivas revisão (8o. ano)


Oi, Turminha!

Mais material para estudo! Beijo



As Orações Subordinadas exercem uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento. Existem diversos tipos de Orações subordinadas, dentre elas, Orações subordinadas substantivas que podem ser Subjetiva, Objetiva Direta, Objetiva Indireta, Predicativas, Completivas Nominais e Apositivas.


As orações subordinadas substantivas desenvolvidas são introduzidas pelas conjunções integrantes se ou que e possuem verbos conjugados. As orações subordinadas substantivas reduzidas não são introduzidas por conjunções e possuem verbos na formas nominais (particípio, gerúndio ou infinitivo).


Ex.: É possível que eu fracasse. ( oração desenvolvida)
É possível fracassar. ( oração reduzida de infinitivo)

As orações subordinadas substantivas podem ser:


1- Orações subordinadas substantivas objetivas diretas
Exercem a função de objeto direto do verbo da oração principal.


Ex.: "Paulo José observa que o anti-heroísmo é uma característica forte dos personagens da cultura latino-americana."


2- Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas
Exercem a função de objeto indireto do verbo da oração principal.


Ex.: A nova máquina necessitava de que os funcionários supervisionassem mais o trabalho.


3- Orações subordinadas substantivas predicativas
Exercem a função de predicativo do sujeito da oração principal.


Ex.: Meu consolo era que o trabalho estava no fim.

4- Orações subordinadas substantivas subjetivas
Exercem a função de sujeito da oração principal.


Ex.: É difícil que ele venha.
O verbo da oração principal sempre estará na 3ª pessoa do singular quando o oração subordinada por subjetiva.

5- Orações subordinadas substantivas completivas nominais
Exercem a função de complemento nominal da oração principal.


Ex.: Tenho certeza de que todos os convidados já chegaram.

6- Orações subordinadas substantivas apositivas
Exercem a função de aposto de algum nome da oração principal.


Ex.:Há nas escolas uma norma: que os alunos sejam respeitados.
A oração apositiva geralmente vem precedida de dois pontos. 



Na prática:

1. (UF-MG) Na frase: "Maria do Carmo tinha a certeza de que estava para ser mãe", a oração subordinada é: 

a) subordinada substantiva objetiva indireta
b) subordinada substantiva completiva nominal
c) subordinada substantiva predicativa
d) coordenada sindética conclusiva
e) coordenada sindética explicativa

2. (AMAN) No seguinte grupo de orações destacadas:

1. É bom que você venha. 
2. Chegados que fomos, entramos na escola.
3. Não esqueças que é falível.

Temos orações subordinadas, respectivamente:
a) objetiva direta, adverbial temporal, subjetiva
b) subjetiva, objetiva direta, objetiva direta
c) objetiva direta, subjetiva, adverbial temporal
d) subjetiva, adverbial temporal, objetiva direta
e) predicativa, objetiva direta, objetiva indireta

3.  (UF-UBERLÂNDIA) "Lembro-me de que ele só usava camisas brancas." A oração sublinhada é:
a) subordinada substantiva completiva nominal
b) subordinada substantiva objetiva indireta
c) subordinada substantiva predicativa
d) subordinada substantiva subjetiva
e) subordinada substantiva objetiva direta

4.  (FEI-SP) "Estou seguro de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida." A oração em destaque é substantiva:
a) objetiva indireta 
b) subjetiva 
c) completiva nominal
d) apositiva
 e) objetiva direta

5. (UF-PA) Qual o período em que há oração subordinada substantiva predicativa?
a) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.
b) Sou favorável a que o aprovem.
c) Desejo-te isto: que sejas feliz.
d) O aluno que estuda consegue superar as dificuldades do vestibular.
e) Lembre-se de que tudo passa nesse mundo.

Gabarito

1. b
2. d
3. b
4. c
5. a


Revisão de alguns casos de Concordância nominal e verbal - 9o. ano

Oi, Turminha!

Preparei esta revisão para ajudar na compreensão dos conteúdos.  Bom estudo!

Na concordância nominal, um adjetivo -  ou termo de valor adjetivo ( pronome, numeral, artigo) - concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere.

Regra geral 

O adjetivo, o pronome adjetivo, o artigo , o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.

Regras especiais

Adjetivo anteposto 

1. Adjetivo + Substantivo + Substantivo 
Concordará com o mais próximo:

Sentia descompassado o coração e a alma.

Adjetivo posposto

2. Substantivo + Substantivo... + Adjetivo
a concordância pode ser feita de duas maneiras:

a) O adjetivo pode concordar com o com o substantivo mais próximo.

E os homens, e as coisas todas silenciosas. (Cecília Meireles)

b) O adjetivo pode ir para o plural, no mesmo gênero dos substantivos se estes tiverem o mesmo gênero.

Flores e cortinas despedaçadas jaziam em um canto.
Quadro e vaso decrépitos. atulharam o armário.

Porém, se os substantivos tiverem gêneros diferentes, prevalece o plural do gênero masculino.

Quadro e cortinas despedaçados jaziam a um canto. 

Outros casos de concordância nominal

Os adjetivos mesmo, próprio, anexo, incluso, quite, obrigado concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número:

Eles mesmos vieram pedir desculpas.
Elas próprias se condenaram
Seguem anexos os pedidos de hoje.
Envio-lhe inclusas as notas.
Os rapazes estão quites com o serviço militar?
Muito obrigada! - disse-me ela mesma.
Muito obrigado! - disse-me o próprio rapaz.

Observações:
  • Quando anexo vier precedido da preposição em , torna-se advérbio, portanto, invariável:

Envio-lhe em anexo os pedidos do dia.
Envio-lhe em anexo a carta registrada.


  • Os advérbios menos e alerta são invariáveis. 
Tenho menos roupas que minha irmã.
Todos os habitantes estavam alerta por causa das inundações do verão passado.


  •  As palavras bastante e meio variam quando empregadas como adjetivo. Porém,  permanecem invariáveis, quando empregadas como advérbio.
bastantes razões para eu te amar.
Estou bastante cansada de sofrer.
É meio dia e meia. 
Ando meio ansioso pelo vestibular.


  • É proibido, é necessário, é bom, é preciso
Essas expressões são invariáveis se o sujeito não estiver determinado por artigo:

É proibido entrada de animais.
Água é bom.
É necessário paciência.
É preciso coragem.

São variáveis, concordando com o sujeito em gênero e número, se o sujeito estiver determinado por artigo:

É proibida a saída de alunos durante as aulas.

Concordância verbal

Na concordância verbal, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito a que se refere.

Regras gerais

Sujeito simples

O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. esteja claro ou subentendido, anteposto ou posposto.

A vida não é feita só de coisas boas, ela tem altos e baixos.
Atualmente, os escritores usam computadores para criar seus textos. 

Sujeito composto

a) Quando o sujeito é composto e os núcleos são da 3a. pessoa gramatical, o verbo vai para terceira pessoa do plural.

Os homens e as mulheres reconhecem sua fraqueza.
Monet e Renoir são pintores impressionistas franceses.

b) Quando o sujeito é composto e os núcleos são pessoas gramaticais diferentes, o verbo vai para o plural, observando-se a regra de prevalência.

1a. pessoa - eu e nós 
2a. pessoa - tu e vós
3a. pessoa - ele, ela, eles, elas

Na regra de prevalência a primeira pessoa prevalece sobre as outras e a segunda pessoa só prevalece sobre a terceira.

O motorista, eu e minha esposa chegamos em casa.
(Ele)  3a. pessoa                              3a. pessoa       
                      1a. pessoa  sing.                             1a. pessoa do plural

Tu e   eu éramos felizes.
2a. pes.            1a. pes. do plural
             1a. pessoa


.Tu e      ele        fostes enganados 
2a. pessoa                      2a. pessoa.
              3a.pessoa


Algumas Regras especiais 

Sujeito simples - verbo no plural
O verbo irá para o plural no seguintes casos:

a) Sujeito representado por nomes próprios, precedidos de artigo:

Os Estados Unidos são uma grande potência.

Observação:  se os nomes próprios aparecerem no plural e não estiverem precedidos de artigo, o verbo permanecerá no singular:

Estados Unidos é uma potência mundial.

b) Quando os núcleos do sujeito estiverem ligados pela preposição com:

O professor com o aluno apresentaram o projeto.

Sujeito simples - verbo no singular
O verbo irá para o singular no seguintes casos:

a) sujeito representado por por substantivo coletivo.

O pessoal chegou mais cedo. 

b) Sujeito representado por pronome de tratamento.

Vossa excelência agiu com moderação.

c) Sujeito representado pela expressão um ou outro.

Sempre tem um ou outro que chega atrasado.

d) Sujeito representado pela expressão mais de um.

Certamente, mais de um aluno de nossa escola passará nas Olimpíadas de matemática.

e) Sujeito representado por expressões partitivas: a maioria, a maior parte ...

A maior parte das pessoas toma café café rapidamente pela manhã. 

A maioria dos trabalhadores recebe o salário no último dia do mês. 


Concordância com o verbo ser


O verbo ser, quando atua como verbo de ligação seguido por um predicativo, pode concordar com o predicativo, deixando de concordar com o sujeito, como seria a regra.

Observe as ocorrências mais comuns:

1. Se o sujeito for representado por pronomes demonstrativos ou indefinidos, e o predicativo estiver no plural o verbo ser irá, de preferência, para o plural, concordando com o predicativo.

Tudo eram memórias.                         Isto não são coisas que você possa dizer. 
                     Predicativo                                                                   predicativo

Não é raro, porém, o verbo aparecer no singular, nesse caso, concordando com o sujeito:

"Nem tudo é dias de sol." ( Fernando Pessoa)            "Tudo é flores no presente." (Gonçalves Dias)

Concordância com os verbos haver e fazer

O verbo haver no sentido de existir é impessoal, ou seja, não apresenta sujeito, por isso, conjuga-se na terceira pessoa do singular.

" mil rostos na terra: e agora não consigo recordar um sequer." (Cecília Meireles)

No sentido de existir , ao formar locução verbal, torna o outro verbo também impessoal.

" Não pode haver enganos; caso contrário, tudo estará perdido.

O verbo haver e fazer quando indica tempo decorrido são impessoais, portanto, devem permanecer no singular.  

Faz meses que não a vejo. 
"Já faz três noites que pro norte relampeia..."

" 40 anos, somos Igreja Jovem no Brasil!"

Bom teste!

Fonte: Gramática da Língua Portuguesa - Ensino Médio - 10ª Ed. - Conforme Nova Ortografia. Autor: Mesquita, Roberto MeloMesquita, Editora: Saraiva.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Projeto Viva Teatro na Escola

Oi, Turminha!

Mais uma vez concluímos, com sucesso, o nosso projeto do período. A Megera Nordestina encantou o público, A Megera Domada fascinou. 

Valeu, Turminha! É um prazer trabalhar com alunos tão entusiasmados, cooperativos, solidários, talentosos...  O que posso dizer? Obrigada, queridos! E na linguagem de vocês: VALEU!




O casamento está prestes a começar, tudo está pronto para o grande momento, exceto uma coisa importante: o noivo.




A Megera Nordestina 8o. ano A



A noiva a se queixar, diz que na rua será apontada: " Olhem! Lá vai a mulher do doido do Petrúquio. Quando tiver vontade, ele voltará para casar com ela!". 


O pai, muito nervoso, pergunta: "Que pensa, Lucêncio de tamanha vergonha?".



  Mas de repente chega o noivo todo desmantelado e diz: " Quero subir ao altar exatamente como estou! Ela se casará comigo e não com as minhas roupas!".

 Na hora do casório, mais uma confusão, vou contar o que aconteceu. Quando o padre perguntou se aceitava Catarina, como esposa ele exclamou: "Que se dane, sim!". Depois praguejou. O padre, assustado, deixou o livro sagrado cair no chão, quando abaixou-se para pegá-lo, levou um empurrão! Padre e livro rolaram pelo chão. A noiva tremia mais que vara verde.



O beijo , a gente não fotografou, deu tempo não. Foi tão rápido e hilário , que nos pegou de supetão.

Na hora da festa, o noivo não deixou a noiva ficar. Ela zangada esperneava, mas não teve solução.

Mas  o pai da noiva  não se deu por vencido e chamou todo o povo para festança.




Da esquerda para direita: Igor, Fernando, Gabriel Melo, Ester, Bruna, Jéssica, Daniel , Gilson, Ângelo, Flávio e Davi.




A Megera Domada (adaptação)  8o. ano B 

E recomeça a confusão!



A noiva a se queixar, diz que na rua será apontada: " Olhem! Lá vai a mulher do doido do Petrúquio. Quando tiver vontade, ele voltará para casar com ela!". 




E chega o recado: o noivo virá, mas está todo desmantelado!



 O pai, aborrecido, diz indignado: "Não pretenda casar vestido assim!". 




 O noivo diz: " Quero subir ao altar exatamente como estou! Ela se casará comigo e não com as minhas roupas!".

Os amigos tentam convencê-lo a vestir -se melhor. " Quero subir ao altar exatamente como estou! Ela se casará comigo e não com as minhas roupas!", diz o noivo.


Na hora do casório, mais uma confusão, vou contar o que aconteceu. Quando o padre perguntou se aceitava Catarina, como esposa ele exclamou: "Que se dane, sim!". Depois praguejou. O padre, assustado, deixou o livro sagrado cair no chão, quando abaixou-se para pegá-lo, levou um empurrão! Padre e livro rolaram pelo chão. A noiva tremia mais que vara verde.



O beijo , a gente não fotografou, deu tempo não. Foi tão rápido e hilário , que nos pegou de supetão. 




Na hora da festa, o noivo não deixou a noiva ficar. Ela zangada, esperneava. Mas não teve solução.


Mas   o pai da noiva , não se deu por vencido e convidou todo o povo para comemoração.



Da esquerda para direita: Dácio, Saulo, Ketylen,Vinícius, Stefane, Daniel, Jonathas, Rayan, Victor Galvão, Jonathan, Rafael Guedes, Lilian, Matheus, Rebeca Vieira, Zarco, RebeKa Maria. Rafinha Dantas, Bruno e Wilson? Escondidos por aí. 



As noivas: Lilian e Jéssica



Os casais: Lilian e Jonathan (8o. B), Jessica e Davi 8o. ano A.


                             

Finalmente, O BOLO!