Pages

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

UM POUQUINHO DE ALPHONSUS GUIMARÃES

ISMÁLIA


Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...


Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...
E como um anjo pendeu
As asas para voar...


Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...



UM POUQUINHO DE DRUMOND



"CONSELHOS DE UM VELHO APAIXONADO"
Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos,preste atenção: pode ser a pessoamais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles,fique alerta: pode ser a pessoa que você estáesperando desde o dia em que nasceu. Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encheremd'água neste momento, perceba:existe algo mágico entre vocês. Se o 1º e o último pensamento do seu diafor essa pessoa, se a vontade de ficarjuntos chegar a apertar o coração, agradeça: Algo do céu te mandou um presente divino : O AMOR. Se um dia tiverem que pedir perdão umao outro por algum motivo e, em troca, receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelose os gestos valerem mais que mil palavras,entregue-se: vocês foram feitos um pro outro. Se por algum motivo você estiver triste,se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoasofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, quecoisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida. Se você conseguir, em pensamento, sentir o cheiro da pessoa comose ela estivesse ali do seu lado... Se você achar a pessoa maravilhosamente linda,mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados... Se você não consegue trabalhar direito o dia todo,ansioso pelo encontro que está marcado para a noite... Se você não consegue imaginar, de maneiranenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado... Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicçãoque vai continuar sendo louco por ela... Se você preferir fechar os olhos, antes de vera outra partindo: é o amor que chegou na sua vida. Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. Às vezes encontram e, por não prestarem atençãonesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente. É o livre-arbítrio. Por isso, preste atenção nos sinais.Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o AMOR !!! (Carlos Drumod de Andrade)

UM POUQUINHO DE FLORBELA ESPANCA

Nunca fui como todos
Nunca tive muitos amigos
Nunca fui favorita
Nunca fui o que meus pais queriam
Nunca tive alguém que amasse
Mas tive somente a mim
A minha absoluta verdade
Meu verdadeiro pensamento
O meu conforto nas horas de sofrimento
não vivo sozinha porque gosto
e sim porque aprendi a ser só...
Florbela Espanca

UM POUQUINHO DE CECÍLIA


Lua adversa

Tenho fases, como a lua.
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.
Fases que vão e que vêm
no secreto calendário que
um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.
E roda a melancolia seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém (tenho fases, como a lua)
No dia de alguém ser meu não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,o outro desapareceu...

UM POUQUINHO DE QUINTANA

DA FELICIDADE

Quantas vezes a gente,
em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho
infeliz:Em vão,por toda parte,
os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!

Mário Quintana

UMA MÃO ENSINA A OUTRA


Quem são os donos dessas mãos ? Emily, Letícia,
Samara e tandandandam... Marcelo. 7a. A
ESTUDAR
Algo essencial
que não te faz mal.
Antes pelo contrário,
pois te torna extraordinário!
Olha a turminha estudando, gente.
Português é lindo!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O inferno do Holocausto,
Algoz, fruto da infâmia,
Não pode ser repetido!
E justamente por isso
Não pode – e não deve – ser
Nunca, jamais, esquecido!

Oriza Martins

Mostra- A criança dentro do Holocausto


Essa turminha falou sobre A Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos documentos básicos das Nações Unidas, assinada em 1948. Ela traz enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Leia um fragmento do preâmbulo. [...] "Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum"[...]
Artigo V - Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
Bom trabalho!

Mostra - A Criança dentro do Holocausto

Essa turminha analisou, comentou e desmitificou a ideia de que o texto bíblico de 1 Tessalonicences 2.14-16 serviu como texto inspirador às atrocidades cometidas por Hitler. Analise você também.
Bom trabalho!

Mostra - A Criança dentro do Holocausto

Essa turminha falou sobre os campos de concentração nazistas. Comentou sobre as experiências nos campos de concentração, o número de pacientes assassinados.E o mais sanguinário dos doutores de Hitler: Joseph Mengele, cujas experiências foram responsáveis pelo extermínio de 400 mil pessoas em Auschwitz. Para os cientistas de Hitler, campos de concentração eram fábricas de cobaias humanas.
Bom trabalho!


Essa turminha falou sobre o Holocausto. Narraram a história de Anne Frank, uma entre o total de um milhão e meio de crianças judias assassinadas durante o Holocausto. Durante o tempo em que ficou escondida, Anne manteve um diário no qual registrava seus medos, esperanças e experiências. O diário virou livro, foi publicado em diversas línguas após o fim da guerra. Anne Frank tornou-se o símbolo de todas as crianças que morreram no Holocausto. Parabéns! Um bom trabalho!

Mostra- A Criança dentro do Holocausto


A equipe trabalhou o tema Intolerância. Desafiando os participantes da Mostra a reconhecerem que onde existe intolerância, não pode existir a paz. Apresentou, como exemplo de intolerância nos dias atuais, o caso da menina mantida em cativeiro e torturada durante dois anos pela empresária Silvia Calabresi.
Parabéns! Ótimo trabalho!
"Ausência de linguagem, a intolerância não é apenas o instrumento fácil do inimigo: ela é o inimigo"(Elie Wiesel)

Mostra - A Criança dentro do Holocausto


Essa turminha informou aos participantes do evento sobre as fortes imposições do Tratado de Versalhes à Alemanha,elas fizeram nascer, nesse país, um sentimento de revanchismo e revolta entre a população. A indenização absurda enterrou de vez a economia alemã, já abalada pela guerra. As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas por forte crise moral e econômica na Alemanha (desemprego, desvalorização do marco). Terreno fértil para o surgimento e crescimento do nazismo que levaria a Alemanha para outro conflito armado, a Segunda Guerra Mundial. Escolheram a história de Tomas Kulka, mais uma criança vítima do Holocausto. Parabéns! Bom trabalho!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Mostra - A Criança dentro do Holocausto

Essa turminha trabalhou o gênero relato - aqueles pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo. Exemplos: relato de experiências vividas, diários íntimos, diários de viagem, notícias, reportagens, crônicas jornalísticas, relatos históricos, biografias, autobiografias, testemunhos etc. Logicamente, escolheram a Hanna, outra menina judia separada da família pelos nazistas. Bom trabalho!

Mostra- A Criança dentro do Holocausto

Essa turminha falou sobre A Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos documentos básicos das Nações Unidas, assinada em 1948. Ela traz enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem.
Artigo I.Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. É preciso saber viver e conviver! Bom trabalho!

Mostra - A Criança dentro do Holocausto

Essa turminha trouxe a história do Holocausto e sua política antissemita que visou especialmente os judeus, mas não poupou também ciganos, negros, homossexuais, comunistas e doentes mentais. Estima-se que entre 5,1 e 6 milhões de judeus tenham sido mortos durante a Segunda Guerra, o que representava na época cerca de 60% da população judaica na Europa. Apresentaram a história de Margot Frank, outra criança morta pelo Holocausto. Bom trabalho!

Mostra - A Criança dentro do Holocausto

Essa turminha mandou bem. Informou aos participantes do evento que as fortes imposições do Tratado de Versalhes à Alemanha fizeram nascer, nesse país, um sentimento de revanchismo e revolta entre a população. A indenização absurda enterrou de vez a economia alemã, já abalada pela guerra. As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas por forte crise moral e econômica na Alemanha (desemprego, desvalorização do marco). Terreno fértil para o surgimento e crescimento do nazismo que levaria a Alemanha para um outro conflito armado, a Segunda Guerra Mundial. Escolheram a história de Tomas Kulka, mais uma criança vítima do Holocausto. Parabéns! Muito bom!

Mostra - A Criança dentro do Holocausto

Essa turminha falou sobre os campos de concentração " Laboratório do inferno". Em Auschwitz-Birkenau - Polônia (abril de 1940 a janeiro de 1945) Número de mortos: 1,1 milhão a 1,5 milhão. Experiências: Pesquisas com gêmeos e anões; infecção com bactérias e vírus; eletrochoque; esterilização; remoção de partes de órgãos; ingestão de veneno; criação de feridas para testar novos medicamentos; operações e amputações desnecessárias. Narrou a história de Anne Frank, uma entre o total de um milhão e meio de crianças judias assassinadas durante o Holocausto. Durante o tempo em que ficou escondida, Anne manteve um diário no qual registrava seus medos, esperanças e experiências. O diário virou livro, foi publicado em diversas línguas após o fim da guerra. Anne Frank tornou-se o símbolo de todas as crianças que morreram no Holocausto. Parabéns! Linda apresentação!

Mostra - A Criança dentro do Holocausto

A equipe trabalhou o tema Intolerância. Desafiando os participantes da Mostra a reconhecerem que onde existe intolerância, não pode existir a paz. Parabéns! Belíssimo trabalho!
"Ausência de linguagem, a intolerância não é apenas o instrumento fácil do inimigo: ela é o inimigo"(Elie Wiesel)

Mostra - A criança dentro do Holocausto


A mala de Hanna: uma história real
Paradidático trabalhado no 3o. período
9o.ano A

Réplica construída pela equipe que trabalhou o tema Intolerância. Bom trabalho!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009


O inferno do Holocausto,
Algoz, fruto da infâmia,
Não pode ser repetido!
E justamente por isso
Não pode – e não deve – ser
Nunca, jamais, esquecido!
Oriza Martins













O Holocausto clama para não ser esquecido
Deus a Caim : "O sangue de teu irmão clama a Mim lá da terra."

Mais de um milhão e meio de crianças foram mortas durante o Holocausto. Uma geração inteira assassinada. Nos campos de extermínio, com câmaras de gás disfarçadas de chuveiros. Um guarda de Auschwitz, testemunhando no Juramento em Nuremberg, admitiu que no auge do genocídio, quando o campo estava matando dez mil judeus por dia, as crianças eram atiradas ainda vivas nas fornalhas.
Menos de dez por cento das crianças judias sobreviveram na Europa ocupada pelos nazistas. Os filhos não foram poupados do sofrimento e tortura imposto aos pais. Pelo contrário, como não podiam obedecer a ordens e trabalhar, eram tratados ainda mais duramente. Nas rondas, as crianças eram atiradas pelas janelas ou arrastadas pelos cabelos para serem jogadas nos caminhões. As crianças não foram poupadas da segregação, uso da estrela, superlotação, esconderijo, rondas, fuzilamento, deportação, trabalho escravo, campos de concentração, tortura, experimentos médicos, humilhação e assassinato.

"A mala de Hanna"
Esse livro traz como tema o Holocausto. Hanna, a protagonista, é uma das milhares de crianças judias que foram vítimas do terror nazista. Uma história emocionante que nos conduz à reflexão sobre valores universais como a tolerância, a solidariedade e o respeito mutuo.

sábado, 5 de setembro de 2009

Posso te dar meu coração?













Turminha,

Essa foi a primeira apresentação da equipe da 7a. A sobre o paradidático do período, que traz a temática da doação de órgãos. Embarque nessa campanha! Emily, Bruna e Letícia já embarcaram e esperam vocês.

Atitude e conscientização. Os primeiros passos para salvar vidas.